Carlos Leite
O PROFESSOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA
INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (NTIC)
O Instituto de Inovação Educacional aprovou para efeitos
de financiamento o projecto de investigação "O professor e as Novas
Tecnologias de Informação e da Comunicação: uma relação de sinergia ou o
tombar do pedestal?", envolvendo pessoas ligadas à Universidade de
Aveiro (Prof. Dr. Oliveira Duarte, Prof. Dr. Ferrer Correa e Prof.ª
Lídia Oliveira Silva) e à Escola Secundária José Estêvão (Prof. Arsélio
Martins e Prof. CarIos Leite), com interesses na área das NTIC.
O estudo incide sobre efeitos das NTIC na interacção
professor-aluno, como a eventual inversão de papeis e a emergência de
dificuldades comuns no uso da linguagem associada às NTIC. Pretende-se
contribuir para a definição de estratégias com o objectivo de
familiarizar gradualmente os professores com as situações habituais de
utilização das NTIC, reduzindo as possibilidades de ansiedade e cansaço
excessivos nas aulas com o recurso às NTIC.
Este projecto prefigura uma forma de cooperação desejável
entre universidades, escolas do ensino básico/secundário e empresas,
pelos benefícios recíprocos que daí poderão advir, apesar de eventuais
interesses específicos de cada organismo; enquadra-se noutro projecto
mais vasto realizado no âmbito do Programa RACE (Research and
Development on Advanced Communications in Europe) da CEE, o projecto
FIRST (Fiber to the Residential Subscriber Terminal), em que
participam a Universidade de Aveiro e o Centro de Estudos de
Telecomunicações (CET) da Portugal Telecom [criação de uma rede
experimental de telecomunicações, baseada numa infra-estrutura de cabos
de fibra óptica e de cobre, interligando vários equipamentos terminais,
permitindo a troca de informação (scripto, áudio, vídeo) entre os
diversos sectores da UA e destes com o exterior – a nossa Escola está
ligada à componente exterior da rede de demonstração, integrada na rede
RIA (Race Island in Aveiro), da responsabilidade do CET]. As
infra-estruturas montadas no âmbito do projecto FIRST tornam possível
uma partilha mais equilibrada dos recursos da comunidade educativa,
permitindo, por exemplo, às escolas aceder directamente a recursos da
Universidade (videoconferências sobre um determinado tema, software
educativo, mediateca, etc.) e reciprocamente.
|
|
|
|
Outras Parcerias em Novas
Tecnologias da Informação e
Comunicação
BBS RIA
TRENDS
Training Educators Through Networks and Distributers
CFAECA, CAE, Universidades de Aveiro e do Minho, CET
|
|
|
|
|
|