Escola Secundária José Estêvão, n.º 20, Dezembro de 1997

 

 

Formação &

Centro de Formação

José Pereira Tavares

 

Coordenação: António José Antunes

A escola participa nos estágios da formação inicial das licenciaturas em ensino de Matemática, Física/Química, Português/ Latim/Grego, Inglês/Alemão e Biologia/Geologia da Universidade de Aveiro. A ligação com a Universidade de Aveiro é natural e está consagrada em alguns protocolos de colaboração. Mas o que é importante é permitir aos futuros profissionais as melhores condições para completarem as suas licenciaturas e começarem o seu desempenho profissional como docentes. Os orientadores são professores do quadro da escola.

No que respeita à formação contínua, todos os esforços da escola devem ser conjugados com a acção do Centro de Formação José Pereira Tavares. Assim procuramos que aconteça, participando ao nível da secção de formação em reuniões de trabalho com o centro, participando na comissão pedagógica, concebendo e executando iniciativas de formação do interesse dos / 10 / grupos de docência da escola ou do interesse da escola. Temos mantido uma colaboração muito estreita com o centro, traduzida em acções viradas para o estudo da organização e instituição escolar, acções de auto-formação de matemática e de formação participada em outras áreas, participação activa em iniciativas pioneiras como sejam as formações à distância, que resultam da cooperação com o centro de estudos de telecomunicações. A colaboração é também traduzida num real apoio em recursos humanos e em instalações. Em 1997/98, já há várias colaborações em curso e preparam-se novas iniciativas em que a escola participa.

Assim, ao nível da formação vamos continuar a manter uma cooperação activa com a Universidade de Aveiro e com o Centro de Formação José Pereira Tavares de uma associação de escolas que integra a nossa.

Nada disto inibe a participação dos nossos professores em iniciativas do centro da área educativa de Aveiro, da direcção regional de educação do centro, ou das associações científicas e profissionais ligadas aos diversos grupos de docência. ■


 

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

págs. 9 e 10