Escola Secundária José Estêvão, n.º 20, Dezembro de 1997

Nestes tempos de eleições autárquicas, as escolas têm sido visitadas pelos candidatos dos diversos paridos. A direcção da escola recebeu todos os que mostraram interesse na visita, mostrou as Instalações, ouviu e falou.

Manifestamos sempre um grande interesse pela actividade política e mais interesse ainda temos em procurar influenciar os eleitos locais. A principal ideia não está tanto em obter apoio para esta ou aquela satisfação de necessidade premente, mas antes em tentar dar vida à ideia que a escola (esta e as outras) faz parte da freguesia e do município, é escola da cidade (e quem nos dera da cidadania pIena). As escolas secundárias dependem directamente de instâncias regionais e nacionais do ministério da educação, mas servem a comunidade de Aveiro. As dificuldades do poder local faz com que muitas vezes as relações da câmara ou da junta com a escola sejam desqualificadas por esse facto, até porque em Portugal não é hábito juntar esforços para resolver problemas, mas é hábito desviarmos a atenção e o olhar do que pudermos dizer que  é “dos outros'" ou que é do "governo central".

Precisamos de marcar a presença. A escola é nacional (no que respeita a programas de ensino, instalações, recursos humanos, mas é local. Devia ser o "local" a influenciar a natureza dos serviços de educação que se prestam. Devia e deve ser o "local” a influenciar o nacional no sentido de haver resposta a necessidades locais de serviços de educação.

Sem deixar de ser instrumento de políticas nacionais de educação veiculadas por programas nacionais, a escola é ou deve ser Instrumento ao serviço da comunidade local. Se as intenções de poder local não consideram as escolas, não podemos ter qualquer certeza a respeito da adequação dos serviços que se prestam.

Esta escola (e também as outras) quer fazer parte e ser considerada no conjunto das políticas de educação e cultura locais. Temos sido apoiados pelas instituições locais, mas não queremos ser os que pedem favores (para tapar esta ou aquela dificuldade que não é suprida nacionalmente) nem queremos ser os que fazem o favor. Cada escola de cidadãos habita a cidade, essa onde mostra a cara. As condições de vida das escolas (de trabalho, de higiene, de vida) são também ensino de cidadania. A sua integração na vida da cidade é também lição de participação e democracia. Sem culpas e sem desculpas, se apresenta a escola de política. ■

Arsélio Martins
 

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 32