Vila muito antiga, ignora-se a data da fundação de Cascais, bem como quem a edificou, sabendo-se, contudo, que existia já, pelo menos, no tempo dos romanos, sendo naquela época uma povoação próspera.

A actual Vila de Cascais era então conhecida pela designação de Cascale, de que o nome actual é uma corrupção.

O primeiro foral desta Vila foi-lhe dado por D. Afonso Henriques, em 1159, o qual foi reformado por seu filho D. Sancho I, o povoador, em 1189.

D. Manuel, que tantos forais concedeu e reformou, não se esqueceu do foral de Cascais, pois lhe deu novo foral, em Lisboa, a 15 de Novembro de 1514.

Pátria do famoso piloto Afonso Sanches a quem João Cardoso da Costa atribui, na sua «Chorografia Brazileira», ter descoberto a América em 1486, muito anteriormente a Américo Vespúcio, Colombo, Cadamosto, Emo Caboto, etc., Cascais foi outrora uma importante praça de guerra.

Afonso Sanches dirigia-se para as Índias Orientais quando uma violenta tempestade o impeliu para a América Setentrional.

/ 6 / Exausta a tripulação do barco que comandava e morta quase toda pela doença e pela fadiga, quando, no regresso, Afonso Sanches aportou à Ilha da Madeira, onde faleceu em casa de Cristóvão Colombo, levava consigo apenas 3 ou 4 dos marinheiros que o haviam acompanhado e faziam parte da sua tripulação.

Acrescenta o referido autor da «Chorografia Brazileira» que o Diário Náutico de Afonso Sanches ficou, após a sua morte, em poder de Colombo que, guiado por esse Diário, aportou em 1492 à América.

Pinheiro Chagas narra o caso doutro modo.

Afirma ter o piloto português chegado a algumas das Ilhas Caraíbas, situadas, como se sabe, na América, o que mostra haver, de facto, navegado pelas costas dessa região primeiro do que Colombo, a quem se atribui, devido às informações de Afonso Sanches, a descoberta da América.

Fechando o parêntese aberto com este importante episódio ainda não bem esclarecido e que muito longe me podia levar, vou falar de alguns factos históricos que se prendem com a Vila de Cascais.

Em 1580 desembarcou nesta Vila o Duque de Alba, General de Filipe II, apoiado por um forte exército, não obstante a resistência que lhe opôs D. Diogo de Meneses, governador da praça, o que lhe valeu ter sido aprisionado e decapitado pouco tempo depois.

Em 1589 embarcou em Cascais, para Inglaterra, D. António Prior do Crato, acompanhado pelo exército auxiliar inglês.

Como aconteceu a Lisboa e a inúmeras localidades de Portugal, Cascais sofreu imenso com o terramoto de 1 de Novembro de 1755, tendo perecido, vitimados por esse cataclismo, mais de trezentos dos seus habitantes.

E para que nada faltasse para agravar a situação e aumentar o pânico estabelecido nesse dia, até o próprio mar, enfurecido, impeliu para o Alto do Poço Velho, a maior eminência da Vila, os barcos da Baía!

Situada na latitude 38° 41° 0" e na longitude 6° 27' 12" a O de Greenwich, Cascais fica a pouco mais de meia hora de Lisboa, percurso que se faz em cómodos comboios eléctricos e através de uma região assaz bela e pitoresca, o que a torna uma das mais apreciadas e frequentadas zonas de turismo.

É a partir de Carcavelos que as belezas naturais da Costa do Sol surgem imponentes e começam a empolgar-nos.

Em Carcavelos é digno de nota o curioso Palácio da Quinta Nova, do século XVIII, onde se acha instalada, desde 1872, a sede do Cabo Submarino; o Sanatório para crianças escrofulosas, com sede no antigo forte da Junqueira, na praia de Sainhos; a Igreja Matriz, do começo do século XVII, com belos azulejos policromos, de tapete, e, finalmente, a boa e extensa praia, destinada, por certo, a largo futuro.

/ 7 / Na Parede, cuja praia é bastante frequentada, existem dois importantes estabelecimentos para tratamentos, sendo um deles para curas pela helioterapia, o Solário, e, o outro, o Sanatório de Sant'Ana, pertencente à Assistência Pública, estabelecimentos estes que magníficos serviços têm prestado à região.

Merece ainda referência o Parque Infantil Morais, adquirido pela Comissão de Iniciativa e Turismo do Concelho de Cascais, e que, em usufruto, é desfrutado pela Câmara Municipal de Cascais.

Passada a Baforeira e Cai Água, donde se avista um soberbo panorama, chega-se a S. João do Estoril, bela antecâmara dos Estoris.

Um quilómetro depois, a 24 de Lisboa, eis-nos no Estoril, onde nos vamos deter um pouco, afim de apreciar tudo quanto há de belo e de aprazível nesta encantadora região, na qual não pode ser mais agradável a primeira impressão que o visitante recebe.

Dum lado, avista-se o Tamariz. Mais além, a praia tão frequentada no verão e onde se reúne uma sociedade escolhida, composta por pessoas de todas as nacionalidades.

Doutro lado, um grande e moderno edifício com vastas arcarias que circundam o lindo Parque, embelezado com pequenas lojas sortidas de tudo quanto o turista ou o visitante podem desejar.

Com hotéis de primeira ordem, tais como o Hotel Palácio Estoril, e de todas as classes, e com cómodas pensões, os Estoris, devido ao seu clima privilegiado em que predominam magníficas temperaturas de inverno e verão, tão benignas que até permitem que se tomem todo o ano banhos de mar e de sol, clima maravilhoso que dá mais de 3.000 horas de sol por ano, estão justamente destinados a um grande e justo futuro entre todas as estâncias portuguesas.

E para que se possa bem avaliar o que afirmo, vejamos estes dados fornecidos pela Estação Climatológica do Monte Estoril, sob a Direcção Técnica do Observatório Central Meteorológico de Lisboa:

Temperaturas do ar em graus centígrados: Ano de 1932: Média, 16,43. Ano de 1933, 16,38. Inverno de 1932, 11,98. De 1933, 10,55. Primavera de 1932, 16,34. De 1933, 14,38. Verão de 1932, 21,34. De 1933, 20,82. Outono de 1932, 16,90. De 1933, 17,68. Média de 1934, 16,21. Máxima, media, 20,28. Mínima, média, 12,14.

Completam os encantos do Estoril: o Casino, os desportos que ali se praticam, tais como ténis e golfe que estão sendo actualmente ampliados, a piscina, etc., etc.

A dois passos do Parque do Estoril fica a Igreja de Santo António, com belos tetos pintados e magníficos azulejos todos alusivos à vida e milagres de Santo António, igreja que encanta pelo seu lindo conjunto.

 

Página anterior Índice Página seguinte 5 a 7