Dormir com os Livros na Biblioteca
A
noite de um para dois de março foi mais curtinha para os alunos das
turmas 2.º C e D da EB2 de São Bernardo. Estavam todos animados para
passar a noite na Biblioteca, acompanhados pelas professoras Maria Júlia
Casal e Elise Caetano.
Depois de terem preparado o espaço com colchões,
começaram as atividades com a leitura dramatizada da obra Titiricircus,
a história do circo de marionetas mais pequeno do mundo. A noite
continuou com a discoteca na biblioteca, onde todos mostraram os seus
dotes na pista de dança. Com a noite a avançar, a leitura do livro A
Noite dos Animais Inventados, de David Machado, avançou de mão em
mão.
Depois, no saco-cama, com uma lanterna e um livro na mão,
o sono foi chegando. Ficam bons momentos de partilha e de leitura numa
noite diferente a dormir com os livros.
Uma atividade das turmas 2.º C e D realizada com o apoio
da Biblioteca Escolar.
Semana da Leitura AEJE
De 18 a 22 de março, decorreu, no nosso Agrupamento, a
Semana da Leitura e das Línguas. Desde o pré-escolar até ao 4º ano de
escolaridade (EB1 da S. Bernardo, EB1 do Solposto e EB1 da Presa), todos
os alunos estiveram envolvidos em diferentes atividades.
Começando
pelos mais pequeninos, foi lido o conto “Quem é o meu tesouro?”,
de Michael Sckober e “Será um caracol?”, de Guido Van Genechten.
O primeiro termina com uma página onde está um espelho; qual o espanto e
a interrogação “para quê um espelho?” que os leva a perceber que cada um
deles é o meu verdadeiro tesouro. Claro que todo quiseram ver o seu
rostinho naquela página.
Foi ainda lida a “Lengalenga dos nomes”
–
meninas, de Marta Elias. Um dos textos desta coletânea possibilitou
relembrar as regras da reciclagem, procedendo a uma simulação com peças
miniaturas.
Já no 1.º ciclo, nos 1.º e 2.º anos, foi desenvolvido o módulo “Difrat’Art”,
do Projeto Newton gostava de ler!
Depois
de ouvido e interpretado o texto “A princesa que sentia demais”,
de Marta Condesso, foram projetados pequenos vídeos, onde se demonstrava
a técnica do 3D, para eles só visível com uns “óculos especiais” que
adoraram. No final, teriam de pintar um desenho obedecendo às regras que
tinham aprendido. Um sucesso!
Nos 3.º e 4.º anos, ainda com o mesmo projeto, concretizou-se o módulo “Quase
robôs”, a partir da leitura expressiva do conto “Quero uma mamã
robô”, de David Cali.
De seguida, viram uma pequena apresentação sobre robôs – o que são e
para que servem – e passámos à parte prática: construção de uma mão
articulada recorrendo a palhinhas para sumos, fio, fita cola e tesouras.
Após um questionário passado pelas turmas, todos adoraram aquele
momento.
“A
poesia está na rua” são as palavras de ordem, criadas pela poetisa
Sophia de Mello Breyner Andresen aquando da Revolução dos Cravos, que
serviu de mote à Semana da Leitura do AEJE.
Entre 18 e 22 de março foram muitas as atividades que reuniram os alunos
à volta da poesia e da leitura. A comunidade foi desafia a escolher o
seu poema e colocar numa árvore no átrio da escola sede e na biblioteca
da EB2 de São Bernardo, juntos fizemos a Árvore da Poesia.
|
Equipa de Professores Bibliotecários:
Luís Nunes, Ana Parracho, Carla Carvalho |
|
|
|
|