GRUPO 1: definição da escola
1. COMPOSIÇÃO:
Jacinta Afonso, José Nunes, José Fidalgo, Anunciada Magalhães,
Representante da APEEJE, Representante dos Alunos.
2. TAREFA: DEFINIÇÃO DE ESCOLA
▪ Porquê um projecto para esta escola?
▪ Princípios básicos (concepção de educação e de
escola, valores fundamentais)
▪ Enquadramento legal
GRUPO 2: caracterização interna da escola
1. COMPOSIÇÃO:
Carlos Leite, Lourenço Santos, Duarte Morgado, Vera Lúcia Matos.
2. TAREFA:
CONTEXTUALIZAÇÃO INTERNA DA ESCOLA
Caracterização da escola e do seu funcionamento
▪ História da escola
▪ Estrutura curricular (dia/noite)
▪ organograma da escola: as hierarquias e a gestão
intermédia
▪ os recursos materiais: estruturas, equipamentos,
conservação e funcionamento
▪ os recursos humanos estrutura da população escolar
1. população docente:
n.º e evolução num dado período; habilitações académicas e
profissionais (por sexo), média de idades; mobilidade e
estabilidade; experiência na decência; experiência na formação de
professores; absentismo; cargos desempenhados; publicação de obras
de índole pedagógico-didáctica;
2. população discente:
n.º e evolução (igual aos professores); n.º de alunos por professor;
taxas de aprovação/reprovação por disciplinas, por anos, segundo
origem social e cultural dos alunos; taxas de abandono escolar;
níveis dos resultados escolares; processos de aprendizagem e de
apoio aos alunos; medidas de complemento educativo; medidas de apoio
pedagógico; origem sociocultural dos alunos (instrução dos pais e
caracterização socioprofissional); causas prováveis de
sucesso/insucesso.
3. pessoal não docente:
n.º, evolução e funções desempenhadas; habilitações académicas e
profissionais; absentismo; média de idades, estabilidade da escola.
▪ utilização dos recursos (audiovisuais,
laboratórios, museu, biblioteca, gimnodesportivos, refeitórios,
etc.) pelos alunos e por outros agentes do meio.
▪ integração dos alunos: distúrbios, agressões,
outros problemas
▪ os clubes, os intercâmbios nacionais e europeus, os
projectos, actividade cultural (jornais, revistas, etc.)
GRUPO 3: grupo coordenador
1. COMPOSIÇÃO:
António Matos Santos, Rosário Ruivo, Alcino Cartaxo, Representante
da APEEJE
2. TAREFA:
CONTEXTUALIZAÇÃO EXTERNA DA ESCOLA
▪ enquadramento geográfico: localizar no país, no
distrito, no concelho, na cidade; transportes
▪ contexto socioeconómico e cultural estrutura da
população face ao emprego, distribuição da população activa por
grupos profissionais, distribuição da população segundo o nível de
instrução (INE. censos de
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1991); emigração; tipos de famílias; problemas sociais.
▪ rede escolar e acessibilidade enquadramento na rede
escolar da área educativa
▪ contactos com a comunidade política cultural e
empresarial.
▪ relacionamento interinstitucional.
GRUPO 4: caracterização da comunidade educativa
(pais/alunos)
1. COMPOSIÇÃO:
Susana Catela, Manuela Pinto, Isabel Vidal, Rosa Mancelos,
Representante da APEEJE, Representante dos Alunos .
2. TAREFA:
QUESTIONÁRIOS PAIS/ALUNOS
▪ funcionamento da escola: organização e gestão
▪ Órgãos de gestão na actualidade: CD, CP, CA, quanto
à composição, eleição, participação e funcionamento;
▪ Órgãos intermédios: funcionalidade, natureza do
desempenho das funções;
▪ Centralização/dependência/autonomia;
▪ Clima da escola: ambiente formal e informal entre
os vários intervenientes, especialmente entre professores;
satisfação dos vários agentes; níveis de qualidade e de bem estar;
tipos de relacionamento dos actores educativos entre si e com os
outros,
▪ Relações escola-meio: uso de equipamentos;
participação em festas; forma como o meio e a escola se
percepcionam;
▪ Participação dos pais na formação dos filhos; dos
pais e de outros agentes na vida da escola e em especial nos órgãos
de direcção e de gestão; motivação/disponibilidade para participar
em projectos da escola.
▪ população a inquirir (posição dos vários agentes e
perspectivas face às questões antes equacionadas)
▪ sobre conforto e bem estar: inquirir professores,
alunos, pessoal não docente, outros.
▪ sobre a gestão e funcionamento da escola actual aos
vários níveis (CD, CP, CA, ÓRGÃOS INTERMÉDIOS) inquirir professores,
alunos, EEs.
▪ níveis de participação e de cooperação: inquirir
professores, alunos, EEs.
▪ visibilidade externa da escola: inquirir
professores, alunos, EEs, outros agentes do bairro e do sistema
educativo.
GRUPO 5:
caracterização de comunidade educativa (docentes/não docentes)
1. COMPOSIÇÃO:
Manuela Seiça Neves, Dulcínia Aires
2. TAREFA:
QUESTIONÁRIOS PROFESSORES/PESSOAL NÃO DOCENTE
▪ funcionamento da escola: organização e gestão
▪ Órgãos de gestão na actualidade: CD, CP, CA, quanto
à composição, eleição, participação e funcionamento;
▪ Órgãos Intermédios: funcionalidade, natureza do
desempenho das funções;
▪ Centralização/dependência/autonomia;
▪ Clima da escola: ambiente formal e informal entre
os vários intervenientes, especialmente entre professores;
satisfação dos vários agentes; níveis de qualidade e de bem estar,
tipos de relacionamento dos actores educativos entre si e com os
outros;
▪ Relações escola-meio: uso de equipamentos;
participação em festas; forma como o meio e a escola se
percepcionam;
▪ Participação: dos pais na formação dos filhos; dos
pais e de outros agentes na vida da escola e em especial nos órgãos
de direcção e de gestão; motivação/disponibilidade para participar
em projectos da escola.
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▪ população a inquirir (posição dos vários agentes e
perspectivas face às questões antes equacionadas)
▪ sobre conforto e bem estar: inquirir professores,
alunos, pessoal não docente, outros.
▪ sobre a gestão e funcionamento da escola actual aos
vários níveis (CD, CP, CA, ÓRGÃOS INTERMÉDIOS): inquirir
professores, alunos, EEs.
▪ níveis de participação e de cooperação: inquirir
professores, alunos, EEs.
▪ visibilidade externa da escola: inquirir
professores, alunos, EEs, outros agentes do bairro e do sistema
educativo
INFORMAÇÕES
1. Na biblioteca, existe um dossier com documentação
útil para a realização das diferentes tarefas;
2. É urgente que os grupos, de acordo com as
disponibilidades, iniciem a organização do respectivo trabalho;
3. A apresentação das tarefas do 4.º e 5.º grupo
fornece dados que não respeitam apenas aos grupos educativos que
lhes forem atribuídos; é intenção dar, a cada grupo, uma imagem
global do que se pode perguntar aos diferentes corpos
organizacionais, aquando da construção dos respectivos inquéritos;
4. A estrutura global do trabalho constitui tão só um
conjunto de sugestões; a nossa criatividade deve funcionar;
5. Às quartas-feiras, estarei na escola, à disposição
do projecto educativo ■
17/11/1997
Alcino Cartaxo
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