ALIÁS
22
1998, JUNHO
Voluntaria ou involuntariamente colaboram neste número:
Delfim Rodrigues. Raquel Ruivo, Alda Oliveira e Jacinta
Afonso, Arsélio Martins, alunos dos projectos da área escola
de várias turmas, Stacy Atkinson, Luísa Catarino e
professores de S. Jacinto. …
Propriedade: Escola Secundária José Estêvão
Direcção e composição: Arsélio Martins
Impressão: reprografia da escola
Tiragem: 250 exemplares
ISSN: 0873-3082 [22]
Nota sobre a edição
Os trabalhos sobre a área-escola publicados neste Aliás são
parte daqueles que foram apresentados para publicação. Não
são representativos do trabalho das turmas. De facto, há um
grande número de trabalhos que, pelo seu volume e pela forma
que assumiram, não podiam ser reprodutíveis e careciam de
apresentações sumárias por parte de algum dos seus
responsáveis. A redacção não teve tempo para fazer o
tratamento e para dactilografar resumos de todos os
"dossiers" a que teve acesso. Acresce ainda que considerou
não ser sua missão substituir os directores ou delegados de
turma.
|
Área-Escola 97/98
Um primeiro balanço
Em nosso entender, e a julgar pelo modo como decorreram as
actividades nos dias 2 e 3 de Abril, destinados à ultimação
e apresentação dos projectos de cada turma, a avaliação
global é extremamente positiva.
Apesar de estarmos conscientes de que, no actual contexto
educativo, sobretudo no ensino secundário, é grande a
dificuldade de planificar e desenvolver o que se preconiza
na filosofia da área-escola, viveram-se momentos de grande
envolvimento e entusiasmo que ultrapassaram as expectativas
originadas pela imagem menos positiva que ao longo dos anos
foi sendo interiorizada.
Cada turma desenvolveu um projecto, de acordo com as
orientações que haviam sido estabelecidas pelo Conselho
pedagógico. Em meados de Fevereiro foi feita uma avaliação
intermédia e foram fornecidos elementos para a organização
do decurso das actividades nos dias da área-escola. Nestes
dois dias, toda a escola se mobilizou na concretização dos
projectos, verificando-se mesmo uma saudável partilha de
experiências inter-turmas, o que demonstra o interesse
despertado pelos diferentes trabalhos (exposições, debates,
visionamento de filmes, teatro, conferências, bancas de
informação, (…).
Verificou-se ainda que o resultado final de cada projecto
foi fruto
►►► |