ESCOLA 1990-1991
Gabinete de Psicologia – Plano de actividades
I. ACTIVIDADES DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL
I.1. – Junto dos alunos do 92 ano
As actividades serão desenvolvidas em sessões de grupo,
ocupando um tempo semanal extra-curricular, e em entrevistas
individuais. Estas realizar-se-ão no 3.º período e terão como objectivo
efectuar, com cada aluno, o balanço das actividades e reflectir sobre o
seu projecto vocacional.
O trabalho das sessões de grupo pretende:
– proporcionar aos alunos o conhecimento e clarificação
dos seus interesses e aptidões, com vista à construção de um projecto
vocacional;
– desenvolver nos alunos atitudes de reflexão sobre si
próprios que conduzam a um maior auto-conhecimento;
– incentivar atitudes de procura e tratamento de
informação de natureza escolar e profissional, que facilite a construção
dos seus projectos.
Estes objectivos serão concretizados através de:
– realização de testes de interesses e de capacidades,
com a consequente reflexão acerca dos resultados obtidos;
– discussão de temas;
– tarefas de exploração em torno das profissões.
N.º de alunos inscritos – 135
Total de grupos – 12
N.º de sessões previstas – 20
I.2. Junto dos alunos do 10.º ano do Curso
Técnico-Profissional
Dando cumprimento ao despacho normativo 194-A/83, que
estipula que os alunos destes cursos serão acompanhados em actividades
de orientação escolar e profissional, apresentaremos os objectivos das
mesmas e as tarefas a desenvolver:
– contribuir para a consciencialização da escolha
efectuada e criar condições que conduzam à sua implementação, tendo em
conta que a realização escolar se relaciona, entre outros factores, com
a consciência que o aluno tem da sua escolha e com a estabilidade e bem
estar que ela lhe provoca;
– contribuir para o sucesso escolar do aluno, através da
dinamização de um programa de apoio psico-pedagógico;
– contribuir para o desenvolvimento pessoal dos alunos,
mediante acções que incentivem a auto-análise e conduzam o aluno a obter
um maior conhecimento de si. Pretende-se também promover a sua
aproximação ao grupo, por forma a intensificar as trocas inter-pessoais
e a favorecer o relacionamento entre os membros do grupo;
– analisar questões relacionadas com o ingresso no mundo
do trabalho.
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As sessões de grupo desenrolar-se-ão semanalmente num
tempo lectivo extra-curricular.
N.º de alunos inscritos – 13
Total de Grupos – 2
N.º de sessões previstas – 15
I.3. Semana da Informação escolar e profissional
Com esta intervenção pretende-se não só sensibilizar os
alunos para a problemática da escolha, mas também fornecer-lhes um
conjunto de informações sobre profissões, saídas escolares e
profissionais.
I.3.1. Iniciativas a desenvolver
▪ Sensibilização junto das turmas do 8.º e 9.º ano de
escolaridade para a questão da escolha, fornecer, informação de natureza
escolar e profissional (áreas de estudo, cursos do ETP, ingresso no
ensino superior, etc.) que facilite a construção dos seus projectos.
▪ Dinamização de uma exposição contendo material de
âmbito escolar e profissional.
II. ACTIVIDADES DE APOIO
PSICO-PEDAGÓGICO
II.1Junto dos alunos do 9.º ano
Por solicitação da Directora das turmas A e F,
acompanhamos em grupo alguns alunos que apresentam dificuldades ao nível
dos métodos de estudo.
Os objectivos das actividades, nas quais colabora também
a referida directora de turma, visam a promoção de competências de
estudo, sendo a intervenção fundamental dirigida ao nível de:
▪ motivação para o estudo
▪ organização do tempo
▪ métodos de estudo
▪ atitudes durante as aulas
▪ facilitação da capacidade de concentração
▪ ansiedade relativamente à avaliação
N.º de alunos inscritos – 25
Total de grupos – 3
N.º de sessões previstas – 16
III. ACÇÕES A NÍVEL INSTITUCIONAL
III.1. Com professores
População: professores provisórios Tema: A relação
professor-aluno
Objectivos gerais e algumas questões susceptíveis de
serem abordadas:
▪ reflectir sobre algumas crenças e atitudes relacionadas
com a prática docente. Exemplos:
"Para que eu seja bom professor basta que seja competente
na matéria que vou ensinar."
"Ser bom professor é uma característica inata."
"O bom professor é aquele que mantém os alunos
disciplinados e em silêncio."
Pensamos que estas e outras crenças irracionais são
susceptíveis de criar insegurança e ansiedade no professor e orientar a
sua prática num sentido não muito produtivo, gerando-se um ciclo vicioso
que poderá conduzir a uma auto-imagem profissional negativa.
▪ Sensibilizar para a importância que a relação
professor-aluno assume na determinação do sucesso escolar:
▪ Considerações gerais, perspectivas teóricas e estudos
efectuados; ▪ O papel das expectativas do professor face ao rendimento
escolar dos alunos;
▪ As competências de relacionamento: empatia, respeito,
autenticidade, etc.;
▪ Treino dessas competências:
▪ Discussão de casos práticos.
Calendarização: 1.ª ou 2.ª semana depois das férias da
Páscoa.
III.2. Com auxiliares de acção educativa
Tema:
O aluno adolescente nas suas relações com o A.A.E.
Objectivos: Esclarecer acerca das mudanças mais evidentes
vividas na adolescência, por forma a que isso permita ao funcionário
conhecer melhor o aluno adolescente e compreender mais facilmente os
seus comportamentos.
Questões a abordar:
▪ Discussão acerca das imagens que o grupo tem de
adolescente;
▪ As modificações ao nível do corpo, com incidência
especial nas implicações que têm ao nível psicológico: as dificuldades
em aceitar e em consciencializar uma "imagem" em formação-transformação:
▪ As dificuldades nas relações com os outros;
▪ As competências de relacionamento.
Calendarização: Final do 2.º período
III.3. Com pais e encarregados de educação
População: Pais dos alunos do 7.º ano de escolaridade.
Tema: "Atitudes dos pais face à escola e suas influências
no rendimento escolar dos filhos".
Objectivos: Esta intervenção pretende ser mais um
contributo para que a relação escola/família se processe de modo eficaz.
A escolha desta população justifica-se, entre outros aspectos, pelo
facto de, a este nível de escolaridade haver ainda algum envolvimento
dos pais na vida escolar, pretendendo-se deste modo aproveitá-lo e
reforçá-lo.
Questões a abordar:
▪ Importância das relações pais filhos nesta fase de
desenvolvimento
▪ Atitudes dos pais face à escola. Sem querer tipificar
atitudes ou culpabilizar os pais, reflectiremos acerca de:
▪ demissão dos pais:
▪ ansiedade e perfeccionismo;
▪ autoritarismo e agressividade;
▪ atitudes favoráveis ao estudo e que promovem o
desenvolvimento pessoal do aluno
– A "presença" da escola em casa:
▪ Como é que a escola é falada em casa e que aspectos
assume esse diálogo:
▪ O acompanhamento do trabalho escolar em casa;
▪ Atitudes dos pais em relação ao resultado escolar.
Calendarização: 16 e 18 de Janeiro
Maria do Rosário Ruivo
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