Projetos


Visita de Estudo do 2.º Design e Cerâmica à Nautilus, à FEQ e à Allire


O dia 26 de março obrigou os alunos do 2.º DESM/CER e os professores que os acompanharam a despertar mais cedo. A jornada era exigente e, pelas 10 horas, estávamos na Foz do Sousa, relativamente próximos da margem norte do rio Douro, na entrada da empresa Nautilus, empresa que, no nosso século, se tem centrado na produção de mobiliário escolar.

O percurso realizado na Nautilus foi pontuado por dois momentos marcantes. Numa primeira fase, pudemos circular pela área de produção, interagir com funcionários da empresa e observar o processo de produção de mobiliário metálico e em madeira, verificando o circuito de transformação da matéria-prima em diferentes produtos e situações associadas à segurança no trabalho. Numa segunda fase, tivemos oportunidade de interagir com responsáveis da empresa, que apresentaram a empresa e as respetivas linhas estratégicas, destacando o foco na inovação e na sustentabilidade, e esclareceram dúvidas. Foi uma manhã produtiva, que nos aproximou do mundo de trabalho.

Após o almoço, avançámos para a segunda etapa da nossa visita de estudo, rumo às serras, mais precisamente à Fundação Eça de Queiroz, na Quinta de Tormes, em Baião.

Antes de avançarmos para a visita guiada à casa que pertenceu ao escritor de Os Maias, houve oportunidade de percorrer o exterior da casa e desfrutar da paisagem. No percurso no interior da casa, para além de aprofundarmos conhecimento sobre a vida e a obra de Eça, pudemos também observar interessantes detalhes de uma casa que convoca os séculos XIX e XX, com particular relevo para peças de mobiliário e de cerâmica que suscitaram a nossa atenção.

A terceira e última etapa da nossa visita de estudo levou-nos ao centro do Porto, ao espaço da empresa Allire, que nos permitiu conhecer mais uma empresa associada ao design de mobiliário. No percurso desenvolvido, pudemos observar peças que refletem o sentido da estratégia da empresa, que valoriza o design, a qualidade da matéria-prima e a responsabilidade ecológica.

O regresso a Aveiro foi tranquilo após uma jornada preenchida por um conjunto de experiências que contribuíram para o desenvolvimento da nossa capacidade de compreensão da realidade que nos rodeia.

Alunos do 2.º DESM/CER – João Valente

 

 

21