Série II - N.º 6 - Julho 2009

6

 

O CAAA em Braga

No fim do mês de Março realizou-se aquele que foi o I Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Antigos de Braga. Em Braga esteve também o nosso clube com o seu já tradicional stand onde se deu a conhecer, a si e às suas diversas actividades, destacando-se a divulgação da Automobilia que se realizou cerca de mês e meio depois.

A organização deste primeiro salão de Braga esteve a cargo da revista Topos & Clássicos em colaboração com a empresa CRMotorevents, uma iniciativa que contou com cerca de 10 mil visitantes e que, segundo a organização "veio para ficar no calendário das actividades ligadas com os antigos e clássicos".

Além da presença de variadas marcas através dos seus carros mais emblemáticos, destaca-se a dos diversos clubes da especialidade, nomeadamente o CAAA, que participaram num encontro de clubes onde se debateu o futuro dos veículos de colecção em Portugal, tendo-se feito uma comparação com o que se passa no resto da Europa em termos de legislação que no nosso país está a passar por profundas transformações deixando os proprietários destas velhas máquinas apreensivos quando ao que aí poderá vir no que concerne à sua preservação e utilização.


Passeio a Viana do Castelo

Foi em Abril que o Clube deu início às actividades do ano de 2009. Viana do Castelo foi o destino escolhido para o passeio e convívio, numa visita a terras minhotas onde os convivas tiveram a oportunidade de conhecer os seus locais históricos e paisagísticos e, como não podia deixar de ser, de provar a sua interessante gastronomia, o que foi feito durante um almoço no Restaurante Pedra Velha, onde as entradas de gambas que antecederam o prato de bacalhau, típico da casa fizeram as delícias dos participantes.

Da parte da tarde, já de barriguinha cheia a comitiva deslocou-se até à doca onde se encontra ancorado o navio Gil Eanes, que durante muitos anos foi o único navio hospital a operar nos mares apoiando a trota pesqueira portuguesa assim como apoiando os nossos soldados nas colónias africanas, e que se encontra ali estacionado possibilitando um conhecimento directo de uma pequena parte da nossa tão rica História nacional. Os convivas, que se fizeram deslocar em cerca de duas dezenas de viaturas antigas, tiveram também a oportunidade de contactarem, durante a viagem, com a beleza natural de todo o norte do país, embora parte do percurso tenha sido feito por auto-estrada.