Escola Secundária José Estêvão, n.º 6, Jan.-Maio de 1992

Nos dias 27, 28 e 29 de Abril, em Aveiro, realizou-se o 5.º Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática. Os locais do Encontro foram o Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, o Conservatório de Música de Aveiro "Calouste Gulbenkian", etc. Mas o Encontro teve a sua casa nesta Escola Secundária José Estêvão. Todo o trabalho preparatório foi aqui realizado. Podíamos dizer que esta foi a casa do Encontro Nacional da SPM. Por esta escola, faziam parte da Comissão Organizadora os professores Aurélio Fernandes, Arsélio Martins e Fernando Delgado. Para além destes, Carlos Pinheiro da Homem Cristo e Eduardo Júlio Bizarro da C+S de Vagos. Do ensino superior vieram Cristina Miranda pelo ISCA e Dulce Estima e Paula Oliveira da Universidade de Aveiro. Do ensino básico de Aveiro, a SPM contou com a veterana Manuela Curado. Para além destes professores de Aveiro, que constituíam a Comissão Organizadora Local, professores de Coimbra, Lisboa e Porto integraram uma Comissão Nacional.


O Encontro propôs-se homenagear, na passagem do 20.º aniversário da sua morte, o Professor Sebastião e Silva, matemático e pedagogo. O Professor Sebastião e Silva dedicou-se aos problemas do ensino, superior e não superior, tendo individualmente escrito compêndios e manuais para o ensino secundário de Matemática que são, ainda hoje, obras de referência obrigatórias.

Muitas conferências e pequenas comunicações permitiram o encontro dos professores para actualização e reflexão sobre problemas pedagógicos e científicos. Realçamos as intervenções sobre o ensino (e a investigação) de Geometria de Claudi Alsina e de Rémi Langevin, respectivamente das Universidades Politécnica da Catalunha e de Bourgogne Dijon.

O Encontro pretendia, além disso tudo, tomar algumas decisões ou posições sobre os novos programas do ensino básico e secundário e sobre o ensino superior de Matemática e a harmonização dos graus nas Universidades da Europa. Com estas iniciativas, pretende-se apoiar a intervenção da SPM, junto de outras sociedades e associações e junto do Ministério da Educação, e no Congresso Europeu de Matemática que se realiza em Paris, no mês de Julho.


 

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 17