Actualmente uma cidade situada entre Aveiro e Porto, esta localidade era, no meu tempo de infância, entre 1945 e 1960, uma pacata vila onde era possível jogar à bola no meio da rua, à excepção das malfadadas segundas-feiras, porque a feira semanal nos roubava os espaços de brincadeira. Durante o período dos estudos liceais, feitos os dois primeiros anos no Colégio de S. Luís, passei a ir todas as madrugadas de comboio para o Porto, para aí frequentar o ensino oficial.

As imagens mostram-nos a casa onde vivia e como era Espinho no meu tempo de criança.

Escola primária Nº 1 de Espinho com moradia ao centro. (Clica na imagem)Três aspectos de Espinho na década de 1950, obtidas a partir de postais produzidos pelo prof. Henrique de Oliveira na década de 1950. (Clica na imagem)

 

Para mais informações acerca de Espinho, poderás utilizar a ligação para Internet que te remete para a página oficial da Câmara Municipal. Todavia, será talvez preferível clicares sobre as duas imagens ou no botão para a página seguinte, porque a evocação que te estou a fornecer acerca desta antiga localidade portuguesa ainda só vai no princípio.

 

          www.cm-espinho.pt 

Página anterior  Índice  Página seguinte