Este
é "Aliás", o primeiro, do ano lectivo que a comunidade da José
Estêvão viu nascer com as dificuldades e as alegrias já
conhecidas de todos aqueles que se vêm empenhando para que o
ensino não seja cada vez pior, que à função docente seja
reconhecida a dignidade que ela efectivamente merece.
À Direcção da Escola cabe saudar a equipa
redactorial e técnica desta revista, sobretudo os colegas
Arsélio Martins, Aurélio Fernandes e Manuel Arcêncio, a quem
reconhecemos o mérito de terem lançado não só a primeira, como
ainda a segunda e terceira pedras para que se abrisse este
espaço que nós desejamos aberto à comunidade escolar, para que
seja efectivamente um local de debate de ideias e de opiniões,
que seja, enfim, o espelho da própria escola, tão rica pela sua
diversidade e policromia.
O corpo redactorial terá a nobre mas espinhosa
missão de organizar e seleccionar internamente os diferentes
ecos que lhe forem chegando, velando pela qualidade do jornal,
arauto daquilo que se vai fazendo e pensando, aqui, pela José
Estêvão.
Em qualquer publicação esta é a função de um
Conselho de Redacção: seleccionar e organizar.
O Conselho Directivo, órgão representativo porque
eleito pela escola, faz-se representar nesse Conselho de
Redacção por um dos seus elementos, assegurando assim uma
articulação solidária e coerente. Para nós do debate e do
confronto de ideias só podem surgir outras ideias, sempre novas,
sempre mais ricas.
Tudo isto vem também a propósito de uma certa
concepção que temos de escola – que ela se assuma no seu sentido
mais amplo, isto, que nela caibam as actividades sugeridas ou
impostas pelos curricula, pelos programas, pelos despachos e
portarias mas que ela seja também pretexto para outros convívios
e outras aprendizagens.
Pela nossa parte faremos o esforço possível para
que a escola seja entendida neste seu sentido mais amplo,
contando com todas aquelas estruturas de apoio que nos vão
ajudando a desenhar, a cada momento, a linha de actuação mais
adequada.
E aqui fica também o apelo aos colegas para que a
vossa colaboração seja feita de sugestões, críticas e de uma
vontade de levar à prática projectos individuais e colectivos
que traduzam o objectivo comum de sermos Escola.
O Conselho Directivo |