Escola Secundária José Estêvão, n.º 26, Julho de 2000

Relatório da Comissão Executiva Abril-Junho 2000

1. De Março até Junho, o Conselho Executivo acompanha as actividades da escola como facilitador das iniciativas dos diversos colectivos. Neste período, realizam-se todas as actividades de fecho do ano lectivo em curso e prepara-se a abertura do ano lectivo 2000/20001.

a) As iniciativas das turmas, em especial todas as que se referem às visitas de estudo e à área escola, traduzem-se agora em actividades de execução dos planos feitos. Foram efectuadas dezenas de visitas de estudo que contaram com o apoio logístico do Conselho Executivo. Algumas destas visitas de estudo foram decididas e completamente dirigidas pelos professores de determinadas disciplinas, em especial dos departamentos de Língua Portuguesa e de Ciências Experimentais e, em alguns casos, pelos núcleos de estágio.

Um grande número de projectos da área escola das turmas, combinados com iniciativas dos grupos, animaram a escola durante vários dias de Março e de Abril. A animação em volta dos dias da área-escola ultrapassam as iniciativas das turmas, para se afirmarem como animação da comunidade escolar a partir da actividade específica dos diversos departamentos. São exemplos eloquentes de animação, que deve continuar, a semana da ciência (com os jogos de ciência, os laboratórios interactivos, etc.), as exposições artísticas, etc. Realizaram-se várias animações dirigidas por outros grupos e núcleos de estágio. Merecem destaque especial as iniciativas de divulgação científica por parte dos estagiários de ciências e as iniciativas de divulgação do Latim pelo núcleo de estágio de Português e Latim (pedy papyrus, por exemplo)

b) Merecem destaque especial as iniciativas dos grupos de docentes viradas para a animação da comunidade e que se constituem em afirmação da escola para o exterior.

A participação da escola no Ano Mundial, Matemática com o seu monumento fractal de papel teve um impacto especial quer por ter mobilizado a comunidade escolar (alunos e funcionários e professores) na sua construção e na sessão da sua inauguração quer pelo impacto produzido para o exterior da escola como projecto original diferente de todos os outros que participaram no grande projecto nacional do 'Poliedro na Escola' dinamizado pela APM – Associação de Professores de Matemática.

c) Ainda durante este período e sempre acompanhados por professores, estudantes e grupos de estudantes conquistaram destaque especial. A participação nas Olimpíadas de Matemática não foi além das eliminatórias secundárias. Convém atentar nesta participação em que a escola tem grandes tradições e não está a obter resultados significativos, de há uns anos a esta parte. Também no campo do desporto escolar, a escola desceu muito na actividade competitiva inter-escolas, o que levanta interrogações sérias sobre a actividade da escola nesta área. Há constrangimentos a nível da organização escolar e a nível da coordenação distrital que importa acompanhar.

No campo das Olimpíadas de Química, a equipa da escola ganhou colectivamente e uma das alunas conquistou o primeiro lugar, o que aconteceu pela primeira vez. Também um aluno da escola chegou à final das Olimpíadas de Informática tendo conquistado o 2.º lugar. Um grupo de alunos do 11.º ano concorreu a um concurso nacional, com um trabalho de projecto realizado a nível da área escola sobre alimentos transgénicos, tendo conquistado o 2.º lugar. Os estudantes de artes realizaram diversas exposições (uma delas na Biblioteca Municipal) que mostram uma grande originalidade nesta área. Houve também participações / 29 / significativas para o exterior do Clube de Fotografia.

d) Os concursos literário e de artes plásticas da escola tiveram mais uma edição com bons resultados interna e externamente.

2. Na semana em volta de 25 de Maio, realizou-se uma exposição sobre os eclipses e no dia 25 de Maio houve animação científica para centenas de alunos do básico e do secundário com a instalação de um planetário na sala de audiovisuais. Já em Junho, motivada pela professora de Português, uma aluna trouxe para o átrio da escola uma exposição sobre Fernando Pessoa com materiais do Museu da Palhaça. A animação do átrio central esteve sempre a cargo do Clube de Fotografia. Mas, por iniciativa de professores, o átrio central também acolheu exposições de têxteis e bordados e de artes plásticas. Estas últimas adquiriram uma exuberância especial na ocupação do corredor do 1.º andar.

3. Com o apoio do Conselho Pedagógico e da Assembleia, o Conselho Executivo preparou e realizou uma sessão pública de entrega dos prémios aos alunos e professores que se destacaram nos concursos literários, científicos, desportivos e artísticos. Nessa sessão, também foram distinguidos estudantes (especial destaque para os alunos do ensino recorrente e para os alunos provenientes dos países de língua oficial portuguesa que receberam distinção pela primeira vez em realizações da escola). Finalmente a sessão serviu para distinguir dois alunos (que além do seu excelente aproveitamento escolar desempenham tarefas de direcção na escola), dois funcionários não docentes e dois docentes. A sessão abre perspectivas de actuação para a emulação positiva de alunos e famílias e do corpo de funcionários da escola.

4. Convém destacar a acção do sector dos cursos de ensino recorrente da sede que, neste período, publicaram o seu primeiro jornal (“Alternativas”) e realizaram diversos convívios e exposições, uns da iniciativa dos estudantes e/ou outros da iniciativa dos professores.

5. No campo da formação de professores e restantes funcionários, a escola manteve a sua ligação ao Centro de Formação. Os funcionários auxiliares de acção educativa e administrativos inscrevem-se e participam em acções de formação do Centro. Os professores têm participado em acções de formação e o Conselho Pedagógico tem-se feito representar nos órgãos do Centro que decidem sobre as necessidades de formação.

Internamente, os professores têm-se organizado para realizar acções de curta duração na escola, em especial, pela iniciativa dos núcleos de estágio. Para outros funcionários, a Coordenação dos Directores de Turma e a Psicóloga Escolar tomaram iniciativas de curta duração.

6. No campo disciplinar, realizaram-se algumas iniciativas com medidas educativas disciplinares. Os Conselhos de Turma contaram com a presença dos alunos e pais e fez-se algum trabalho de análise da situação (particularmente do ensino básico). Estamos longe de compreender o fenómeno dos comportamentos dos alunos do ensino básico. Sabe-mos que, para além da acção sobre os estudantes do ensino básico, é necessário haver intervenção relativamente aos pais e encarregados de educação. O Conselho Executivo tomou iniciativas particulares sobre estudantes (individual e colectivamente para o 8.º ano) na interrupção de actividades lectivas no Carnaval. O Presidente do Conselho Executivo respondeu perante algumas turmas sobre reclamações apresentadas à actuação de professores ou de comissões de organização da escola. / 30 /
 

A actividade disciplinar sobre professores e funcionários não merece referência especial, por não haver medidas ou processos disciplinares. Só se mantém um processo de abandono do lugar movido contra um funcionário deslocado de Macau que nunca chegou a tomar posse. Acompanhámos particularmente a actividade de alguns funcionários docentes e não docentes, porque foram alvo de críticas dos estudantes, cometem erros sistemáticos nos registos ou demonstram um baixo nível de produtividade.

7. No campo da organização, o Conselho Executivo reuniu com diversos sectores da escola, nomeou as comissões que tratam das grandes tarefas de encerramento deste ano lectivo e as tarefas de lançamento do próximo ano. Ambas as intenções têm estado a trabalhar e a garantir a transição de um ano a outro, incluindo as actividades de formação consideradas necessárias.

8. Mantém-se a ligação da instituição escolar com as instituições da comunidade (autárquicas e outras), em especial todas aquelas que garantem a prestação de serviços de educação e ensino. Os serviços de educação nos pólos tem cumprido os objectivos de ensino para que foram criados.

São serviços excepcionais prestados pela escola, com base em protocolos com Câmara e Juntas, Estabelecimento Prisional, Comando da Base Aérea e Paróquia, em que a escola age em representação da Direcção Regional da Educação do Centro. Inicialmente, para as primeiras experiências ainda se pensou em integrar na organização escolar normal a prestação desses serviços. Mas a experiência com os professores do quadro que se consideravam afectados à sede e levantavam problemas sobre deslocações ou se imiscuíam nos protocolos que geriam as iniciativas excepcionais fizeram com que essa actividade se tenha tomado excepcional a todos os títulos, desde a colocação de professores até à manutenção dos serviços. Não há qualquer organização associada a essas iniciativas excepcionais e elas dependem exclusivamente do Conselho Executivo da escola, do Centro da Área Educativa e dos parceiros envolvidos.

O essencial desse serviço continuam a ser exercido por professores contratados para exercer funções docentes nos pólos. Só extraordinariamente e sob responsabilidade directa do Conselho Executivo se nomeiam professores do quadro para esses serviços.

9. No que respeita a orçamentos e contas, de que se juntam informações em separado, convém salientar que só muito recentemente se recebeu o orçamento aprovado. Fez-se gestão corrente.

No que respeita a obras não temos notícias sobre os assuntos do plano anual de actividades que não dependem da nossa vontade. Fizeram-se reparações e substituições de portas e janelas e pouco mais. Não se fizeram aquisições de vulto, a não ser equipamento de reprografia geral.

Para além dos serviços normais de refeitório e bufete, os serviços dos Assuntos Sociais de Educação apoiaram estudantes em visitas de estudo, em que se incluíam muitas crianças dos jardins de escola e escolas do 1.º ciclo de regiões deprimidas.

Aveiro, Julho de 2000

O Conselho Executivo
 

 

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