Escola Secundária José Estêvão, n.º 25, Novembro de 1999

 

Um olhar sobre Barcelona

12.º G (de Gaudí)

 

A viagem à cidade de Barcelona surge inserida no âmbito dos trabalhos da área escola iniciada no ano lectivo de 1995/96 pelo 11.º G. Devido a problemas pessoais de uma professora acompanhante e que seria "imprescindível", pois tratava-se da professora de Artes da turma, a viagem foi adiada para o ano lectivo seguinte.

Devido a este facto surge a primeira contrariedade do projecto, os alunos do 11.º G não ficam todos juntos, passando a integrar três turmas diferentes.

Apesar de numa primeira reunião com os encarregados de educação existir um número suficiente de alunos para integrar a viagem, quando tiveram que "avançar" com a 1.ª prestação o grupo reduziu consideravelmente.

Como responsável desmotivei bastante e pensei que seria bastante difícil conseguir levar o projecto para diante, pois com poucos alunos o custo da viagem seria elevadíssimo. Mas foi sugerido por alguns membros do Conselho Directivo, tendo em atenção o carácter cultural e programático do projecto, alargar a viagem às restantes turmas de Artes do 12.º ano e não apenas aos alunos provenientes do 11.º G (este ano lectivo a maioria no 12.º G) .

A ideia foi aceite e só assim foi possível avançar com o projecto.

A turma do 12.º G empenhou-se na preparação e organização da viagem. Para além de realizarem actividades (um espectáculo, t-shirts...) para obtenção de fundos, participaram activamente nos contactos com a agência de viagens Culturália (ficámos muito satisfeitos com os seus serviços), na recolha de material sobre Barcelona e na ligação com as outras turmas que iriam participar na viagem.

No dia 16 de Março estava tudo preparado para a viagem e com o rigor da pontualidade Britânica.

Resumindo a semana em Barcelona e baseando-me em palavras de alunos – «Foi óptimo, fantástico, espectacular... a melhor semana da minha vida.»

O aspecto cultural foi realmente vastíssimo. Foi-nos possível tomar conhecimento com obras de grande valor histórico (o Museu Dali, a Sagrada Família, o Parque Guell, o Museu de Picasso...).

O relacionamento entre alunos e professores foi bastante positivo. Em questões de pontualidade, comportamento, responsabilidade e cooperação todos foram bastante cumpridores. / 26 /

Devo apenas referir que foi bastante evidente um maior empenho e participação da turma ex 11.º G. Penso que o restante grupo deveria ter participado mais na organização prévia da viagem (37 alunos ao todo) .

Os professores participantes (3 professores) sentiram-se bastante orgulhosos de acompanharem um grupo com estas características.

Foi elaborada uma exposição sobre todo o projecto na Escola e montada uma cassete de vídeo sobre o mesmo tema.

(Directora de turma e responsável)

 

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 25