ISSN:
0873-3082[25]
Aliás,
adv. (do Lat. alias) 1. De outra forma; de outro
modo; se não; de outra maneira. 2. Ou por outra.
3. Diga-se de passagem. 4. Por outras palavras.
Conj. Quando não; se assim não for.
aliás
Escola Secundária José Estêvão
N.º 25 Outubro 1999 – área-escola
Redacção e
composição:
Arsélio Martins
Este Aliás devia
ter sido publicado até Julho de 1999. Não conseguiu sair
nessa altura. Pedimos desculpa aos alunos e professores que
o fizeram. Esperamos que seja útil para este ano no que
respeita à área escola.
entre nós, uma comunidade...
Mulheres – umas finas como os juncos, outras corpulentas
como árvores de fruto – andam de um lado para o outro
enquanto os filhos brincam no carreiro do jardim que dá para
a casa comum. Os homens continuam sentados no banco do
jardim e têm medo de pular a cerca invisível que os separa
da casa em que sabem que os filhos dão os passos da rosca
que a vida vai sendo. Esses murmuram segredos terríveis
sobre os homens que saltaram a cerca e dão as mãos aos
filhos. Nunca saberemos quando começa a comunidade e onde
ela se separa dos outros, os que não fazem parte.
|
Aliás, não chegaremos a saber se há alguém que fica de fora
ou se pensamos que ela é separada do resto, porque o resto
não está lá quando olhamos. Perguntámos à nossa comunidade
que comunidade é e que comunidade quer ser ou, por outras
palavras, perguntamos que lhes falta para serem a própria
casa aquela que é feita de betão e máquinas e de gente que a
habita. Como se sentem os que habitam a casa comum, a escola
onde crescem as perguntas que se fazem enquanto é tempo de
fazer perguntas. Uns dizem que as salas deviam todas poder
ser os laboratórios da água corrente ou rios onde pudessem
lavar a roupa e meter conversa com os professores que se
escondem atrás dos solilóquios que atiram para o vazio como
quem atira palavras e pedras contra a tensão da superfície
dos lagos e espelhos; outros pedem o céu azul para enfeitar
os tectos e há até quem diga que assim é que está bem e se
alguma coisa falta não é coisa que se possa pedir a uma
escola ou a uma cidade e que o que parece que falta à nossa
vida, falta à cidade que respiramos. Neste número do Aliás
trata-se da prática da área-escola vista pelos olhos dos
estudantes e dos professores que a quiseram ler e a quiseram
mostrar aos outros. E este círculo virtuoso que aqui se
mostra: (vi)ver, mostrar, olhar e apreciar a paisagem como
foi construída naquilo em que são as nossas mãos
construtoras laboriosas e os nossos pensamentos são ligações
nervosas e as nossas relações são a teia em que descansamos
dos nossos medos e, pronto! Ponto. |