...respeito à periodicidade das inspecções como quanto aos critérios de selecção. Paralelamente, a atribuição e renovação do seguro vai estar dependente da actualização das cotas por parte do sócio.

Esclareça-se: não se pretende com estas medidas criar uma imagem elitista, pois o que está em causa não é só o valor estimativo que o veículo possa ter, mas sim o seu interesse coleccionístico e, acima de tudo, o espírito de verdadeiro gosto pela preservação e recuperação do veículo antigo e clássico. Creio que todos nós e o Clube só temos a ganhar com estas medidas.

Se houver dúvidas quanto ao que aqui foi escrito, considere os seguintes factos e reflicta: o Clube tem actualmente perto de 300 sócios, mas são quase sempre os mesmos cerca de 30 a 40 a participar nos eventos; apenas pouco mais de 50% tem as cotas actualizadas; apenas cerca de 50 sócios responderam aos vários pedidos da Direcção no sentido de actualizarem as fichas dos seus veículos; dos veículos propostos para a inspecção, a maioria é moderna, em termos de critérios que definem o coleccionismo enquanto tal...

Miguel Serrano

 

NOTICIÁRIO


PIC NIC À MURTOSA

 

No passado dia 29 de Setembro, o C. A. A. A. levou a efeito mais um evento do seu calendário de actividades. Tratou-se do Pic.Nic à Murtosa e foi um sucesso sob vários pontos de vista. Para começar (e porque sem ovos não há bolo), a participação foi excelente por parte dos associados que acorreram em bom número, juntando-se frente às instalações do Clube 40 automóveis e 18 motos, num leque variado de marcas, modelos e idades, que iam desde um Stubebaker, Austin, Citroen e Ford dos anos vinte, passando por um Chrysler, Fiat e Ford dos anos trinta, uma grande variedade de modelos dos anos quarenta e cinquenta, com destaque para um Singer Roadster até aos modelos mais recentes dos anos sessenta e setenta. No entanto, a grande estrela do dia esperava a caravana na Murtosa: um Oldsmobile Curved Dash de 1904 do Dr. Vilar que fez aqui a sua primeira aparição ao público ao fim de quatro anos de meticulosa restauração. Nas motos, as mais antigas eram duas Harley Davidson de 1946 (uma delas com sidecar) mas também apareceram Matchless, BMW, BSA, Cucciolo, etc.

Com o Sol sempre a participar na festa amenizando a temperatura do ar e a encher de cores alegres a paisagem, a caravana foi recebida na Murtosa pelo Presidente da Câmara que ofereceu um aperitivo no local do

 

Pic-Nic, no lugar do Bico, junto às águas da Ria, um sítio verdadeiramente encantador. Apesar de toda a gente já ter ficado bem com aperitivo, houve que abrir os cestos das merendas e então todas as sombras foram poucas para todos atacarem os leitões, arroz de frango, frango assado, sandes, etc, etc., com tudo muito bem regado... Finda a refeição, houve tempo para apreciar as malabarices do Oldsmobile, que parecia não sentir a idade. Até que resolveu ir-se abaixo e então é que foram elas para o convencer a tornar a andar. Escusado será dizer que todos se juntaram à volta do veículo, inclusive os muitos domingueiros que entretanto foram chegando, e pareceres técnicos e muita boa disposição não faltaram até que, finalmente, a gloriosa máquina acorda e envolve todos numa grande nuvem de fumo, provocando o desbaratar de toda aquela gente. Enfim, com o Sr. Presidente da Câmara da Murtosa como passageiro, o velho carro arranca a comandar a caravana por um belo passeio, sempre aclamada pelas pessoas que iam parando para ver até que se chega à Torreira, onde todos os participantes ficaram vaidosos com as larguíssimas centenas de pessoas que ladeavam as ruas aplaudindo e comentando a caravana de velhas máquinas. Sem dúvida, um dos momentos altos do passeio. O lanche veio de seguida, de novo oferta da Câmara Municipal da Murtosa e decorreu na Estalagem Ria Bela, junto à Ria. Foi ocasião para agradecimentos e o Presidente do Clube, Dr. José Azevedo, aproveitou para agradecer a colaboração da C.M.M. e elogiar tanto o Curved Dash como o Citröen Six de 1926 do Sr. Fernando Silva, também ele alvo de um excelente trabalho de restauro, sem desprimor pelas outras excelentes máquinas presentes.

Ficou a certeza de se vir a repetir este Passeio, tal a simpatia com que o Clube foi recebido tanto pela autarquia local como pelas suas gentes, às quais reiteramos o nosso "bem hajam"!

Miguel Serrano



FEIRA DE TROCAS E VENDAS

 

MAGUSTO DO CLUBE

 

Apesar do mau tempo que nesta altura do ano habitualmente se faz sentir, os amantes dos veículos antigos não deixaram de participar nesta penúltima actividade do calendário para 1996 do C.A.A.A., que decorreu nos passados dias 23 e 24 de Novembro. Tratou-se de uma Feira de troca e venda de peças e veículos antigos (automóveis, motos e bicicletas) que decorreu durante dois dias no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, gentilmente cedido pela C.M.A. para o efeito.

 
 

Clube Aveirense de Automóveis Antigos

Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, Entrada Sul, 3.º Piso, Sala 11

3800   AVEIRO                           Tel / Fax: 034-20 487

 

 

pág. 2