Era interessante, para nós, Alunos de Arte desta
Escola, saber o que representa na nossa Comunidade Escolar o
conjunto de Pessoas envolvidas especificamente no ensino
aprendizagem da área do agrupamento de que fazemos parte. Era
importante pensar sobre as condições em que esse processo
ensino-aprendizagem se faz e comunicar as conclusões, a que cada
elemento da turma chegasse, usando a Arte como linguagem. Para
termos uma ideia mais precisa da situação em que nos
encontramos, tornava-se necessário, para além disso, conhecer as
possibilidades que a formação que recebemos aqui, na escola, nos
dá para enfrentarmos, quando sairmos, a Vida escolar da
Universidade, e a da Vida profissional.
Sendo isto que pretendíamos, procurámos definir o
subtema – que ficou a ser «A ARTE NA NOSSA ESCOLA» –
determinámos as actividades a desenvolver e dividimos as
tarefas. Conscientes de que o tempo disponível para a realização
das actividades não era muito, orientámos o trabalho de forma a
garantir uma quantidade de informação razoável, sobre domínios
relevantes, com vista a construir produtos com algum
significado. Ainda assim, sentimos dificuldades na execução do
projecto: foi o ter de responder às exigências criadas pelas
diferentes Disciplinas e, ao mesmo tempo, de realizar as tarefas
ligadas à Área-Escola; foi a impossibilidade de encontrar
disponíveis, quando havia disponibilidade do grupo, as Pessoas
que era necessário inquirir e entrevistar; foram, mesmo, os
desencontros existentes entre os tempos que cada um dos
elementos do Grupo de trabalho poderia dispor para a realização
das tarefas conjuntas.
Bem, mas acabámos por obter os dados e construir
as obras e textos. De acordo com a nossa maneira de ver,
responderam razoavelmente bem ao que esperávamos. Porque, além
disso, observámos a existência de reacções positivas da parte de
quem visitou a exposição (da Área-Escola) e fomos levados a
concluir que o trabalho desenvolvido e que se apresentou era
relativamente bom. Na verdade, além de ter concorrido para
conhecermos melhor a nossa situação, os produtos a que conduziu
transmitiram, de algum modo, à Comunidade Escolar, a
representação da escola por nós produzida.
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