Escola Secundária José Estêvão, n.º 23, Outubro de 1998

Actividades Gerais - Acções de Animação da Infância Escolar


Os estudantes e professores vão ter de iniciar-se no que significa a escola das ciências, das humanidades, das artes e do desporto; vão ter de encontrar-se com o que existe e descobrir o que falta fazer para rentabilizar e acreditar aos olhos da comunidade o que isso seja; vão ter de descobrir as faltas superáveis e vão ter de imaginar a forma de reparar e construir formas de convívio com as faltas insuperáveis; vão ter de olhar de frente para os recursos existentes, para a tradição de utilização e vão ter de imaginar outras formas de gerir a inserção da escola na cidade; vão ter de olhar para a educação e cultura da escola e saber como se vive e se vai viver um clima propício à educação cívica, ambiental, etc. Espera-se que as turmas, de acordo com os seus interesses diversos, contribuam para iluminar as diversas escolas que na escola coexistem e para retirar da penumbra as escolas que a escola esconde.

 

Actividades gerais

Acções de animação da infância escolar

Os professores de Ciências da Terra e da Vida propõem-se dinamizar o Projecto "Liberta a tua Ciência" dirigido a alunos do 3.º e 4.º ano do ensino básico das escolas da Glória.

Utilizando recursos materiais e humanos da Escola, pretende-se fomentar o relacionamento entre escolas do 1.º ciclo do ensino básico e a escola do ensino secundário, permitindo aos alunos do ensino básico a participação em actividades experimentais (laboratoriais) e aos alunos do ensino secundário apropriações adequadas (no campo experimental) que vão acompanhar e animar as acções com as crianças. Os jovens estudantes do secundário serão formados para prestar esse serviço nas suas férias lectivas: no período da Páscoa e em Junho/Julho.

Com a colaboração da Junta, podem ser escolhidos os grupos de crianças das escolas da Glória que participarão na iniciativa.

Para o mesmo efeito, podem ser organizadas actividades de animação nos campos das artes visuais, educação física e desporto e línguas estrangeiras. Os professores poderão preparar jovens para animar esses "ateliers" e clubes. Podem ainda vir a definir-se a dimensão do público alvo que nunca deve exceder 30 crianças para cada uma das animações.

Precisa-se ainda de reconhecer algum incentivo que possa ser obtido para os estudantes / animadores.

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 6