Série II - N.º 7 - Março 2010

3

 

Passeio ao Douro

Um fim-de-semana inesquecível

Passear no coração da região vinhateira do Douro era um desejo há muito expresso pelos sócios do nosso Clube, vontade que ficou de um outro passeio àquela lindíssima região do Norte do nosso País e que soube a pouco.

Outubro foi o mês escolhido para o tão desejado passeio com S. Pedro a brindar-nos com um belo fim-de-semana solarengo, que nos proporcionou uma visita pormenorizada a diversos locais daquela vasta região e nos permitiu desfrutar das belas paisagens envolventes.

Reunidos os participantes, uma vintena de carros, junto à velha Fábrica Campos, em Aveiro, como já é hábito quando partimos em caravana, lá partimos em direcção a Lamego, onde tivemos oportunidade de degustar o tradicional presunto de Lamego assim como uma bela Sopa à Lavrador, seguida de pataniscas de bacalhau, servido no Restaurante Cova do Barro.

De Lamego seguimos viagem em direcção ao Palácio de Mateus, onde a caravana teve a oportunidade de visitar uma dos mais belos palácios do nosso Portugal, aberto parcialmente ao público, pois ainda ali moram os proprietários da quinta. Depois da visita, o destino foi a povoação de Sabrosa, terra do navegador Fernão de Magalhães e com um interessante património arqueológico, onde o grupo ficou alojado no antigo Solar dos Canavarros, hoje transformado em Hotel, onde também se jantou.

O segundo dia começou cedo, pelas 8,30 com a partida em direcção à Régua. Uma viagem que teve um percalço com o ferimento da esposa do nosso sócio Sr. Videira a ter que receber tratamento no Hospital de Vila Real. O susto foi grande mas, felizmente, rapidamente sanado.

Na Régua ficaram as nossas viaturas em exposição junto ao cais fluvial, onde embarcámos para a subida do rio até Pinhão com a tradicional passagem na Barragem de Bagaúste. Em Pinhão foi servido o almoço, ao ar livre, na Quinta da Foz, pertença da família Calem.

O regresso à Régua fez-se de comboio, proporcionando assim uma visão diferente do rio Douro, tendo a comitiva seguido para a Quinta da Pacheca, onde teve lugar uma prova de Vinho do Porto. Depois de distribuídas as lembranças, cada um rumou a casa.

Foi um fim-de-semana para repetir esperando os participante que este ano a Direcção do Clube nos brinde com mais um passeio ao alto Douro Vinhateiro, talvez desta vez na outra margem.