A viagem à cidade de Barcelona surge inserida no
âmbito dos trabalhos da área escola iniciada no ano lectivo de
1995/96 pelo 11.º G. Devido a problemas pessoais de uma
professora acompanhante e que seria "imprescindível", pois
tratava-se da professora de Artes da turma, a viagem foi adiada
para o ano lectivo seguinte.
Devido a este facto surge a primeira
contrariedade do projecto, os alunos do 11.º G não ficam todos
juntos, passando a integrar três turmas diferentes.
Apesar de numa primeira reunião com os
encarregados de educação existir um número suficiente de alunos
para integrar a viagem, quando tiveram que "avançar" com a 1.ª
prestação o grupo reduziu consideravelmente.
Como responsável desmotivei bastante e pensei que
seria bastante difícil conseguir levar o projecto para diante,
pois com poucos alunos o custo da viagem seria elevadíssimo. Mas
foi sugerido por alguns membros do Conselho Directivo, tendo em
atenção o carácter cultural e programático do projecto, alargar
a viagem às restantes turmas de Artes do 12.º ano e não apenas
aos alunos provenientes do 11.º G (este ano lectivo a maioria no
12.º G) .
A ideia foi aceite e só assim foi possível
avançar com o projecto.
A turma do 12.º G empenhou-se na preparação e
organização da viagem. Para além de realizarem actividades (um
espectáculo, t-shirts...) para obtenção de fundos, participaram
activamente nos contactos com a agência de viagens Culturália
(ficámos muito satisfeitos com os seus serviços), na recolha de
material sobre Barcelona e na ligação com as outras turmas que
iriam participar na viagem.
No dia 16 de Março estava tudo preparado para a
viagem e com o rigor da pontualidade Britânica.
Resumindo a semana em Barcelona e baseando-me em
palavras de alunos – «Foi óptimo, fantástico, espectacular... a
melhor semana da minha vida.»
O aspecto cultural foi realmente vastíssimo.
Foi-nos possível tomar conhecimento com obras de grande valor
histórico (o Museu Dali, a Sagrada Família, o Parque Guell, o
Museu de Picasso...).
O relacionamento entre alunos e professores foi
bastante positivo. Em questões de pontualidade, comportamento,
responsabilidade e cooperação todos foram bastante cumpridores.
/ 26 /
Devo apenas referir que foi bastante evidente um
maior empenho e participação da turma ex 11.º G. Penso que o
restante grupo deveria ter participado mais na organização
prévia da viagem (37 alunos ao todo) .
Os professores participantes (3 professores)
sentiram-se bastante orgulhosos de acompanharem um grupo com
estas características.
Foi elaborada uma exposição sobre todo o projecto
na Escola e montada uma cassete de vídeo sobre o mesmo tema.
(Directora de turma e responsável)
|