Desporto Escolar

Clube da Ciência

Os corredores e o espaço envolvente da ESJE serviram de palco a mais uma edição do peddy-paper das Ciências, desta vez, dirigido aos alunos do 10.º ano e subordinado ao tema da Semana da Ciência e da Tecnologia, a Inteligência Artificial.

Um dos pontos altos da participação do Clube Ciência Viva na Escola nesta Semana foi a dinamização de várias atividades experimentais na Sala de Professores, com sessões interativas, permitindo a partilha de conhecimentos de física e química entre docentes.

Além de demonstrações práticas, o Clube envolveu-se também no lanche partilhado, oferecido aos colegas na sala de professores.

A Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais manifestou o seu apoio e reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelo Clube, deixando uma marca positiva na nossa comunidade escolar.

Além desta participação, o Clube Ciência Viva na Escola esteve presente em encontros de Clubes Ciência Viva na Escola quer à escala regional, quer nacional e continua a planear e a envolver-se em atividades de divulgação da Ciência aos alunos. Marcou presença com um laboratório aberto no dia “ser AEJE” e participará com outras atividades no dia do Patrono, dia 26 de maio, com propostas interativas de alunos mais velhos(secundário) para os alunos mais novos (2.º ciclo).


Desporto Escolar 2024/25 no AEJE

A terminar mais um ano letivo e com ele o trabalho dos nossos núcleos nas diferentes modalidades – Andebol, Basquetebol, Boccia, Canoagem, Futsal, Natação Pura e Natação Adaptada, Padel, Surf, Ténis de Mesa, Vela e Voleibol e projetos DE Comunidades e DE Rodas, abertos a toda a comunidade escolar.

Centenas de praticantes, de treinos, de concentrações e outras atividades foram uma constante. Formados árbitros, feita a inclusão dos jovens com mais debilidades, melhoradas competências para as prestações nas aulas de Educação Física, e incutida a prática desportiva numa perspetiva de fomentar o bem-estar bio, psico e social de todos.

Sempre com o apoio incondicional dos colegas em geral, para alterar uma avaliação, justificar uma ausência, transmitir informações aos encarregados de educação e até participarem ativamente nas nossas propostas.

A colaboração dos nossos técnicos de ação educativa e dos serviços administrativos foram fundamentais e a ligação às linhas orientadoras do projeto educativo do Agrupamento ajudou o foco na nossa missão.

Os resultados competitivos nem sempre foram os que pretendíamos, mas estamos certos de que transmitimos valores, posturas, atitudes de fair play, camaradagem de espírito colaborativo e o lema olímpico “Citius, altius, fortius”, ficará presente, nos nossos jovens.

Novas experiências, vivências únicas foram partilhadas e sentidas por todos os intervenientes.

A participação em fases Regionais e Nacionais serão certamente momentos altos para recordar, dos dias no Agrupamento de Escolas de José Estêvão.

A coordenadora do DE do AEJE: M.ª Paula Agrelos

 

24