Henrique J. C. de Oliveira - Aveiro

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  «Qual o material necessário para transferência dos programas das cassetes para os modernos computadores? Como construi-lo e utilizá-lo?»

Além do teu computador, dotado com os emuladores que terás de descarregar e instalar, seguindo as instruções que te fornecemos na página «EMULADOR DE SPECTRUM», necessitas de:

                        > 1 gravador de cassetes monofónico;

                        > 1 cabo de ligação do gravador ao computador;

                        > cassetes com os programas gravados.

 

  GRAVADOR MONOFÓNICO  - Ainda que possuas um gravador de cassetes estereofónico, nunca o deverás utilizar. Além de correres o risco de o danificar, geralmente os resultados não são os melhores.

O ideal é um gravador monofónico dos mais baratos, no estilo do ilustrado na imagem. Com cerca de 30 Euros consegues um bom modelo.

É de toda a conveniência que tenha a possibilidade de permitir «azimutar» a cabeça de leitura e gravação por meio de uma chave de parafusos.

O que é isto de «azimutar» a cabeça de leitura? E porquê esta necessidade?

Certamente que já deves saber que as fitas magnéticas, em qualquer gravador que não seja de pista inteira, são divididas em duas metades. Efectuada a gravação numa das metades da superfície da fita, a bobina é voltada e efectua-se a gravação da outra metade. Isto se o gravador for monofónico. Se ele for estereofónico, cada metade é subdividida em duas faixas mais pequenas, ficando cada uma delas respectivamente para a pista esquerda e para a direita. O princípio é sempre o mesmo, quer se trate de gravadores de bobinas, quer de cassetes. Como para a gravação dos programas informáticos a estereofonia não tem qualquer interesse e o que se pretende é um sinal o mais forte e nítido possível, os melhores resultados conseguem-se precisamente com um gravador de cassetes monofónico. Tal como nos gravadores de bobinas, gravada a  cassete de um dos lados, é também necessário voltá-la para podermos utilizar a outra metade.

Se a cassete com os programas foi gravada num aparelho com a cabeça de gravação e leitura perfeitamente calibrada e ainda sem desgaste e o teu aparelho é novo e está perfeitamente calibrado, em princípio as probabilidades de erros de leitura são mínimas, a menos que a fita da cassete seja de fraca qualidade ou tenha estado junto de uma fonte magnética forte, como, por exemplo, próximo de umas colunas de som ou de um aparelho eléctrico que gere à sua volta uma campo electromagnético potente, como acontece, por exemplo, com os aparelhos de televisão.

Se as condições de gravação do programa foram boas, com fita de boa qualidade, e tens um aparelho novo bem calibrado, deverás obter um som nítido e com as frequências mais altas perfeitamente audíveis. Note-se que não se trata de um som musical, mas de uma sequência de ruídos contínuos perfeitamente audíveis, quando estamos a carregar o programa da cassete para o computador, permitindo que, no final, ele comece a funcionar sem nos mandar com uma mensagem de erro.

Acontece que nem sempre as condições de gravação são as melhores. E os resultados posteriores, especialmente se o gravador com que pretendemos carregar o programa não é o mesmo em que foi gravado, podem revelar-se desanimadores.

Se os programas foram registados num gravador com a cabeça demasiado gasta, ainda que com o mesmo sejam depois recarregados para o computador sem erros, geralmente dão maus resultados quando se utiliza um gravador diferente. E estes maus resultados podem ser eliminados, se tivermos a possibilidade de «azimutar» a cabeça do nosso gravador, de modo a conseguirmos que a leitura fique nítida e idêntica à do outro gravador.

O que é preciso para «azimutar» ou afinar a cabeça do gravador?

1º - É preciso que o gravador permita efectuar essa afinação;

2º - Caso a hipótese anterior seja válida, é preciso utilizar uma chave pequena de parafusos;

3º - É necessário um bom ouvido, de modo a obtermos frequências o mais elevadas possível.


No nosso gravador, como é que conseguimos ter acesso ao orifício que permite introduzir a chave de parafusos para calibragem da cabeça de gravação e leitura? A sequência das imagens, ao lado, permite-nos ver como fizemos.

Como não tínhamos acesso ao orifício, situado por baixo da etiqueta metálica com as legendas, e o gravador é apenas usado com o computador, arrancámos a etiqueta. E para não nos enganarmos nas teclas, desenhámos sobre a caixa plástica os símbolos respectivos.

O acesso ao parafuso de calibragem da cabeça de leitura faz-se através do pequeno orifício que se vê à esquerda, ligeiramente acima do buraco central,  e assinalado com um círculo vermelho.

4º - Para azimutar a cabeça de leitura, é necessário colocar no gravador a cassete com o programa e carregar na tecla «Play».   [ Quando a fita chega à zona gravada, começam a ouvir-se os impulsos correspondentes ao programa informático. Com a chave de parafusos, rodamos lentamente para um ou outro lado o parafuso de afinação, até conseguirmos obter a frequência mais elevada. Para isto, apenas é necessário um bom ouvido e um pouco de paciência. É uma operação que dá quase sempre bons resultados. O único problema, às vezes, é quando conseguimos carregar todo o programa, que começa a funcionar e, de repente, talvez por alguma incompatibilidade com o emulador, ele deixa de trabalhar. Foi o que sucedeu, por exemplo, quando quisemos recuperar o programa «Saboteur 2». Na versão inglesa, todo o carregamento é efectuado sem problemas. No final, quando o programa parece começar a funcionar perfeitamente, o emulador efectua um «reset». Todo o programa «vai ao ar», deixando-nos a nós em baixo e com uma valente cachola. Curiosamente, utilizando uma versão numa língua que não o inglês, o programa ficou a funcionar perfeitamente. E é precisamente essa a versão que está disponibilizada numa das páginas com os melhores programas lúdicos para Spectrum.

 

Cabo de ligação para reconversão de programas informáticos do Spectrum para os modernos computadores.

Cabo de ligação para reconversão de programas informáticos do Spectrum para os modernos computadores.

  CABO DE LIGAÇÃO  -  O cabo de ligação é o componente mais difícil de obter, na medida em que não existe à venda. Teremos que ser nós a comprar os componentes e a construí-lo. Eis o material que é necessário para construção de um cabo igual ao da imagem:

                    > 1 ferro de soldar
                    > 1 bobina de solda
                    > 1 ficha monofónica
                    > 1 metro e meio de fio blindado
                    > 1 ficha para ligação à porta paralela da impressora

Adquiridos todos os componentes, como efectuar as ligações?

O cabo de ligação é constituído por um núcleo de fio de cobre e uma malha metálica, que funciona simultaneamente como massa e blindagem. Vejamos como se liga à ficha da porta paralela da impressora. Depois de retirado um pouco do material de protecção, a malha é soldada na sapata própria para esse efeito, situada entre o pino 18 e 25. O fio do núcleo é soldado na sapata correspondente ao pino 13.

Observe-se o esquema fornecido pelo autor do emulador de Spectrum, cuja documentação (extensão DOC) se encontra na pasta Spectrum. A imagem representa os locais vistos do lado das soldaduras.

Interior da zona de soldagem na ficha de ligação à porta da impressora paralela, vendo-se os pinos e os locais onde se devem efectuar as ligações.

 

A outra extremidade do cabo é soldada ao pino que entra na saída de auscultadores do gravador. A forma como se efectua a soldadura está devidamente ilustrada na imagem seguinte.

O núcleo de cobre é inserido na cavidade central da ficha e devidamente soldado. A malha é apertada entre as aletas metálicas e devidamente soldada. Antes de se efectuar estas soldagens, não nos devemos esquecer de enfiar no cabo a cobertura de enroscar da ficha.

E com estas explicações, já podes construir o cabo necessário para efectuares o carregamento dos programas. Como este se faz é o que iremos explicar-te nos parágrafos seguintes.

 

  CARREGAMENTO E «SAVE» DOS PROGRAMAS  - Se já construíste o cabo e tens todos os elementos indispensáveis para a recuperação dos programas, é chegada a altura de passares à acção. O que tens de fazer é o que vamos passar a explicar-te a par e passo.

1º - Verifica se a cabeça de gravação e leitura do gravador está devidamente limpa. Caso contrário, utiliza uma cotonete. Embebe uma ponta em álcool puro e limpa muito bem a cabeça de leitura. Deve ficar sem o menor vestígio do óxido de ferro que se acumula ao fim de algum tempo, sobretudo quando as cassetes são de fraca qualidade.

2º - Liga o cabo do gravador ao computador. A ficha pequena deve estar na saída dos auscultadores; a maior, na entrada da porta paralela do computador destinada à impressora.

3º - Coloca a cassete com os programas no gravador e regula o volume de som para o mínimo.

4º - Põe o teu computador a trabalhar. Uma vez iniciado o sistema operativo, entra na pasta Spectrum e clica no ficheiro que diz «Carregar.exe». Poderás também utilizar o ficheiro «Spectrum.exe». Todavia, é preferível o primeiro, porque, além de adaptar automaticamente a velocidade de funcionamento ao processador do computador, por mais rápido que ele seja, tem a vantagem de salvar os programas no formato SNA. Só devemos utilizar o outro emulador quando temos azar no carregamento de algum programa com este.

5º - Uma vez dentro do emulador, tens que dar as instruções para carregamento, tal como já te dissemos anteriormente. Se já não te lembras, não tem qualquer importância, porque vamos retomar essas instruções.

Para carregamento de qualquer programa com o computador Spectrum (isto é rigorosamente igual no emulador), temos de digitar o comando LOAD, indicando em seguida o nome do programa, com oito caracteres apenas, o qual deve estar dentro de aspas.

Para obteres o comando LOAD, carrega na tecla [ J ].  Faltam agora as aspas. Para tal, pressiona simultaneamente as teclas [Alt Gr] + [ P ].  Obtidas as primeiras aspas, escreves o nome e voltas a colocar as aspas. Vamos dar-te um exemplo concreto. Se nós quiséssemos carregar o programa Bruce Lee, digitaríamos:

                LOAD "brucelee"

Em seguida, é necessário carregar na tecla ENTER e carregar na tecla PLAY  [] do gravador.

6º - Agora, vais prestar atenção ao bordo do ecrã, para ver se começam a surgir umas linhas em movimento. Mas tens de começar a subir o volume do som do gravador, aos poucos, nunca no máximo, para não correres o risco de sobrecarga e provocares uma avaria no teu computador. À medida que começas a aumentar o volume, começas a ouvir uma sequência de impulsos, que devem ser nítidos e numa alta frequência. Verifica qual o nível a partir do qual começam as linhas horizontais a movimentar-se no bordo do monitor. É sinal de que o programa está a ser carregado. Toma nota do nível, para saberes, nas próximas vezes, em que posição deverás colocar o volume. Se nunca conseguires um som nítido, audível e numa frequência elevada, isto é, agudíssima, é sinal de que necessitas de azimutar a cabeça do gravador.

7º - Agora, que já determinaste qual o melhor volume de som para carregamento dos programas, pára o gravador e rebobina a cassete, para reiniciares todo o processo. Carrega simultaneamente nas teclas SPACE e Back Space [ <-- ], para interromperes o computador. 

Digita novamente o comando LOAD seguido do nome do programa, carrega na tecla de PLAY e espera uns segundos ou uns minutos, que podem chegar aos 4 ou 5). Assim que o programa é todo carregado sem erros, começa a funcionar automaticamente.

8º - Antes de te divertires a explorar o programa, deves gravá-lo imediatamente no disco duro do teu computador, para que os futuros carregamentos se efectuem instantaneamente, sem necessidade de utilizares o gravador e a cassete. Como é que se salva o programa para o disco duro?

Carrega na tecla F2 e dá um nome com oito caracteres apenas.

Podes guardar o programa em qualquer momento. Se o guardas a meio de um jogo, quando o voltares a carregar, ele aparece-te precisamente nesse ponto. Por isso, o ideal é guardá-lo quando se encontra na fase inicial. Se pretendes continuar mais tarde um jogo, deverás guardá-lo, não indicando o nome inicial, mas apenas parte dele, seguido de um dígito com a indicação do nível em que estavas. Por exemplo, se estivéssemos a jogar o Bruce Lee e tivéssemos de interromper, guardá-lo-íamos com o nome «Bruce_2», nunca ultrapassando os oito caracteres. E assim sucessivamente.

9º - Se o programa não funciona com este emulador, o que fazemos? Utilizamos o emulador de Pedro Gimeno, para ver se temos mais sorte. Se ele carrega e funciona perfeitamente, apesar da grande velocidade, que não nos permite utilizá-lo correctamente, efectuamos o salvamento, carregando também na tecla F2. Damos-lhe o nome e o programa fica gravado no disco com a extensão Z80. Em seguida, no ambiente DOS, teremos de reconvertê-lo para o formato SNA.

Como efectuar reconversões do formato Z80 para SNA e vice-versa?

10º - A reconversão de programas do formato Z80 para SNA e vice-versa faz-se utilizando um programa  que já deves possuir na pasta Spectrum, porque, no pacote zipado que descarregaste das página do «Nostalgia Spectrum», tens tudo o que é preciso. Abre a pasta Spectrum. Observa-a com o explorador do Windows e vê o que lá está. Procura um ficheiro ao qual demos o nome de «C.exe». Este é o programa de reconversão. Se carregares em «C.exe» receberás uma mensagem com a data do programa e as instruções de conversão. No caso, por exemplo, do programa «Brucelee.z80», teríamos de digitar o seguinte comando em DOS:

                  C:Windows>C brucelee.z80 brucelee.sna

Carregando depois em ENTER, o programa efectua a conversão. Em seguida, é só utilizar o programa emulador. Mesmo em ambiente Windows, é possível clicar directamente no ficheiro, por exemplo, «brucelee.sna». O Windows, como não sabe qual o programa com que este ficheiro deve trabalhar, apresenta-nos uma janela pedindo para que indiquemos  o programa. Dizemos ao Windows onde se encontra e qual o programa executável. Neste caso, o programa «carregar.exe». O jogo começa imediatamente a funcionar. Nas próximas vezes, o Windows arrancará automaticamente os ficheiros SNA sem necessidade de nos voltar a fazer esta pergunta.

 

Cremos neste momento ter-te ensinado tudo o que é preciso para recuperares as relíquias informáticas do tempo do Spectrum. Se tiveres quaisquer dificuldades, não hesites em contactar-nos. Procuraremos ajudar-te. E, já agora, partilha connosco os programas que conseguires recuperar. Eles poderão ser incluídos nas página deste endereço com a indicação da tua colaboração.