Escola Secundária José Estêvão, n.º 25, Novembro de 1999

 

7.º A – Vamos conhecer as plantas do Jardim da nossa Escola

 

Realizámos visitas de estudo ao Jardim Botânico, em Coimbra, e Penha, em Guimarães.

Na aula de Educação Visual fizemos desenhos à vista de plantas e árvores do nosso jardim e passámos do papel para 3 D (3 Dimensões). Fizemos uma máquina fotográfica em papel para fotografar as plantas do jardim. Com o professor de Educação Visual tratámos da revelação das fotografias.

Em Ciências Naturais, tentámos descobrir o nome das espécies que tínhamos desenhado.

Ainda agora andamos a tratar de um canteiro na Escola, com o Auxiliar de Acção Educativa, sr. Januário, e com a Directora de Turma, Maria da Luz. Temos ido tirar as ervas. Em meados de Março plantámos: hortelã, ervilhas, salsa, alface, erva-doce, tomate, cebola, cidreira, nespereira, amores-perfeitos, margaridas, boquinhas de lobo, miosótis, goivos e sardinhas.

Para quem quiser ver o nosso jardim, fica no canto da Escola próximo do portão que dá para o Indesp.
 

 

8.º B – Cantos e contos da nossa Escola

 

O tema geral da nossa área-escola era «A Nossa Escola». Surgiram por isso várias ideias, tais como "A história da nossa escola", "Um guia para os novos alunos"... e finalmente "Uma antologia de contos" tendo a escola como espaço ficcional. Este último foi o mais apreciado pelos alunos do 8.º B, sendo por isso o escolhido.

Para fazermos esta antologia tivemos de escolher entre contos de tipo romântico, de mistério, suspense e aventura. Os preferidos foram os de mistério e de aventura.

Começámos então o nosso trabalho. Cada aluno escolheu um local da escola, e para escrever o seu conto teve a ajuda do professor relacionado com esse local. Os alunos começaram por não gostar muito da ideia de ter de escrever uma história, mas no / 4 / geral essa opinião mudou, pois toda a gente achou muito interessante toda a experiência que tivemos.

Para a ilustração fizemos um desenho relacionado com o local da nossa história. Depois juntámo-nos em grupos e escolhemos um desenho de cada grupo para depois ampliarmos, com o objectivo de os colocar na biblioteca, onde se iria realizar a apresentação da antologia.

Finalmente, com a ajuda da professora de Religião e Moral, alguns alunos prepararam uma apresentação muito original, em que cada aluno lia um bocado do seu texto com o objectivo de despertar interesse sobre a antologia.

E assim foi o nosso trabalho da área-escola!

 

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

págs. 3 e 4