Escola Secundária José Estêvão, n.º 6, Jan.-Maio de 1992

ANA PAULA CABRITA DIAS TRIBUZI

No âmbito da comemoração do Dia da Poesia, decorreu um encontro que contou com a participação de alunos, professores e concorrentes ao "Prémio Literário José Estêvão". Esta actividade, que eu planeara com o Grupo de Estágio de Português Francês, foi desenvolvida no dia 20 de Março de 1992, entre as 16h 30m e as 18h 30m.

A primeira parte da sessão esteve centrada na referência à génese e aos objectivos do concurso literário. A designação "Prémio Literário José Estêvão" figura também no título de uma compilação, em dois volumes, dos trabalhos premiados nas modalidades de poesia e prosa. Esta obra está integrada na colecção "Autores Portugueses de Hoje" da Estante Editora e a sua divulgação constitui a principal motivação da sessão.

Na segunda "parte desta actividade, procedeu-se à apresentação de vários poetas antologiados, de 1985 a 1991, que leram alguns dos seus textos, com um fundo melódico de viola.

A sessão terminou com uma reflexão sobre o conceito de poesia. Rosa Maria Oliveira testemunhou a sua experiência poética do seguinte modo: «A poesia estava no domínio do desabafo, na minha adolescência. Numa fase mais amadurecida, a poesia pode ser um processo de libertação, uma grande vontade de penetrar no desconhecido...»Também Luís Carlos Ratola expandiu o seu pensamento sobre a mesma questão: «Tal como João de Mancelos, eu não concebo a poesia como os intelectuais a entendem, mas como os artistas a sentem. Para mim, ser poeta é sobretudo viver e ser louco em todo o momento.»


Prémio Literário José Estêvão ‘92

À edição deste ano do Prémio Literário de José Estêvão apresentaram-se a concurso menos obras do que é habitual. Esta situação é preocupante, até porque se trata da primeira edição do Prémio após a publicação dos originais premiados nas edições anteriores. Do Escalão A não se apresentou a concurso uma única obra.

O júri atribuiu os seguintes prémios:

No escalão B, modalidade Prosa foi atribuído o 1.º Prémio ao trabalho 'Se eu fosse um barco de Aveiro' de Ana Heloísa Fernandes Pereira da Cruz; na modalidade Poesia o 1.º Prémio foi para o trabalho "Glória do Passado" de Irene Dulce Ferreira Ramalho.

No Escalão Com, o júri deliberou não atribuir qualquer prémio na modalidade de prosa; e em poesia, foram distinguidos os trabalhos 'O outro eu' de Paulo Miguel Reis Godinho, com o 1.º Prémio. e 'Barco Moliceiro" de Emília Maria Rocha Oliveira, com uma Menção Honrosa.

As premiadas do escalão B são alunas da escola Secundária José Estêvão e os premiados do escalão C são alunos da Universidade de Aveiro. ■
 

Prémio Literário José Estêvão ‘92

O Prémio José Pereira Tavares distingue os melhores alunos de Latim de 1990/91 e são atribuídos a Susana Raquel Nunes, do 11.º ano, e a Emília Maria Rocha Oliveira, do 12.º ano. ■

 

Um olhar

sobre a cidade
 

Concurso de

Artes Plásticas


1.º Prémio:

Sara Isabel Breda Vieira, 10.º

Luís Manuel Moreira, 11.º

Prémio Especial do Júri:

João Filipe Freire, do 11.º

Menções Honrosas:

Pedra Daniel Neto, do 10.º

Ana Valente e Renny Manuel Marques Perez, do 9.º ano.


A sessão de distribuição dos prémios realiza-se no dia 25 de Maio, a partir das 19 horas, no Ginásio da Escola.

Aliás, Escola Secundária José Estêvão

 

Página anterior Índice de conteúdos Página seguinte

pág. 13