Um dos problemas a resolver pelos organismos dirigentes
da escola é o da excessiva diversificação de escolhas de disciplinas
pelos estudantes do ensino secundário que teve como consequência a
criação de turmas completamente desequilibradas, agrupamentos de
diversas turmas de diversos anos para formar turmas desta ou daquela
disciplina e semanários/horários de turmas com um número excessivo de
horas. Esta situação não pode agravar-se. A gestão dos espaços para a
multiplicidade de situações existentes já é quase impossível. Começa a
parecer impossível também garantir uma informação adequada sobre os
currículos de cada um dos estudantes. Se a liberdade de escolha pode
parecer um bem por si só, ela traduz-se, por outro lado, em
instabilidade e cria, só por existir, uma ansiedade e procura de acertos
sistemáticos por parte dos estudantes e das suas famílias, face a cada
pequena contrariedade. Do mesmo passo, a complexidade das respostas
organizacionais com os poucos recursos disponíveis transforma a
organização escola em obstáculo a leccionações flexíveis, em garrote de
todas as experiências livres de estudantes e professores.
Faz parte do plano de actividades da escola, o estudo de
um esquema seguro de oferta de serviços de ensino secundário da escola.
Publica-se, neste "Aliás", a primeira proposta de oferta, turma a turma,
estudada por António José Antunes, responsável pela execução dos
horários. O Conselho Directivo agradece ao António José Antunes mais
este pontapé de saída. Espera-se das secções do Conselho Pedagógico que
aproveitem, e com urgência, para estudar este assunto que interessa a
todos: estudantes, pais, professores, etc.
Este estudo / proposta de António José Moreira Antunes é
feito sobre a actual rede escolar e pretende normalizar as futuras
intenções de matrícula dos nossos estudantes a partir da actual
frequência. Da discussão, em que pode e deve participar toda a
comunidade escolar, não se espera a luz, mas espera-se uma proposta
(porto seguro) para orientar as escolhas dos estudantes e para
possibilitar uma organização geral das escola que as pessoas possam
compreender e na qual possam basear a construção de todas as combinações
possíveis de livre organização para cada actividade que a escola integra
ou deve integrar.
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(CD)
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