|
|
Sérgio Paulo Silva,
Memória fugidia da areia, 1ª ed., Estarreja, 2014, 48 pp. |
|
|
|
|
|
|
|
1.
O Autor do livro, quando
novo. |
|
2.
O estreitar das cordas
na hora aflita da saída do saco. Foto Guedes. |
|
3.
O momento de entrar na
rebentação. Autoria da foto não indicada. |
|
|
|
|
|
|
4.A
sempre perigosa entrada do barco no mar. Foto Guedes. |
|
5.
Trazendo o barco para o
abrigo das dunas. Fotografia do Eng.º Rocha Soares. |
|
6.
Trazendo o barco para o
abrigo das dunas. Fotografia do Eng.º Rocha Soares. |
|
|
|
|
|
|
7.
Trazendo o barco para o
abrigo das dunas. Fotografias do Eng.º Rocha Soares. |
|
8.
O nó, o mágico nó.
Autoria da foto não indicada. |
|
9.
A corda alassava, soltava-se o nó, enrolavam-se as cordas. Foto
Guedes. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
10.
Azulejos romanos de
Cartago, onde é visível o nó |
|
11.
Azulejos romanos de
Cartago. Os homens puxam as redes. |
|
12.
O pipo que anunciava a
proximidade do saco da rede. Fotografia de Américo Carvalho da
Silva, in "Aveiro
e Cultura". |
|
|
|
|
|
|
|
13.
Os bois com os seus
amuletos e a linda canga vareira. Autoria da foto não indicada. |
|
14.
Depois do saco amanhado.
Fotografia de Américo Carvalho da Silva, in "Aveiro
e Cultura". |
|
15.
Uma bela safra e uma
bela roda do carro. Fotografia de Américo Carvalho da Silva, in "Aveiro
e Cultura". |
|
|
|
|
|
|
16.
Duas juntas acopladas para carregarem os cabazes.
Fotografia de Américo
Carvalho da Silva, in "Aveiro
e Cultura". |
|
17.
O carro, os cabazes, o
colosso esperando e o mar sem fim. Foto Guedes. |
|
18.
Interior de um armazém,
com celhas para salgar e fazer o escaço. Foto Guedes. |
|
|
|
|
|
|
19.
A lavagem do peixe na
Ria, ao lado\ do Café Guedes e da rampa. Foto Guedes. |
|
20.
Puxando os panos para
bordo. Foto Eng.º Rocha Soares. |
|
21.
Redes a secar e a
remendar.
Fotografia de Américo Carvalho da Silva, in "Aveiro
e Cultura". |
|
|
|
|
|
|
22.
Preparando a viagem
seguinte. Foto
Guedes. |
|
23.
Redes a secar.
Autoria da foto não
indicada. |
|
24.
O tempo da fartura.
Autoria da foto não
indicada. |
|
|
|
|
|
|
25.
Gigantes abrigados na
avenida onde hoje está a Venpor.
Autoria da foto não
indicada. |
|
26.Henrique
Ferreira da Costa (Henrique Lavoura). In: Aveiro, Ria, mar, terra
e Gente. |
|
27.Praia
do Monte Branco, onde um gigante teve o seu fim. Autoria da foto não
indicada. |
|
|
|
|
|
|
28.O
barco mais pequeno, só com 2 remos e tripulação reduzida. Foto do
autor. |
|
29.Desaparecidos
os bois, os pescadores da Torreira (sobretudo as mulheres)
carregavam o penedo de Sísifo. Fotos do Autor. |
|
30.Desaparecidos
os bois, os pescadores da Torreira (sobretudo as mulheres)
carregavam o penedo de Sísifo. Fotos do Autor. |
|
|
|
|
|
|
31.A
chegada da rede ao areal. Imagens obtidas pelo fotógrafo da equipa
cinematográfica de Claude Rives, que, em 1985, produziu um filme
acerca da Ria de Aveiro. In "Aveiro
e Cultura". |
|
32.A
chegada da rede ao areal. Imagens obtidas pelo fotógrafo da equipa
cinematográfica de Claude Rives, que, em 1985, produziu um filme
acerca da Ria de Aveiro. In "Aveiro
e Cultura". |
|
33.
Fotografia sem legenda.
e autoria. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
34.O
saudoso artesão Domingos da Russa exibe a sua obra. Foto gentilmente
cedida pela família |
|
35.
Uma peixeira com um
migalho no redanho. Foto Eng.º Rocha Soares. |
|
36.
Carregando as redes. Foto Eng.º Rocha Soares. |
|
|
|
|
|
|
|
37.Um
Postal da Torreira. Lá no alto da duna há hoje uma rotunda e um
passeio onde os domingos se arrastam. |
|
38.
Quando os bois demoravam
a aparecer.
Autoria da foto não indicada. |
|
39.
Pormenor de bordo.
Autoria da foto não
indicada. |
|
|
|
|
|
|
40.Pormenor
de bordo. Autoria
da foto não indicada. |
|
41.
Esperando o tormento.
Foto AH Cravo. |
|
42.
Peixeiras no cimo da rua
Hintze Ribeiro, esperando como as gaivotas a sua vez. Foto Guedes. |
|
|
|
|