Escola Secundária José Estêvão, n.º 25, Novembro de 1999

 

11.º C – A CIÊNCIA NO NOSSO QUOTIDIANO

 

1 – A Visão dos Alunos Envolvidos no projecto

No ano lectivo de 98/99, o tema geral da Área-Escola foi "A Nossa Escola". Dentro deste tópico muitas ideias surgiram, e até chegarmos ao subtema escolhido, os objectivos e ideias foram mudando.

Finalmente decidimos que seria um bom projecto mostrar a crianças dos 3.º e 4.º anos do Ensino Básico, a importância da "ciência no quotidiano", e, ao mesmo tempo fazer com que existisse um contacto (ou dialéctica) maior entre eles e a nossa escola.

Muitos assuntos havia a tratar e pouco tempo para o fazer, por isso "metemos mãos à obra" e começámos por definir os objectivos, e planear as actividades que iríamos realizar nas diferentes disciplinas inseridas envolvidas no projecto.

No entanto, sem a participação dos alunos, o nosso trabalho não teria sentido; por isso, contactámos por carta e pessoalmente duas escolas da área abrangência da Escola Secundária José Estêvão – as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Glória e de Santiago.

Foi com agrado que recebemos a confirmação da participação das escolas no nosso projecto e o entusiasmo que as mesmas demonstraram.

As disciplinas mais envolvidas foram as de carácter de formação prática – Técnicas Laboratoriais de Química e Técnicas Laboratoriais de Física. Começamos logo a planear as experiências, sempre com o cuidado de não fugir ao contexto que escolhemos para idealizar as experiências: "O Campo". Tentámos, pois, retratar nos dois laboratórios o Campo, desde a construção de uma casa com decoração rústica, ao fabrico de queijo fresco, à tentativa de explicação do funcionamento de um sistema de rega, à simulação de um telefone, a experiências com o ar e com a água, e à participação especial, no laboratório de Física, da Vaquinha Doroteia.

Solicitámos, ainda, aos alunos que nos viriam visitar que produzissem desenhos ou textos subordinados ao tema "O Campo", que, posteriormente, fomos recolher às escolas e afixámos.

Chegou, então, a altura de montarmos as experiências e os cenários / 8 / nas respectivas salas. Foi um trabalho bastante engraçado, que nos deu muito prazer; permitiu-nos dar largas ao nosso espírito criativo, e pensamos que de certa forma nos ajudou a melhorar as nossas relações com os professores, com os nossos colegas e até mesmo com a sociedade.

Foi então que chegaram os grandes dias de provarmos aquilo que valíamos. Na quarta-feira, dia 24 de Março, foi um dia bastante atarefado e cansativo; tivemos de prepara as salas, desenhar os cenários, fazer os últimos preparativos de decoração, preparar os reagentes e limpar tudo.

No dia seguinte, Quinta-feira, tivemos um pequeno percalço. S. Pedro resolveu pregar-nos uma partida e os nossos pupilos não tinham guarda-chuva. Resolvido o problema, já tínhamos a nossa comissão de boas-vindas pronta a recebê-los e a encaminhá-los para os laboratórios.

Dividimos a nossa turma em quatro grupos: o do Laboratório de Física I, o do Laboratório de Química, o das actividades desportivas e recreativas, e o dos guias.

Entre quinta-feira e sexta-feira recebemos cerca de 70 meninos e meninas com interesses diferentes. Uns mostravam-se curiosos e interessados, outros queriam apenas brincadeira; no entanto, fomos tentando explicar, da melhor maneira que sabíamos, o que estava a acontecer em cada experiência. Tentámos também entretê-los com jogos tradicionais e com visitas a outras exposições que decorriam na nossa escola.

Como não podia deixar de ser, também alimentámos as nossas crianças com queijo fresco (feito por nós) com bolachas de água e sal, e com chocolatinhos.

Finalmente chegou sexta-feira à tarde, dia em que desmontámos tudo (o aparato todo) e fizemos o balanço do nosso projecto.

Pensamos que esse balanço é bastante positivo; os alunos gostaram, os professores também, e até algumas pessoas alheias ao projecto, que nos foram visitar, teceram algumas críticas positivas ao trabalho.

Do nosso ponto de vista foi a melhor Área-Escola por nós realizada, foi bastante enriquecedora, divertida, pedagógica e acima de tudo agradável (simpática).

Os alunos do 11.º C

2 A visão dos convidados

Foi no dia 26 de Março passado. A manhã foi muito divertida. Nós estivemos a fazer experiências com os alunos e professores que estavam / 9 / nas salas. Eles tiveram muita paciência para nos explicarem as experiências e deram-nos no final rebuçados e flores.

Gostámos de todas as experiências e brincamos muito com o telefone de cordel, o mergulhador, fizemos música com a água, vimos como funcionava um sistema de rega e até preparámos um cocktail colorido. Vimos fazer queijo e até o comemos...

No final foi bastante fixe, porque os alunos foram fazer vários jogos connosco no recreio da Escola deles.

Alunos do 4.º Ano de escolaridade da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico n.º 1 de Aveiro / Glória.
 

 

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