Projetos

(...) Após a tomada de posse, a nova AE já começou a trabalhar.

No dia 9 de dezembro, a vice-presidente, Leonor Merendeiro, esteve presente na reunião entre delegados, subdelegados e a professora Glória. Por outro lado, no dia 16 de dezembro, o presidente representou os alunos no Eco-Conselho e Hastear da Bandeira do Eco-Escolas.

No dia 20 de dezembro, o espírito natalício invadiu a escola – a AE incentivou o corpo estudantil a partilhar com os outros as suas melhores roupas e acessórios natalícios assim como pôs música alusiva à época nos intervalos.

Nesse mesmo dia, o presidente e a vice-presidente marcaram presença na Cerimónia da Entrega dos Diplomas. Ainda no mês de dezembro, membros da Associação de Estudantes começaram a dinamizar a Loja Solidária.

Por sua vez, no dia 23 de Janeiro, pelas 23 horas, decorrerá a primeira Assembleia Geral do ano.


Tapeçaria Comunitária

"Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida"

(Jung, 1920)

A arte participativa envolve a participação ativa das pessoas na criação da ‘obra de arte’. As pessoas são cocriadoras ativas no processo artístico, na inter-ajuda da realização desta tapeçaria.

O objetivo é promover a interação entre a obra e o público, gerando novas formas de diálogo e de conexão. Acontece quando os participantes usam as suas competências pessoais para criar algo em conjunto.

Uma das características principais da arte colaborativa é a importância da experiência coletiva, em contraste com a ideia de autoria do artista. Assim, a obra de arte passa a ser vista, não como um objecto estático, mas como um espaço de co-criação e interatividade.

As pessoas são convidadas a participar ativamente da tapeçaria, seja por tocar, mexer ou manipular. Assim, a obra vai-se transformando e sendo um reflexo dos diversos participantes.

A partir das suas interacções, nascem novas formas de expressão. A nível social, esta colaboração pode gerar novas relações e possibilidades relacionais.

Este projeto foi realizado por: 3.º DES - Design e Projecto de Mobiliário (construção do tear e montagem da teia ou trama); 12º F - Oficina de Artes; 2º Cerâmica, Clube de Artes, Gangue da Agulha e Serviços de Psicologia e Orientação, sob orientação da professora Magda Barata.

 

27