Projetos

O Debate no AEJE e o "Diário de Aveiro"


Na sequência do debate organizado por um grupo de alunos do 12.º H, no dia 23 de abril, e por ter sido aberto ao público, tivemos o prazer de “aparecer” no "Diário de Aveiro".

No dia 9 de maio o artigo apareceu destacado na segunda página do DA, onde pudemos explicar o intuito do nosso projeto e as atividades que realizámos. Não podemos deixar de agradecer à jornalista Sandra Simões, que se disponibilizou e ofereceu para escrever o artigo e dar-nos a oportunidade de divulgar o projeto.

No seguimento de algumas conversas, chegámos também à fala com a senhora Vereadora Irene Guimarães, de S. João da Madeira, que nos convidou para abrir a Assembleia Municipal Jovem do município.

Tivemos o prazer de falar um pouco sobre o projeto e também sobre a importância de os jovens votarem e terem mais voz. Estes mecanismos reforçam o papel da política de proximidade e da sua necessidade de envolvimento das comunidades, com especial ênfase para os jovens. Reforçámos laços intermunicipais e destacámos as boas práticas do município, com o devido reconhecimento do trabalho feito pelo atual executivo.

Visamos dar continuidade a este trabalho na ótica de valorizar o projeto do agrupamento e promover uma disciplina de cidadania mais dinâmica. Sentimos que há espaço para que no futuro se aproveite o que já foi feito e possa existir um mecanismo escolar de promoção da literacia política dada a conjuntura mundial e os atos eleitorais que se avizinham.

Concluímos dizendo que, há de facto vontade de fazer “Política na Prática” e reinventar a democracia. O envolvimento dos jovens nesta causa é central para combater as ameaças à democracia e despertar o político que cada um tem dentro de si, sempre com vista ao serviço da comunidade e com o devido sentido de missão.

João Nuno Vinagre - 12.º H


Sessão de Esclarecimento e Debate entre Juventudes Partidárias

Política na Prática é o nome do projeto de Cidadania e Desenvolvimento de um grupo de dez alunos do 12.º H. O objetivo passa por alertar os jovens e a comunidade escolar para a importância não só de votar, mas de participar ativamente na política e na sociedade. O projeto surgiu como resposta às dúvidas de vários jovens que se sentem distantes da política e dos partidos e também dos atos eleitorais que se avizinham.

Numa primeira abordagem foi possível, no dia 3 de abril, com um auditório cheio e participativo, falar dos principais partidos políticos em Portugal, das eleições e do modo como o voto se transfere em mandatos bem como da história da política e dos principais decisores políticos no pós 25 de abril.

Esta sessão de esclarecimento serviu como rampa de lançamento para um debate entre duas juventudes partidárias. Em vésperas do 25 de abril, no dia 23 de abril, enchemos mais uma vez o auditório para receber o João Sarmento, líder da concelhia de Aveiro da Juventude Socialista e Leonardo Maio, líder da concelhia de Aveiro da Juventude social-democrata. Debateu-se o papel das juventudes partidárias, os problemas que afetam os jovens, bem como as diferenças entre PS e PSD e como são influenciados pelos partidos políticos mais recentes.

A adesão que tivemos e o incentivo à realização deste tipo de projetos é a prova da necessidade de valorização e reinvenção da democracia a nível global. O papel formativo das escolas é fundamental para a melhoria dos índices de literacia política e participação cívica, sendo essencial fomentar o trabalho em equipa e o debate limpo sobre os temas que afetam a sociedade de modo a garantir mais qualidade e integridade na classe política.

Este projeto nunca seria uma realidade não fosse a ênfase na disciplina que o projeto educativo do agrupamento promove. Politizámos, debatemos e informámos, sempre com a intenção de despertar o tema da política nos jovens. Um semestre de luta que culmina no Dia do Agrupamento, no dia 26 de maio, com um balanço positivo e na esperança de continuidade, dado o resultado final e todo o acompanhamento do projeto nas redes sociais. Todas as nossas atividades estão disponíveis na integra através do nosso Instagram @politicanapratica_aeje bem como os registos das atividades e algumas informações.

Resta-nos agradecer pela oportunidade e pela atenção. Se não formos nós a acreditar, quem será?
 

 

23