Escola Secundária José Estêvão, n.º 11, Jan.- Mar. de 1994

O desporto escolar, que se desenvolve de forma contínua desde há quarto anos, que é considerado de acordo com a reforma educativa como actividade de complemento curricular e que este ano, pela primeira vez, insere as horas atribuídas a cada professor no próprio horário lectivo, mobiliza, na nossa escola, mais de três centenas de alunos. O número tem aumentado ano após ano.

O núcleo do desporto escolar desta escola, coordenado pelo professor Albino Oliveira, engloba grupos/equipas, que se referem a outras tantas modalidades desportivas: o voleibol feminino, que representa, nos campeonatos, a escola, no escalão juvenil, mobiliza cerca de trinta e cinco alunas tem como responsável o coordenador do desporto escolar professor Albino Oliveira; o voleibol masculino, representa a escola no escalão de juvenis, tem como responsável o professor Costa Lobo e tem cerca de 85 alunos; o futebol de 5, que faz mexer cerca de 120 alunos e pelo qual é responsável o professor José Nunes, representa a escola também no escalão juvenil; a ginástica rítmica, que tem cerca de 40 participantes e cuja responsável é a professora Isabel Lopes, é considerada um projecto especial o que a obriga a receber alunos de outras escolas de Aveiro.

Estas modalidades têm tido continuidade de ano para ano e, por isso, continua a crescer o número de alunos. Fazem ainda parte do núcleo: o Basquetebol pelo qual é responsável o prof. Jorge Ribeiro, que está numa fase de arranque, que representa a escola no escalão de iniciados e já tem cerca de 25 alunos e a esgrima, na disciplina de florete, que também está inserida dentro de um projecto especial e que está a dar os primeiros passos, tem como responsável o prof. Vítor Taveira, já conta com 30 inscrições. Estas duas modalidades foram propostas e aprovadas durante o primeiro período.

As selecções de voleibol (masculina e feminina), futebol de 5 e basquetebol já participaram num convívio desportivo com escolas do CAE de Aveiro respectivamente em Bustos, Anadia e Murtosa. No segundo período decorrerão os quadros competitivos a nível do CAE para apuramento das escolas que irão participar no campeonato regional a nível da DREC. Este campeonato apurará escolas que participarão no campeonato internacional onde participará a equipa vencedora nacional.

Ainda no âmbito do desporto escolar temos o corta-mato. Neste momento já foi feito o apuramento nas turmas para indicar os alunos que vão participar no corta-mato escolar. Este realizar-se-á no dia 8 de Janeiro de 1994, no parque da cidade. / 20 /

Aqui serão apurados alunos que irão participar no corta-mato distrital a realizar em 26 de Janeiro na Escola Secundária de Oliveira do Bairro para os rapazes e, no dia 2 de Fevereiro no colégio de Albergaria para as raparigas. O nacional decorrerá nas Caldas da Rainha nos dias 5 e 6 de Março de 1994. O internacional, apenas no escalão de juvenis, realizar-se-á na China.

O desporto escolar, desenvolve-se de forma contínua desde há quatro anos mobiliza na nossa escola, mais de três centenas de alunos.

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

págs. 19-20