Escola Secundária José Estêvão, n.º 25, Novembro de 1999

 

O Balanço dos Professores de Turma envolvidos no projecto

 

Será que o projecto da Área-Escola pode ser agradável de concretizar ou estará condenado a ser vivido exclusivamente como uma obrigação curricular?

Apesar das controvérsias que esta área curricular tem suscitado e, em nosso entender, em vários aspectos com sobejas razões, podemos da experiência que tivemos com o projecto desta turma evidenciar um leque vasto de aspectos positivos. Entre eles salientamos:

– A integração do tema escolhido nos conteúdos programáticos das várias disciplinas envolvidas (nomeadamente TLF, TLQ, Introdução à Filosofia e Educação Física), tendo-se conseguido com facilidade um trabalho interdisciplinar em que o papel da Directora de Turma, enquanto tal, se resumiu a coordenar as actividades (o que é possível!).

– A escolha adequada das experiências concretizadas aos programas do 1.º ciclo do EB, o que contribuiu para que as mesmas tenham sido vividas com agrado por parte dos alunos e professores convidados. Delas ficou um registo em livro, possibilitando aos professores convidados a simulação das experiências nas suas próprias escolas (Escola Primária da Glória e Escola Primária de Santiago).

– O empenho e o interesse que os alunos manifestaram ao longo de todo o projecto (na escolha do subtema, na planificação e na concretização das actividades), mostrando-se sempre disponíveis, responsáveis e com espírito de iniciativa.

– A promoção do desenvolvimento de capacidades e competências (ao níveis comunicacional, científico e atitudinal) conseguida com o intercâmbio entre as escolas, quer no que diz respeito aos alunos-monitores, quer por parte dos alunos do 1.º Ciclo do / 10 / EB.

– O ambiente pedagógico-relacional que a partilha das actividades proporcionou ao nível dos diferentes intervenientes: alunos-alunos, alunos-professores, alunos-funcionários e professores-professores (tendo sido fantástico e para todos gratificante).

Há que referir a ajuda prestada, na preparação dos laboratórios onde se realizaram as experiências, pelos funcionários dos laboratórios (Sra. D. Helena e Sr. Morais) e por vários professores que, não sendo professores da turma, também contribuíram muito com a sua colaboração (Cláudia Gomes, Anunciada Magalhães e José Alberto Costa).

Por último, devemos sublinhar a disponibilidade das Escolas convidadas em trabalhar connosco neste projecto, através da apresentação de peque-nos trabalhos e na concretização das experiências inter-activas.

Afinal a Área-Escola pode possibilitar a concretização, o aprofundamento e o desenvolvimento de saberes e competências de modo aprazível. Porém nem sempre as condições reais permitem que assim seja.

As Professoras:

Augusta Rego; Guida Bastos; Jacinta Afonso e Sheila Veiga.
 

 

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págs. 9 e 10