Série II - N.º 8 - Julho 2010

3

 

Passeio ao Caramulo

15 de Maio de 2010

O Passeio ao Caramulo, mais uma vez inserido nas comemorações da Noite dos Museus e em colaboração com o Museu do Caramulo, reuniu uma vintena de viaturas, com um leque de modelos e idades que representaram desde os anos 50 até ao fim dos 70, com predomínio para os modelos mais recentes. O percurso iniciou-se com sol e foi efectuado sempre por bonitas estradas secundárias que subiram até aos topos da zona das Talhadas e sempre pelos cimeiros se chegou a um dos cumes da Serra do Caramulo, o conhecido Caramulinho. Aí os participantes mais afoitos tiveram a oportunidade de esticar as pernas e testarem o fôlego, subindo as dezenas de degraus cavados na rocha até junto do marco geodésico, de onde se pôde desfrutar de uma vista fabulosa em todo o redor. Mas igualmente fabuloso era o vento gélido, que fez com que rapidamente todos procurassem voltar ao abrigo das viaturas, pois naquela altura já o sol se escondia por detrás de nuvens frias.

À chegada à vila do Caramulo, a caravana estacionou frente ao Museu e pouco depois estavam todos instalados à mesa para degustar um saboroso jantar no Hotel do Caramulo. Da confortável sala podia-se desfrutar de uma bela vista sobre o planalto das Beiras, com a Serra da Estrela a espreitar o fundo. Após o jantar, decorreu uma detalhada visita guiada ao Museu, onde todos puderam observar as belas peças expostas, que vão desde tapeçarias orientais, pinturas, artigos de arte sacra, peças de mobiliário, porcelanas e, naturalmente, automóveis, motos e bicicletas de outros tempos. É sempre uma visita muito interessante. A actividade concluiu-se com um agradável convívio nocturno nos claustros do museu, onde a música ambiente e os comes e bebes à disposição acompanharam as conversas de fim de noite.
   


Participações noutras realizações

A participação do Clube em eventos não organizados por si é também uma constante no calendário anual do CAAA. Este ano o Clube fez-se representar com o nosso stand, onde divulgámos as nossas actividades, no Salão Motorclássico, que decorreu em Março na FIL e no Salão Autoclássico, que decorreu em Braga. Não podemos também esquecer a participação no Dia dos Museus com uma deslocação ao Caramulo, onde os elementos do nosso Clube foram acolhidos pelos responsáveis pelo Museu local com toda a simpatia e requinte (ver texto e fotos noutra página).

Como vem sendo hábito, também os nossos sócios participam, durante o ano, em diversas realizações não organizadas pela nossa estrutura. É o caso do encontro anual que se realiza em Corga do Lobão onde a presença de associados do CAAA tem sido grande. A participação em eventos ligados às motos antigas é outra das actividades que os nossos associados têm vindo a desenvolver como seja o caso do encontro em Barcelos organizado pelo Clube Motocavaquinhos ou no encontro que decorreu no Cais de Gaia.

No domingo de 11 de Julho o CAAA foi convidado pela organização do 1.º Passeio de Motorizadas Antigas, de Soutelo (Branca), uma iniciativa que se destinou a angariar fundos para a APPCDM local.

A participação dos sócios do CAAA limitou-se, neste caso concreto, a expor os seus veículos no centro de Albergaria-a-Velha, onde os viajantes das motorizadas pararam para um momento de descanso e descontracção e de retempero das forças. Apenas dez veículos de quatro rodas se "mostraram" nesta exposição, quase todos de sócios residentes no Concelho de Albergaria.

Não deixou de ser um momento agradável, de convívio entre os elementos do CAAA e a organização deste 1.º Passeio de Motorizadas Antigas, num estreitamento de relações que sempre é agradável nestas coisas.

A participação do CAAA noutros eventos pautou-se ainda no marcar presença no Salão Motorclássico na FIL, assim como no Salão Automóvel de Braga, onde teve oportunidade de divulgar as suas realizações e o seu principal evento anual, a Automobilia.