Guião Informativo

 

Dia 15 de julho

 

Centro de documentação da resistência austríaca

A resistência austríaca foi criada em resposta ao aumento do fascismo em toda a Europa e, mais especificamente, ao Anschluss em 1938 e à consequente ocupação da Áustria pela Alemanha.

Estima-se que 100000 pessoas tenham participado dessa resistência, com milhares posteriormente presos ou executados pelas suas atividades antinazis. O principal símbolo da resistência austríaca era "O5", em que "O" indica a primeira letra da abreviatura de "Österreich” (OE), com o "5" indicando a quinta letra do alfabeto alemão (E). Este sinal pode ser visto na Catedral de S. Estêvão. Este museu conta com documentos da resistência na II Guerra Mundial. Além disso, possuí textos e livros escritos por austríacos que se opunham ao fascismo.

Casa de Wolfgang Mozart


A casa de Mozart está dividida em três áreas principais: O apartamento de Mozart, a Música de Mozart e a Viena de Mozart. O compositor viveu aqui com a sua família, entre 1784 e 1787. O “apartamento de Mozart” está localizado no primeiro andar, dividido em seis salas, além de ter uma cozinha. Foi aqui que ele compôs as suas obras mais famosas e os melhores trabalhos. Através de fotos expostas e registos, os visitantes conseguem entender melhor a história do compositor, os principais acontecimentos da sua vida e da família e a relação com a sua casa.

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu a 27 de janeiro de 1756 em Salzburg, faleceu em Viena a 5 de dezembro de 1791. Batizado na igreja católica com o nome de Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart, foi um menino-prodígio que se tornou num dos mais geniais e prolíficos compositores da era clássica. Foi de tal forma genial, que em trinta e cinco anos de vida compôs seiscentas e vinte e seis grandes obras.
 

Palácio de Hofburg

Foi durante mais de 500 anos o lugar de residência dos Habsburgo e centro do poder até 1918. Trata-se de um enorme conjunto arquitetónico que abriga uma ampla zona, desde os antigos aposentos imperiais, passando por vários museus, uma capela e uma igreja, uma escola de Equitação e a Biblioteca Nacional Austríaca. O Império Habsburgo foi um império multiétnico e multirreligioso que teve um forte impacto político, administrativo, social e económico em territórios que incluem ou fazem parte das atuais Áustria, Hungria, Chéquia, Polónia e Eslovénia.

No museu estão expostas luxuosas cristaleiras, objetos de prata e porcelana, utensílios de cozinha e jogos de mesa procedentes da cozinha imperial.

\

Página anterior Índice Página seguinte

6