Os
estudantes e professores vão ter de iniciar-se no que significa
a escola das ciências, das humanidades, das artes e do desporto;
vão ter de encontrar-se com o que existe e descobrir o que falta
fazer para rentabilizar e acreditar aos olhos da comunidade o
que isso seja; vão ter de descobrir as faltas superáveis e vão
ter de imaginar a forma de reparar e construir formas de
convívio com as faltas insuperáveis; vão ter de olhar de frente
para os recursos existentes, para a tradição de utilização e vão
ter de imaginar outras formas de gerir a inserção da escola na
cidade; vão ter de olhar para a educação e cultura da escola e
saber como se vive e se vai viver um clima propício à educação
cívica, ambiental, etc. Espera-se que as turmas, de acordo com
os seus interesses diversos, contribuam para iluminar as
diversas escolas que na escola coexistem e para retirar da
penumbra as escolas que a escola esconde.
Actividades gerais
Acções de animação da infância escolar
Os professores de Ciências da Terra e da Vida
propõem-se dinamizar o Projecto "Liberta a tua Ciência" dirigido
a alunos do 3.º e 4.º ano do ensino básico das escolas da
Glória.
Utilizando recursos materiais e humanos da
Escola, pretende-se fomentar o relacionamento entre escolas do
1.º ciclo do ensino básico e a escola do ensino secundário,
permitindo aos alunos do ensino básico a participação em
actividades experimentais (laboratoriais) e aos alunos do ensino
secundário apropriações adequadas (no campo experimental) que
vão acompanhar e animar as acções com as crianças. Os jovens
estudantes do secundário serão formados para prestar esse
serviço nas suas férias lectivas: no período da Páscoa e em
Junho/Julho.
Com a colaboração da Junta, podem ser escolhidos
os grupos de crianças das escolas da Glória que participarão na
iniciativa.
Para o mesmo efeito, podem ser organizadas
actividades de animação nos campos das artes visuais, educação
física e desporto e línguas estrangeiras. Os professores poderão
preparar jovens para animar esses "ateliers" e clubes. Podem
ainda vir a definir-se a dimensão do público alvo que nunca deve
exceder 30 crianças para cada uma das animações.
Precisa-se ainda de reconhecer algum incentivo
que possa ser obtido para os estudantes / animadores.
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