O tema do projecto da Área-Escola escolhido pelos
alunos do 12.º H – A Escola e o mercado de trabalho – deveu-se
ao facto destes se encontrarem a concluir o Curso Tecnológico de
Design.
Ao longo do ano realizaram semanalmente, sob a
orientação da Psicóloga Escolar, actividades de informação
escolar e profissional, de forma a facilitar a sua opção no
final do 12.º ano: acesso ao ensino superior ou ingresso na vida
activa. Tiveram paralelamente o apoio da responsável pelo Clube
de aproximação para a vida activa (UNIVA).
Para além de informações acerca de cursos,
profissões, estágios profissionais, desenvolveram aspectos
relacionados com o auto-conhecimento e a aprendizagem da
comunicação e do saber estar em grupo.
Foram utilizadas estratégias e recursos
diversificados, dentre os quais se refere o convite efectuado a
antigos alunos do C.T. Design para conversar acerca da sua
experiência de estágio, uma sessão com o apoio do IPAM sobre
Publicidade e Marketing, também uma visita ao Departamento de
Design da Universidade de Aveiro.
/ 27 /
Os alunos realizaram ainda um painel informativo
sobre os curricula dos Cursos do Ensino Secundário do
Agrupamento 2 – Artes – que a nossa escola tem para oferecer,
que incluía o perfil de competências, referencial de profissão e
de emprego do Curso Tecnológico de Design. Este painel esteve
exposto durante os últimos dias do 2.º Período, como culminar
das actividades da Área-Escola.
Ao longo do ano a adesão dos alunos às
actividades foi irregular, havendo exclusivamente um pequeno
grupo que participou de todas as actividades. Nomeadamente em
relação à execução do painel informativo, verificou-se falta de
envolvimento por parte destes.
Apesar da pertinência do tema da Área-Escola,
acordado com os alunos, e do interesse das actividades, desde o
início estes manifestaram grande oposição à realização da
Área-Escola no 12.º ano. Conforme expresso pela maior parte,
participaram por ser este um projecto de realização obrigatória.
Contraditoriamente (ou não!), quando se trata de
números, fazem uma avaliação do seu desempenho (auto e
hetero-avaliação) de nível 4 e 5, nomeadamente quando consideram
o empenhamento.
Isabel Gala,
Directora de Turma
|