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  Os 
                estudantes e professores vão ter de iniciar-se no que significa 
                a escola das ciências, das humanidades, das artes e do desporto; 
                vão ter de encontrar-se com o que existe e descobrir o que falta 
                fazer para rentabilizar e acreditar aos olhos da comunidade o 
                que isso seja; vão ter de descobrir as faltas superáveis e vão 
                ter de imaginar a forma de reparar e construir formas de 
                convívio com as faltas insuperáveis; vão ter de olhar de frente 
                para os recursos existentes, para a tradição de utilização e vão 
                ter de imaginar outras formas de gerir a inserção da escola na 
                cidade; vão ter de olhar para a educação e cultura da escola e 
                saber como se vive e se vai viver um clima propício à educação 
                cívica, ambiental, etc. Espera-se que as turmas, de acordo com 
                os seus interesses diversos, contribuam para iluminar as 
                diversas escolas que na escola coexistem e para retirar da 
                penumbra as escolas que a escola esconde. 
                
                  
                
                
                Actividades gerais 
                
                
                Acções de animação da infância escolar 
                
                Os professores de Ciências da Terra e da Vida 
                propõem-se dinamizar o Projecto "Liberta a tua Ciência" dirigido 
                a alunos do 3.º e 4.º ano do ensino básico das escolas da 
                Glória. 
                
                Utilizando recursos materiais e humanos da 
                Escola, pretende-se fomentar o relacionamento entre escolas do 
                1.º ciclo do ensino básico e a escola do ensino secundário, 
                permitindo aos alunos do ensino básico a participação em 
                actividades experimentais (laboratoriais) e aos alunos do ensino 
                secundário apropriações adequadas (no campo experimental) que 
                vão acompanhar e animar as acções com as crianças. Os jovens 
                estudantes do secundário serão formados para prestar esse 
                serviço nas suas férias lectivas: no período da Páscoa e em 
                Junho/Julho. 
                
                Com a colaboração da Junta, podem ser escolhidos 
                os grupos de crianças das escolas da Glória que participarão na 
                iniciativa. 
                
                Para o mesmo efeito, podem ser organizadas 
                actividades de animação nos campos das artes visuais, educação 
                física e desporto e línguas estrangeiras. Os professores poderão 
                preparar jovens para animar esses "ateliers" e clubes. Podem 
                ainda vir a definir-se a dimensão do público alvo que nunca deve 
                exceder 30 crianças para cada uma das animações. 
                
                Precisa-se ainda de reconhecer algum incentivo 
                que possa ser obtido para os estudantes / animadores. 
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