Série II - N.º 7 - Março 2010

2

 

Editorial


Caros amigos,

Mais um ano se passou e aqui estamos a dar continuidade ao bom hábito de manter activo o Boletim Informativo do CAAA. Aproveito a oportunidade para desejar a todos os sócios e famílias, um ano a trazer-nos saúde e coisas agradáveis à vida!

A nossa actividade como amantes das máquinas antigas tem, na minha opinião, cada vez mais um papel fundamental na sociedade. Vem esta minha afirmação da triste constatação de ver a medida governamental de incentivo ao abate veículos, estar a levar ao desaparecimento de muitas viaturas em bom, e até muito bom, estado. As pessoas que assim procedem, por vezes por fàlta de informação, outras vezes por conveniência económica, têm entregado aos centros de abate viaturas antigas e outras apenas 'velhas' mas em bom estado, o que faz com que daqui a uns anos não consigamos encontrar modelos que hoje têm na ordem de 20 anos de idade, ou seja, carros dos anos 80. Tal como hoje apreciamos carros populares de outros tempos, como o Renault 4 CV Joaninha) ou o VW Carocha, também daqui a não muitos anos vamos querer ver um bem estimado Fiat Uno ou Peugeot 205 da primeira série, e creio que isso não será tarefa fácil em grande parte devido a esta medida de duvidoso interesse. Não os podemos esquecer que a História se repete, por isso creio ser importante o nosso papel na informação das pessoas que eventualmente estejam tentadas a aderir a essa polémica medida, que reconsiderem e, se não querem o carro, que procurem vendê-lo a quem o queira preservar. Afinal, um Clube como o nosso tem como uma das suas principais razões de ser a preservação do património automóvel, o que inclui as motos, os camiões, as máquinas agrícolas, etc.

Sem dúvida que o CAAA, com os seus passeios, encontros, Automobilia, tem vindo a promover, como um colectivo, o gosto e o interesse nesta atitude de preservação patrimonial e histórica, mas cada um de nós deve, também, prolongar essa acção sempre que possa!

É neste espírito que para este ano 2010 contamos com um leque interessante de actividades, de que se destaca um envolvimento especial no Passeios de Motos, uma vez que queremos desenvolver o belo impacto que teve a edição do ano passado, evoluindo a receita utilizada para proporcionar um evento de referência no panorama nacional. Contamos com a participação de todos os sócios para esta e as outras actividades, para usufruirmos de uns dias bem passados!

Para este ano, vamos também fazer todos os esforços para que seja desta que o Clube passe a dispor de um espaço próprio condigno, sonho este perseguido desde a sua fundação, mas que agora vai ser tratado com uma outra orientação muito mais pragmática. Vamos ver o que se vai conseguir, estamos optimistas!

Um bom ano para todos!


O Alfa do Clube

Como é do conhecimento dos nossos sócios o CAAA comprou, já há algum tempo, um Alfa Romeo 2000 GTV que se encontra em fase de restauro.

O nosso veículo encontra-se numa fase adiantada do restauro, com a incorporação de muitas peças novas, tendo-se também optado pelo restauro da maioria das peças originais. Na altura em que os nossos sócios recebem o Boletim, o restauro de toda a parte de mecânica, chaparia, pintura e montagem das partes da carroçaria já se encontra concluída. Segue-se a instalação eléctrica, que terá que ser completamente refeita. Seguir-se-á a parte de estofos e revestimentos interiores, no rigoroso respeito dos materiais e condições originais, para finalmente se passar aos acabamentos de detalhe finais. Mas apesar da quantidade de coisas que ainda há fazer o automóvel estará pronto para a Exposição dos 100 anos Alfa Romeo que terá lugar na Automobilia a realizar no fim-de-semana de 22 e 23 Maio.

 

A Direcção do Clube lamenta informar os nossos sócios do falecimento, no pretérito dia 27 de Janeiro, do nosso colega e amigo António Simões Rainho Correia, devido a problemas cardíacos. Habitual presença em todas as actividades do Clube, estamos certos que todos iremos sentir a falta da sua simpática companhia. À esposa e filha, o CAAA expressa as sentidas condolências.