Bibliotecas

 

Dormir com os Livros na Biblioteca

A noite de um para dois de março foi mais curtinha para os alunos das turmas 2.º C e D da EB2 de São Bernardo. Estavam todos animados para passar a noite na Biblioteca, acompanhados pelas professoras Maria Júlia Casal e Elise Caetano.

Depois de terem preparado o espaço com colchões, começaram as atividades com a leitura dramatizada da obra Titiricircus, a história do circo de marionetas mais pequeno do mundo. A noite continuou com a discoteca na biblioteca, onde todos mostraram os seus dotes na pista de dança. Com a noite a avançar, a leitura do livro A Noite dos Animais Inventados, de David Machado, avançou de mão em mão.

Depois, no saco-cama, com uma lanterna e um livro na mão, o sono foi chegando. Ficam bons momentos de partilha e de leitura numa noite diferente a dormir com os livros.

Uma atividade das turmas 2.º C e D realizada com o apoio da Biblioteca Escolar.


Semana da Leitura AEJE

De 18 a 22 de março, decorreu, no nosso Agrupamento, a Semana da Leitura e das Línguas. Desde o pré-escolar até ao 4º ano de escolaridade (EB1 da S. Bernardo, EB1 do Solposto e EB1 da Presa), todos os alunos estiveram envolvidos em diferentes atividades.

Começando pelos mais pequeninos, foi lido o conto “Quem é o meu tesouro?”, de Michael Sckober e “Será um caracol?”, de Guido Van Genechten. O primeiro termina com uma página onde está um espelho; qual o espanto e a interrogação “para quê um espelho?” que os leva a perceber que cada um deles é o meu verdadeiro tesouro. Claro que todo quiseram ver o seu rostinho naquela página.

Foi ainda lida a “Lengalenga dos nomes” meninas, de Marta Elias. Um dos textos desta coletânea possibilitou relembrar as regras da reciclagem, procedendo a uma simulação com peças miniaturas.

Já no 1.º ciclo, nos 1.º e 2.º anos, foi desenvolvido o módulo “Difrat’Art”, do Projeto Newton gostava de ler!

Depois de ouvido e interpretado o texto “A princesa que sentia demais”, de Marta Condesso, foram projetados pequenos vídeos, onde se demonstrava a técnica do 3D, para eles só visível com uns “óculos especiais” que adoraram. No final, teriam de pintar um desenho obedecendo às regras que tinham aprendido. Um sucesso!

Nos 3.º e 4.º anos, ainda com o mesmo projeto, concretizou-se o módulo “Quase robôs”, a partir da leitura expressiva do conto “Quero uma mamã robô”, de David Cali.

De seguida, viram uma pequena apresentação sobre robôs – o que são e para que servem – e passámos à parte prática: construção de uma mão articulada recorrendo a palhinhas para sumos, fio, fita cola e tesouras.

Após um questionário passado pelas turmas, todos adoraram aquele momento.

A poesia está na rua” são as palavras de ordem, criadas pela poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen aquando da Revolução dos Cravos, que serviu de mote à Semana da Leitura do AEJE.

Entre 18 e 22 de março foram muitas as atividades que reuniram os alunos à volta da poesia e da leitura. A comunidade foi desafia a escolher o seu poema e colocar numa árvore no átrio da escola sede e na biblioteca da EB2 de São Bernardo, juntos fizemos a Árvore da Poesia.

 

Equipa de Professores Bibliotecários: Luís Nunes, Ana Parracho, Carla Carvalho

 

18