Considerando:
1. A redução crescente e preocupante do número de turmas
da disciplina de Francês, sintomática do desinteresse e da desmotivação
que vêm caracterizando a aprendizagem desta língua (note-se que no 10.º
ano do presente ano lectivo frequentam Francês 108 alunos, enquanto a
disciplina de Inglês conta com 309 alunos);
2. O funcionamento na escola de grupos de Estágio
Integrado, constituídos por jovens professores que, peja sua ligação à
Universidade, facilitam o contacto com novas tendências
pedagógico-didácticas e com experiências diversas;
3. A experiência de intercâmbios culturais com o Lycée
College Marcel Roby, em Saint-Germain-en / 27 / Laye, realizados desde o
ano lectivo de 1985/86;
Vem o 8.º Grupo B desta escola propor a criação de um
"clube" de Francês para o qual definiu objectivos, actividades e
recursos que a seguir se enunciam.
I – OBJECTIVO
▪ Desenvolver hábitos de trabalho autónomo e criativo
que permitam aos alunos aprofundar e diversificar continuamente os seus
conhecimentos;
▪ Fomentar o espírito de equipa em actividades conjuntas;
▪ Incentivar o espírito crítico;
▪ Desenvolver a capacidade de organização;
▪ Criar sentido de responsabilidade.
▪ Promover o gosto pela língua francesa;
▪ Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita;
▪ Criar hábitos de leitura através de documentos
variados;
▪ Fomentar o contacto com a expressão técnico-poética
pela palavra de escritores;
▪ Incentivar o gosto pela cultura francesa;
▪ Dar a conhecer mais e melhor a França e os homens que
aí vivem, nas suas semelhanças e diferenças relativamente a si próprios
e à cultura do seu país;
▪ Fomentar a recolha de informações sobre as questões com
que se defronta esse país, na sua dimensão de membro da comunidade
europeia.
II – ACTIVIDADES A DESENVOLVER
1. Criação e dinamização de "ateliers" de:
▪ leitura, música, vídeo, expressão dramática ("jeux de
rôle");
▪ "bricolage", culinária,
▪ jogos
2. Animação da Escola:
▪ criação de um jornal de parede
▪ organização de passeios
▪ integração de algumas actividades desenvolvidas nos
"ateliers" no Plano de Formação da Escola.
III – RECURSOS
1. Materiais:
– sala, televisão, vídeo, filmes, leitor de cassettes,
livros, revistas (assinaturas), jogos, mapas (cartas físicas e
económicas), documentos autênticos
2. Humanos:
Face:
1. ao carácter ambicioso do projecto;
2. ao elevado número de alunos que frequenta este
estabelecimento de ensino (a rondar os 3 000);
3. à impossibilidade da Delegada de grupo prestar o apoio
necessário e permanente a um "clube", já que tem a seu cargo coordenar
as actividades de 33 professores, para além de outras funções inerentes
ao cargo;
4. e, sobretudo, ao contributo que acreditamos que este
projecto dará no sentido de fazer reviver na Escola o prazer pela
aprendizagem da língua francesa,
Vimos requerer a redução da carga horária de 6 horas
lectivas a partilhar por dois professores efectivos do grupo que
desenvolverão o seu trabalho durante dois anos lectivos. O Projecto
prosseguirá em anos subsequentes, sendo os professores responsáveis, em
cada biénio.
Alcina Reis |