Henrique J. C. de Oliveira - Aveiro, 2001/02

Relatório da Acção de Formação AF15

Conclusões - Objectivos alcançados

Ao longo deste relatório, procurámos efectuar uma breve reflexão sobre todas as actividades desenvolvidas durante o percurso da acção. Procurámos ser breves. Como tal, centrámo-nos apenas nos aspectos que considerámos mais relevantes para nós, tendo em conta a nossa área de interesses pedagógicos. Logo, ficaram alguns aspectos por abordar. Todavia, tudo quanto aqui expusemos permitiu-nos chegar a diversas conclusões, disseminadas ao longo destas páginas, importando agora efectuar a recolecção daquilo que é mais importante.

A primeira e mais importante conclusão é a de que toda a actividade, desenvolvida ao longo das várias semanas em que decorreu esta acção, teve um resultado francamente positivo. Até mesmo os pequenos imprevistos anteriormente referidos acabaram por ficar diluídos e de somenos importância face às vantagens decorrentes da frequência da acção.

Efectuando um apanhado dos aspectos mais importantes, podemos dizer que a acção AF15 permitiu:

  • uma participação activa e positiva de todos os participantes;

  • uma permuta benéfica de conhecimentos;

  • uma experiência positiva com uma modalidade de formação que era para nós novidade;

  • o contacto com diversas ferramentas de produção de material pedagógico;

  • o aumento dos conhecimentos e da possibilidade de um papel, enquanto líder da escola, mais eficiente e proveitoso;

  • a criação de material didáctico com interesse para os nossos alunos e também para sensibilização dos professores para as potencialidades das novas tecnologias no ensino.

Em suma, o saldo foi positivo, com os objectivos alcançados, os quais só atingirão verdadeiramente a plenitude no próximo ano lectivo, se a Escola permitir que todos os projectos lançados possam ser concretizados, já que, da nossa parte, enquanto continuarmos como líder do Prof2000, estamos na total disposição de tudo fazer para a sua completa implementação em benefício da comunidade educativa.

                                                 Aveiro, 13 de Maio de 2002
                                                   Henrique J. C. de Oliveira

Página anterior Página inicial Página seguinte