«Qual era a filosofia de trabalho do computador Spectrum?
Quais as suas características? Como é que o púnhamos a
trabalhar? Como era o teclado?»
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- Se o teu computador se transforma em Spectrum quando
clicas nos ficheiros «SPECTRUM.EXE» ou «CARREGAR.EXE» é
porque ou não tiveste problemas com os atributos destes
ficheiros ou já os desactivaste. Por isso, vamos agora ver
como funciona o Spectrum e como se carrega um programa.
Segundo
cremos, a filosofia que terá presidido à criação e lançamento
deste tipo de computador terá sido a de fornecer uma máquina
relativamente acessível às bolsas domésticas, compacta e de
fácil utilização. No fundo, facilitar a divulgação das
tecnologias informáticas, tornando este computador popular e
também lucrativo para o seu criador.
O Spectrum
era (e continua a ser, para quem ainda o conserva e utiliza)
uma máquina compacta, levíssima e fácil de levar para
qualquer lado. É preciso que nos lembremos que, na época em
que ele fez sucesso, ainda não existiam os actuais
computadores portáteis, com ecrã de TFT incorporado e com
elevada capacidade. Só precisávamos de levar o computador, a
cassete com os programas e o alimentador, desde que no local
onde o íamos pôr a trabalhar existisse um aparelho de
televisão e um vulgar gravador de cassetes monofónico. Sim,
monofónico! Se utilizássemos um estereofónico arriscávamo-nos
a que os programas não fossem correctamente carregados na memória
do computador.
Além de ser
pequeno, leve e fácil de transportar, o Spectrum podia ser
programado por nós, desde que aprendêssemos o «Basic
Sinclair», uma linguagem de programação extremamente acessível,
intuitiva e fácil de memorizar, porque utiliza comandos na língua
inglesa, tais como RUN, GO TO, GO SUB, RANDOMIZE, LIST, LOAD,
LET, PRINT, etc.
Eu próprio,
que nunca frequentei nenhum curso de informática, entrei
facilmente nesta forma de comunicar com a máquina. Como?
Muito simplesmente transcrevendo, na fase inicial, algumas
listagens de programas lúdicos, que surgiam publicados em
revistas e livros, e observando os resultados. Ao fim de
alguns dias a dar à tecla, a transcrever aquelas listagens de
instruções e a divertir-me com os resultados, estava já
capaz de me sentar à mesa de um café, imaginar um programa
ou um jogo, escrevê-lo directamente no papel e, mais tarde,
digitá-lo no computador. Funcionava quase sempre à primeira,
sem erros, apenas necessitando de retoques para aperfeiçoamento
e melhoria do aspecto e dos resultados.
A grande
dificuldade inicial em trabalhar com o Spectrum está no
teclado. Não porque a posição dos caracteres seja diferente
das máquinas de escrever ou dos actuais computadores, mas
simplesmente porque cada tecla pode desempenhar várias funções.
Queres fazer
uma experiência e ver o que acontece, se carregares em
algumas teclas? Se a tua resposta é afirmativa, será
melhor que imprimas estas linhas. Não terás acesso directo a
elas enquanto estiveres a seguir as nossas instruções.
Vamos então
ver como funcionam as teclas. E talvez, até, brincar um
pouco, escrevendo uma pequena rotina em basic. Isto é
vantajoso, se quiseres aprender a carregar um programa. Caso
contrário, nunca poderás passar um programa da cassete para
o computador e pô-lo a funcionar nos actuais computadores.
Vamos à
experiência, Segue as etapas.
1º - Abre a
pasta
Spectrum e clica sobre o ficheiro «Spectrum.exe» ou «Carregar.exe».
Embora sejam dois emuladores diferentes, permitir-te-ão
entrar no ambiente do Spectrum.
2º -
Carrega na tecla [
R ] e vê o que surge no ecrã do monitor. Então?
Estás a ver? Um simples toque fez surgir o comando RUN, um
comando importante, porque permite correr toda a listagem e pôr
o programa em funcionamento.
3º -
Carrega na tecla [
P ] e vê o que surge. O comando PRINT permite
escrever textos no ecrã, devendo estes ser colocados entre
aspas. Por exemplo, se quisermos que seja impresso no ecrã do
monitor uma mensagem, deveremos digitar a seguinte ordem
directa: PRINT "Este texto será impresso na primeirra
linha do ecrã." Geralmente, num determinado programa, o
comando PRINT vem junto com a indicação da linha e da coluna
onde o texto deverá ser visualizado. Por exemplo, esta linha
de programação
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PRINT PAPER 7; INK 9; BRIGHT 1; AT 12,5; "Estou no centro
do ecrã."
permitirá
que o programa, ao correr, escreva no centro do monitor, com
fundo branco, tinta preta e em modo brilhante a frase «Estou
no centro do ecrã».
Se quisermos
que a listagem de um programa ou um texto seja impresso numa
impressora, o
comando terá de ser LPRINT.
4º - Vai
experimentando diferentes teclas. De cada vez que premires
uma, carrega em seguida na tecla de «Backspace» [<—],
para que possas obter outro comando. Observa as palavras que
surgem.
Se
reflectires um pouco, verás que a letra da tecla coincide por
vezes com a primeira letra do comando, o que facilita a
memorização. Mas, como os comandos são inúmeros, quase
correspondendo um a cada tecla, não é possível fazer com
que esta coincidência seja permanente.
5º -
Carrega agora na tecla [
J ] e observa. — Qual é a palavra que surge?
Tens na tua
frente um comando importante. É com o comando LOAD que se
podem carregar os programas para dentro do computador. Para
isso se poder fazer, é necessário carregar na tecla J e,
imediatamente a seguir, digitar o nome do programa, o qual
deverá ser colocado no meio de aspas. Por exemplo, para
passar o programa HeliHJCO da cassete para o computador,
tivemos que escrever a seguinte linha de comando:
LOAD "helihjco"
Uma vez
escrito, carregámos na tecla ENTER e pusemos o gravador em
marcha.
Assim que a
cassete começa a correr, ouve-se um ruído numa frequência
elevada, ao mesmo tempo que surgem nos bordos do ecrã
diversas riscas, em perfeita sintonia com o som audível,
muito semelhante ao que acontece quando nos conectamos à
Internet e o MODEM começa a funcionar. Quando acaba o ruído
e não há erros, o programa arranca automaticamente.
Queres
simular o carregamento do programa e digitar a instrução que
apresentámos antes do parágrafo anterior? Experimenta digitá-lo
sem as nossas instruções. Para isso, em vez do ficheiro «Spectrum.exe»,
utiliza o outro, que está mais completo e é de mais fácil
utilização. Carrega no ficheiro «Carregar.exe» e, em
seguida, procura digitar a linha de comando. Vê se consegues
sem a nossa ajuda.
Então? Qual
foi o resultado? Conseguiste? Foi tarefa fácil? Ou será que
andaste às aranhas, a experimentar carregar em várias
teclas, à procura das aspas?
É mais fácil
descarregar da Internet os programas que te disponibilizámos
nas páginas anteriores e pô-los a correr, do que passar da
cassete para o computador. E, além disto, ainda terás de
possuir o cabo de ligação do gravador ao computador, que
iremos, lá mais para diante, ensinar-te a construir. Mas não
adianta ter este material se não soubermos depois trabalhar
com o computador.
O localizar
a função LOAD é relativamente fácil, porque basta carregar
na tecla [
J ]. O problema vem depois. Necessitamos de
localizar as aspas. Estas obtêm-se premindo simultaneamente
as teclas [Alt
Gr] + [
P ]. E o maior problema ainda não é este, mas
sim o de localizar as cerca de 99 funções indispensáveis
para podermos programar em «basic». Além disto, temos ainda
de prestar atenção ao aspecto do cursor, porque é ele que
nos diz em que modo de escrita nos encontramos. Por exemplo,
observa o que acontece ao cursor depois de carregares numa
tecla e também quando carregas simultaneamente nas teclas [Shift]
+ [Alt
Gr].
O cursor
pode piscar mostrando um K, um L, um E ou um G. De acordo com o
aspecto por ele assumido obteremos resultados diferentes. Por
isso, para nos facilitar a rápida localização das funções,
quando nos dedicávamos a programar em Basic Sinclair, fomos
obrigados a criar uma tabela com todas as funções ordenadas
alfabeticamente. Deste modo podíamos rapidamente localizar
qual a fiada de teclas e a posição, poupando-nos imenso
tempo.
— Queres
escrever um mini programa em Basic Sinclair para veres o
resultado e como funciona o computador?
Digita a
seguinte linha de programação. Repara que colocamos um número
antes da linha, porque, quando se programa, as linhas devem
ser devidamente numeradas. Nós, por exemplo, com programas
demasiado extensos, numerávamos de 5 ou de 10 em 10, para o
caso de querermos inserir, mais tarde, linhas intermédias.
Aqui tens a
linha simples de programação:
10 FOR n=1
TO 25 : PRINT "Palavras e mais palavras. "; :
BEEP 0.1,RND*20 : NEXT n |
A tua grande
dificuldade, tal como aconteceu connosco ao escrevermos esta
simples linha, vai residir na localização das teclas com as
funções.
Tens aqui a lista
das dificuldades, ou seja, quais as teclas que nós
utilizámos e que podem não coincidir rigorosamente com o teu
teclado.
FOR <> [ Tecla F ]
= <> [Alt Gr] + [ L ]
TO - [Alt Gr] + [ F ]
: (dois pontos) <> [Alt Gr] + [ Z ]
PRINT <> [ P ]
" (aspas) <> [Alt Gr] + [ P ]
. (ponto final) <> [Alt Gr] + [ M ]
; (ponto e vírgula <> [Alt Gr] + [ O ]
BEEP
<> Para esta função, temos de premir [Alt Gr] + [Shit]
e, sem tirar o dedo de [Alt Gr] carregar em seguida na tecla [
Z ].
RND (Randomize)
<> [Alt Gr] + [Shift] e depois, mudado o cursor para um
L maiúsculo, carregar apenas na tecla [ T ]
NEXT <> [ N ]
Depois de
digitada toda a linha, carrega na tecla ENTER, para o
computador aceitar o teu mini-programa. Para verificares se
ele trabalha, carrega na tecla [ R ] = (RUN) seguido de ENTER.
Efectuada
esta pequena abordagem sobre o que é o Spectrum, utilizando
um emulador que não é rigorosamente a mesma coisa que
trabalhar directamente com o bichinho, nas próximas páginas
iremos ver qual o material indispensável e como o utilizar
para passar os programas das cassetes para dentro dos modernos
computadores.
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