JORNAL
N.º 7

MARÇO
 1992  Ano IV


ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO - AVEIRO
COLABORA NO ENRIQUECIMENTO DO TEU JORNAL

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GABINETE DE
PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

DO PLANO DE ACTIVIDADES DESTACAMOS

A - (Alunos de todos os anos)

Apoio psicopedagógico às actividades educativas:

- insucesso escolar, suas causas e eliminação.

- problemas de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.

- planos educativos individuais e outras modalidades de educação especial.

- encaminhamento de alunos com necessidades especiais.

- informação escolar e profissional adequada, acompanhando as previstas alterações aos Planos Curriculares e ao Regime de Acesso ao Ensino Superior.

B - (Alunos do 9º ano)

Apoiar o desenvolvimento da identidade pessoal e de projectos de vida:

- execução de actividades/programas de orientação escolar e profissional em sessões grupais e/ou individuais, promotores do seu processo de escolhas e construção de projectos pessoais.

- realizar acções de informação escolar, (sobretudo para anos de generalização de novos planos curriculares) e profissional, com visitas-contactos ao mundo das profissões, semana de informação na escola, entre outras actividades possíveis.

C - (Pais)

- Assegurar o contacto e cooperação com os pais/encarregados de educação, dos alunos atendidos no Gabinete em apoio psicopedagógico individual ou em orientação, realçando assim a importância do contacto familiar na conduta dos jovens e promovendo um aconselhamento psicossocial.

- Realizar acções de informação escolar, sobretudo com os novos Planos Curriculares.

- Promover a colaboração dos pais, associados ou não, para acções de informação profissional, dentro ou fora da Escola.

D - (Professores)

- Procurar a colaboração indispensável dos professores e Directores de Turma em todas as actividades de apoio aos seus alunos.

- Colaborar em acções de formação, investigação e experiências pedagógicas, dentro das nossas atribuições e especialidades.

- Participar na planificação e execução de visitas de estudo ou outras formas de contacto com as actividades profissionais.

- Acompanhar activamente iniciativas e realizações de grupos de professores para que sejamos solicitados, dentro das nossas competências e disponibilidade. Exs.: Estudo na Biblioteca, Projecto Minerva.

E - Com toda a Instituição/Escola

A nível do “apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da Escola e entre esta comunidade”:

- Colaboraremos em iniciativas e actividades visando o desenvolvimento de relações equilibradas entre todos os elementos componentes da comunidade educativa, nomeadamente, alunos, funcionários e professores, estando já prevista uma Acção para Auxiliares de Acção Educativa.

- Cooperaremos também com outros Serviços ou Agentes da Comunidade local, tais como empresas, Associações, Institutos do Emprego e da Juventude e outros.


SOLUÇÕES DOS PASSATEMPOS


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