Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996.

 

Impacto de alguns pedagogos do séc. XIX
Johann Friedrich Herbart

Coménio e Pestalozzi consideraram, em períodos diferentes, que os conceitos deveriam ser adquiridos pelos alunos a partir da observação directa da realidade ou, nessa impossibilidade, pelo recurso a imagens. Com base nesta herança, Johann Friedrich Herbart [1] vai procurar demonstrar, retomando Coménio, como é possível assimilar novos conceitos a conceitos já anteriormente adquiridos («Uma tal coordenação das matérias ... que os estudos ... pareçam nada trazer de novo, mas sejam apenas um desenvolvimento das coisas anteriores»-Coménio, cap. XVI).

Herbart foi o primeiro psicólogo a harmonizar as modernas teorias da aprendizagem com a teoria da tábua rasa de Locke. De acordo com Herbart, a mente está vazia na altura do nascimento e constitui como que um armazém de ideias. A percepção é um processo de relacionação de novas ideias com ideias anteriormente adquiridas e de assimilação numa totalidade de massa aperceptiva. Segundo Herbart, há três níveis de aprendizagem: o 1º, constituído predominantemente por uma actividade sensorial; no 2º, as ideias previamente formadas são reproduzidas; o 3º, o nível mais elevado, é aquele em que ocorre um pensamento ou compreensão conceptual.

De acordo com a teoria da aprendizagem concebida por Herbart, o método sistemático por ele formulado era constituído por quatro etapas lógicas: 1-clareza: o educando é concentrado na absorção de novas ideias, pelo que o objecto do estudo deve ser decomposto nos seus elementos que o aluno estudará separadamente; 2-associação: uma vez devidamente retido o conhecimento ou ideia do objecto na mente, deverá ser associado com outros objectos relacionados já conhecidos, o que será conseguido por meio da livre conversação ou de experiências sensoriais; 3-sistema: uma vez todos os factos entendidos nas suas inter-relações, serão organizados numa unidade, sendo nesta etapa possível distinguir o essencial do acessório, completando-se assim o processo de aprendizagem; 4-método: nesta fase, será efectuada a testagem dos conhecimentos, podendo o educando resolver problemas novos relacionados com os conhecimentos já adquiridos.

 / 91 / Enquanto na Europa as ideias de Herbart tiveram um reduzido impacto, o seu acolhimento foi elevado nos Estados Unidos da América, tendo-se mesmo fundado a Sociedade Nacional Herbart.

 


[1] - Johann Friedrich Herbart (1776-1841) nasceu em Oldenburg, na Alemanha, e frequentou o curso de Direito da Universidade de Iena, Bremen, que abandonou para trabalhar como tutor na Suíça (1797-1799). Durante este período visitou a escola de Pestalozzi, em Burgdorf, que o impressionou vivamente. Retomou mais tarde os estudos universitários, interessando-se pela educação e filosofia, cadeiras que acabou por leccionar na Universidade de Göttingen (Alemanha), publicando em 1806 Ciência da Educação e, em 1895, Esboços de Doutrina Educativa.

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