Nos dias de hoje, a primeira impressão que
temos de qualquer escola não é o seu portão de entrada, mas sim o seu
website. Este passou a ser a porta principal das escolas e, aos olhos do
público, a sua organização reflete a organização da escola.
A escola pode ter os melhores professores,
funcionários, alunos e equipamentos. Os professores podem utilizar
métodos de ensinos bastante interessantes e inovadores. Os clubes de
desportos, cinema, estudo, etc., podem criar um ambiente escolar
agradável e acolhedor. Mas nada disto será tido em conta, se os pais
visitarem o website da escola e este não refletir a sua excelência.
Como Steve Jobs, fundador da Apple, disse, «O
design não é apenas a aparência. O design é a forma como funciona.»
(“Design is not just what it looks like and feels like. Design is how
it works.”)
O design de um portal web escolar deve ter
em consideração a sua acessibilidade e funcionalidade. Os títulos e
subtítulos devem ter uma estrutura adequada à sua importância, deve
existir uma imagem ou vídeo principal que ajude a transmitir a mensagem
ou tema do site. O menu de navegação deve ser simples e notável, para
que o público encontre informações rapidamente. O conteúdo deve ser
legível e relevante para os alunos, pais e funcionários escolares. A
linguagem deve ser clara e acessível, e as informações devem ser
atualizadas para manter o site pertinente.
Um bom site escolar é mais do que apenas uma
coleção de links e informações; é uma porta de entrada para a nossa
escola, as nossas conquistas e o nosso espírito da comunidade.
Eu estou agora no meu último ano nesta
escola então, a ideia de um novo e melhorado site não é diretamente
relevante para mim. Mas acredito em deixar algo melhor para aqueles que
virão depois de mim. É por isso que é crucial para a escola investir num
site que reflita com precisão quem somos e o que aspiramos ser.
Enquanto o meu tempo aqui está a terminar, a
jornada de outros está apenas a começar e ter um site mais organizado
fará uma diferença significativa.
Omara Matos, 12.º G
|