Henrique J. C. de Oliveira, Os Meios Audiovisuais na Escola Portuguesa, 1996.

 

Impacto de alguns pedagogos do séc. XIX
Friedrich Wilhelm Froebel

Entre 1826 e 1843, surge na Alemanha um método de ensino infantil, aplicado nos jardins de infância, em que a imagem, embora não desempenhando um papel fundamental, aparece como uma forma de apoio ao ensino. Este método, da autoria de Friedrich Wilhelm Froebel (1782-1852), apoia-se nos seguintes princípios:  1. livre actividade da criança; 2. criatividade; 3. participação social; 4. expressão motora.

Para Froebel[1], o melhor meio de aprender consiste na realização pela criança de uma actividade - fazer para aprender - e na comunicação verbal isolada. Deste modo, o principal objectivo consiste em apresentar aquilo que se pretende ensinar na forma de um jogo, de uma brincadeira. E o sistema, embora não sendo rígido, era constituído por: 1ºjogos e canções; 2º construção; 3º objectos e ocupações. Assim, por exemplo, quem pela manhã efectuasse uma visita a um jardim de infância, poderia ver as crianças em círculos, de mãos dadas, juntamente / 89 / com o professor, a brincar e a cantar, ao mesmo tempo que faziam diversas pantomimas. O livro publicado por Froebel, em 1843, para apoio a actividades lúdicas educativas, encontra-se organizado em séries de canções, jogos e gravuras, tendo em vista auxiliar as mães na sua acção educativa. E cada canção é constituída por três partes: um mote ou tema para orientação da mãe; um poema ou verso com a respectiva notação musical, a fim de poder ser cantado à criança; uma imagem para ilustração do poema, susceptível de diferentes utilizações pela mãe da criança: como motivação, como complemento da actividade e como forma de levar a criança à consolidação ou à descoberta de novos conhecimentos.

Este método de ensino, embora reprimido pelo governo prussiano, que fechou todos os jardins de infância em 1851, um ano antes da morte de Froebel, conheceu uma rápida expansão em diferentes países europeus, tendo mesmo sido divulgado nos Estados Unidos da América por volta de 1880.



     [1] - Vd. Paul SAETLLER, op. cit., pp. 41-42.

 

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