João Ribeiro Coutinho de Lima, Porto e Ria de Aveiro. Notícia sobre o seu valor económico. Aveiro, Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro, 1936, 18 pp.

 

Aveiro como porto de comércio

Nas duas actividades de pesca longínqua e pesca costeira, atrás mencionadas, o porto de Aveiro atingirá facilmente o tráfego previsto, só pelo prolongamento dos Molhes, que garantem um fácil acesso à laguna.

A laguna, por si só, está apta a dar desenvolvimento bastante à pesca longínqua e está também apta a dar certo desenvolvimento à pesca costeira, com obras de pequena monta.

Quanto ao porto de comércio, se é certo que uma vez prolongados os molhes se facilita a entrada de navios de comércio, é também certo que a laguna pode permitir um amplo desenvolvimento sob este ponto de vista.

A laguna, só por si, é um esplêndido veículo de transporte das mercadorias, ligando, pelos seus ancoradouros naturais e pela sua extensa rede de canais, uma população de mais de 100.000 habitantes, com as embarcações que demandem a barra e entrem na laguna. Duas vias de caminho de ferro servem a laguna, e uma importante e densa rede de estradas põem-na em comunicação com todo o resto do país, especialmente com a Beira Alta.

As condições de desenvolvimento industrial − vastas áreas de terrenos planos, cortados por canais que conduzem ao ancoradouro − tornam-se ideais, uma vez que esses ancoradouros se tornem acessíveis, em todas as condições, à navegação marítima.

Sendo estas as condições em que se encontra a laguna, daqui resulta que o seu desenvolvimento como porto de comércio, embora mais lento do que o desenvolvimento que terá a pesca nas duas modalidades referidas, será inevitável.

Pelas condições óptimas que a laguna reúne como porto de abrigo seguro, pelo desenvolvimento industrial a prever, pela sua privilegiada situação em relação ao centro do país, pela importante população que serve directamente, e até pela actividade comercial que o seguro desenvolvimento da pesca acarretará, não deixará esse desenvolvimento de se dar. Se, à medida que for aparecendo o tráfego, de que a zona de influência do porto necessita, se forem construindo obras interiores que facilitem esse tráfego, o movimento aumentará certamente, pela criação de novas actividades.

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Num porto onde, pelas dificuldades de acesso da barra, o tráfego é diminuto, embora em época já distante tivesse sido elevada a sua importância comercial, é difícil fazer uma previsão rigorosa.

Das estatísticas oficiais não podemos lançar mão para este efeito, porque não nos fornecem elementos.

A única forma que temos de fazer uma avaliação da quantidade de produtos que se servirão do porto de Aveiro, desde que o seu acesso seja facilitado, é calcular, mediante elementos de informação tirados perante as diversas actividades existentes, essas quantidades, actualmente consumidas na zona de influência do porto e que têm facilidades de por ele transitar. Desta maneira, pondo de parte / 8 / todas as previsões legítimas sobre o futuro desenvolvimento comercial e industrial, para considerar apenas o que, existente já, está, por assim dizer, à espera de que a barra se abra, conseguimos apurar que podem transitar, desde já, pelo porto de Aveiro, com manifesto benefício para as diversas actividades, as seguintes quantidades de mercadorias:

     
 

Carvão para a indústria local, para os caminhos-de-ferro do Vale do Vouga e C. P. ..........................................................................................................................

30.000 T.

Toros de pinho em retorno, visto que a região está ainda por explorar e tem grande abundância desta mercadoria ...............................................................

20.000 T.

Vinho, dada a circunstância da proximidade da região da Bairrada, que exporta em precárias circunstâncias por outros portos o seu vinho .......

1.000 T

 

 

Cimento necessário ao distrito de Aveiro e parte do de Viseu, embora o seu consumo seja muito superior, calculamos que apenas transitem pelo porto de Aveiro .......................................................................................................

10.000 T.

Cerâmicas, adubos, folha de flandres, chicória, minérios, etc., etc. ................

15.000 T.

 

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76.000 T.

Sal da Ria de Aveiro em exportação pela barra, dado que a sua produção é de 85.000 T ..........................................................................................................

30.000 T.
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  106.000 T.
 
     

O eminente engenheiro Sr. Von Hafe, sempre cauteloso e prudente em tudo o que fazia, computava, comparando o porto de Aveiro com o do Douro, sem lançar mão de avaliações sempre, incertas e, apenas, pelo seguro conhecimento que tinha destes assuntos, em 100.000 toneladas o seu próximo movimento. Vemos que as 100.000 estão em harmonia com as necessidades actuais da zona de influência do porto de Aveiro e que, portanto, deverá ser este o seu movimento inicial, desde que se assegure um acesso fácil.

 

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