DIVERSOS COM EVENTUAL INTERESSE

Receitas de Natal

Quinta-feira, 10 de Dezembro de 1998 – pág. IX

Bacalhau Cozido

Ingredientes:

Postas de bacalhau alto

Couve portuguesa

Batatas

Ovos

0,5 dI de azeite por pessoa

Dentes de alho

Vinagre

Modo de preparação:

Coza as postas de bacalhau bem demolhado com couve portuguesa. À parte, coza as batatas com pele e um ovo por pessoa. Na altura de servir descasque os ovos e tire a pele às batatas. Deve preparar tudo à própria da hora, para servir bem quente.

Molho: Leve ao lume o azeite com os alhos abertos ao meio. Quando levantar fervura retire do lume e junte vinagre.


Arroz de Polvo

Ingredientes:

2 dI de vinho tinto

0,5 dI de azeite

1,5 I de caldo (pode juntar água quente)

2 cebolas inteiras

4 dentes de alho

400 g de arroz

Louro, pimenta, sal fino, salsa picada

 

Modo de preparação:

Comece por cozer o polvo numa panela de pressão durante 25 minutos com o vinho, uma cebola, o louro, a pimenta e um fio de azeite. Depois do polvo estar cozido, corte-o em bocadinhos e tempere com sal. Pique a cebola e os dentes de alho e refogue com o azeite. Entretanto, deverá ter coado o preparado onde cozeu o polvo e verifique se tem 1,5 I de caldo. Se não tiver pode juntar água quente até fazer a referida quantidade de caldo. Junte ao refogado o caldo e quando ferver deite o arroz. Rectifique os temperos. Deixe cozer durante de cerca de 10 minutos. Retire do lume e junte o polvo. Polvilhe com salsa picada.


Bacalhau Albardado à Moda de Águeda

Ingredientes:

400 g de bacalhau

2 ovos

3 gemas

1 cebola

5 colheres de sopa de azeite

5 colheres de sopa de água

Azeite para fritar

Mostarda

1 ramo de salsa

Sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Corte o bacalhau bem demolhado em filetes grossos, envolva-os em ovos batidos e frite-os em azeite. Coloque o bacalhau numa travessa e regue com o molho que é preparado à parte.

Molho: Aloura-se a cebola picada em 5 colheres de azeite, junta-se água, sal e pimenta, deixando ferver um pouco. Depois tira-se do lume e engrossa-se com as gemas. Salpica-se com salsa picada e mostarda.

(in Cozinha Regional - Região de Turismo Rota da Luz)


Lombo de Porco com Maçãs

Ingredientes:

1 pedaço de lombo de porco

Batatas

Sal, pimenta (moída na altura)

Margarina e óleo (em partes iguais)

Louro, amêndoas e tomilho

4 maçãs

Modo de preparação:

Ate o lombo de porco com um fio, como se fosse um paio. Tempere com sal e pimenta. Num tacho coloque a margarina e o óleo e aloure a carne de todos os lados. Retire o lombo do tacho e coloque as batatas descascadas, o louro e o tomilho (q.b.). Deixe saltear sobre o lume agitando sempre o tacho. Coloque de novo a carne no tacho e regue-a com um copo de água quente. Rectifique os temperos, tape e deixe cozer em lume brando, virando a carne e as batatas de vez em quando.

No fim, descasque as maçãs, corte-as em gomos e aloure-as em margarina. Retire o fio ao lombo e sirva-o com as batatas e com as maçãs.


Peru Assado e Recheado

Ingredientes:

1 peru pequeno

2 limões

250 g de carne de porco picada

250 g de fígado de vitela picado

50 g de toucinho picado

1 cebola pequena

50 g de pinhões

50 g de azeitonas

100 g de miolo de pão;

Leite

1 colher de sopa de salsa picada

3 colheres de sopa de manteiga

2 ovos

1/2 dl de aguardente velha

Vinho branco

Sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Modo de preparação:

Prepare o peru e ponha-o de molho, em água fria com os limões em rodelas, de um dia para o outro. No dia seguinte, enxugue o peru e recheie-lhe o papo com a seguinte mistura: pique a cebola e aloure-a com uma colher de sopa de manteiga e junte as carnes, os pinhões, as azeitonas sem caroço, o miolo de pão amolecido em leite e a colher de sopa de salsa picada. Ligue com os ovos batidos e a aguardente e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Feche a abertura com agulha e linha e deixe ficar durante algumas horas.

Coloque o peru num tabuleiro, regue-o com a restante manteiga derretida e leva a assar em forno médio (1.800º c). A meio da assadura, refresque o peru com um pouco de vinho branco. Depois de assado retire-lhe as linhas com que foi cosido e sirva-o acompanhado com ervilhas salteadas, cenouras estufadas e agriões frescos.

(NOTA: um peru de 5 Kg recheado leva cerca de 4 horas a assar. Se começar a alourar muito cedo, envolva-o em folha de alumínio).


Bilharacos à moda da D. Helena

Ingredientes:

1 abóbora

Farinha com fermento q.b.

4 colheres de sopa de açúcar

3 ovos inteiros

Açúcar e canela q.b.

Modo de preparação:

Depois de descascar a abóbora, parta-a em pequenos bocados e leve-a a cozer com água e sal. Depois de estar cozida, esprema a abóbora muito bem e coloque-a num pano a escorrer de um dia para o outro. De seguida, amasse muito bem a abóbora com as mãos e misture o açúcar e os ovos inteiros, mexendo sempre. Depois, junte a farinha até obter uma massa consistente. Deixa-se repousar cerca de meia hora. Com a ajuda de duas colheres de sopa, forme pequenos bolinhos achatados e leve a fritar em óleo bem quente. À medida que os bolinhos forem sendo fritos, deve colocá-los sobre papel absorvente. Depois de fritos, envolvem-se em açúcar misturado com canela.

(NOTA No caso dos bolinhos se começarem a desmanchar ao fritar, deve acrescentar mais um pouco de farinha ao preparado.)


Rabanadas à moda da D. Helena

Ingredientes:

Pão de cassete próprio para rabanadas

Leite q.b. (para demolhar as fatias de pão)

5/6 ovos (para envolver as fatias de pão)

Canela

1 cálice de vinho do Porto

Açúcar e água para a calda

1 casca de limão

1 pau de canela

Modo de preparação:

Parta o pão em fatias não muito grossas e demolhe-as em leite previamente aquecido (mas que deve estar morno), misturado com açúcar (a gosto). Não deve deixar ensopar muito o pão. Bata os ovos inteiros e envolva as fatia de pão. De seguida, frite as fatias de pão em óleo até ficarem douradas. Entretanto, prepare a calda: junte água e o açúcar com a casca de limão e o pau de canela, deixando ferver durante mais ao menos 3 minutos. A seguir, junte o cálice de vinho do Porto. Demolhe as fatias douradas na calda. Coloque as rabanadas numa taça e polvilhe com canela. Com a calda que sobrar regue as rabanadas.

 

 

Página anterior.

Página seguinte.