Será que o projecto da Área-Escola pode ser
agradável de concretizar ou estará condenado a ser vivido
exclusivamente como uma obrigação curricular?
Apesar das controvérsias que esta área curricular
tem suscitado e, em nosso entender, em vários aspectos com
sobejas razões, podemos da experiência que tivemos com o
projecto desta turma evidenciar um leque vasto de aspectos
positivos. Entre eles salientamos:
– A integração do tema escolhido nos conteúdos
programáticos das várias disciplinas envolvidas (nomeadamente
TLF, TLQ, Introdução à Filosofia e Educação Física), tendo-se
conseguido com facilidade um trabalho interdisciplinar em que o
papel da Directora de Turma, enquanto tal, se resumiu a
coordenar as actividades (o que é possível!).
– A escolha adequada das experiências
concretizadas aos programas do 1.º ciclo do EB, o que contribuiu
para que as mesmas tenham sido vividas com agrado por parte dos
alunos e professores convidados. Delas ficou um registo em
livro, possibilitando aos professores convidados a simulação das
experiências nas suas próprias escolas (Escola Primária da
Glória e Escola Primária de Santiago).
– O empenho e o interesse que os alunos
manifestaram ao longo de todo o projecto (na escolha do subtema,
na planificação e na concretização das actividades),
mostrando-se sempre disponíveis, responsáveis e com espírito de
iniciativa.
– A promoção do desenvolvimento de capacidades e
competências (ao níveis comunicacional, científico e atitudinal)
conseguida com o intercâmbio entre as escolas, quer no que diz
respeito aos alunos-monitores, quer por parte dos alunos do 1.º
Ciclo do
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EB.
– O ambiente pedagógico-relacional que a partilha
das actividades proporcionou ao nível dos diferentes
intervenientes: alunos-alunos, alunos-professores,
alunos-funcionários e professores-professores (tendo sido
fantástico e para todos gratificante).
Há que referir a ajuda prestada, na preparação
dos laboratórios onde se realizaram as experiências, pelos
funcionários dos laboratórios (Sra. D. Helena e Sr. Morais) e
por vários professores que, não sendo professores da turma,
também contribuíram muito com a sua colaboração (Cláudia Gomes,
Anunciada Magalhães e José Alberto Costa).
Por último, devemos sublinhar a disponibilidade
das Escolas convidadas em trabalhar connosco neste projecto,
através da apresentação de peque-nos trabalhos e na
concretização das experiências inter-activas.
Afinal a Área-Escola pode possibilitar a
concretização, o aprofundamento e o desenvolvimento de saberes e
competências de modo aprazível. Porém nem sempre as condições
reais permitem que assim seja.
As Professoras:
Augusta Rego; Guida Bastos; Jacinta Afonso e
Sheila Veiga.
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