Cabeçalho da página de Sérgio Paulo Silva e hiperligação para a hierarquia superior.

Sérgio Paulo Silva, Memória fugidia da areia, 1ª ed., Estarreja, 2014, 48 pp.

   
1. O Autor do livro, quando novo.  

2. O estreitar das cordas na hora aflita da saída do saco. Foto Guedes.

 

3. O momento de entrar na rebentação. Autoria da foto não indicada.

   
4.A sempre perigosa entrada do barco no mar. Foto Guedes.  

5. Trazendo o barco para o abrigo das dunas. Fotografia do Eng.º Rocha Soares.

 

6. Trazendo o barco para o abrigo das dunas. Fotografia do Eng.º Rocha Soares.

   

7. Trazendo o barco para o abrigo das dunas. Fotografias do Eng.º Rocha Soares.

  8. O nó, o mágico nó. Autoria da foto não indicada.  

9. A corda alassava, soltava-se o nó, enrolavam-se as cordas. Foto Guedes.

       
  10. Azulejos romanos de Cartago, onde é visível o nó  

11. Azulejos romanos de Cartago. Os homens puxam as redes.

 

12. O pipo que anunciava a proximidade do saco da rede. Fotografia de Américo Carvalho da Silva, in "Aveiro e Cultura".

 
   

13. Os bois com os seus amuletos e a linda canga vareira. Autoria da foto não indicada.

 

14. Depois do saco amanhado. Fotografia de Américo Carvalho da Silva, in "Aveiro e Cultura".

 

15. Uma bela safra e uma bela roda do carro. Fotografia de Américo Carvalho da Silva, in "Aveiro e Cultura".

   

16. Duas juntas acopladas para carregarem os cabazes. Fotografia de Américo Carvalho da Silva, in "Aveiro e Cultura".

 

17. O carro, os cabazes, o colosso esperando e o mar sem fim. Foto Guedes.

 

18. Interior de um armazém, com celhas para salgar e fazer o escaço. Foto Guedes.

   

19. A lavagem do peixe na Ria, ao lado\ do Café Guedes e da rampa. Foto Guedes.

 

20. Puxando os panos para bordo. Foto Eng.º Rocha Soares.

 

21. Redes a secar e a remendar. Fotografia de Américo Carvalho da Silva, in "Aveiro e Cultura".

   

22. Preparando a viagem seguinte. Foto Guedes.

 

23. Redes a secar. Autoria da foto não indicada.

 

24. O tempo da fartura. Autoria da foto não indicada.

   

25. Gigantes abrigados na avenida onde hoje está a Venpor. Autoria da foto não indicada.

 

26.Henrique Ferreira da Costa (Henrique Lavoura). In: Aveiro, Ria, mar, terra e Gente.

 

27.Praia do Monte Branco, onde um gigante teve o seu fim. Autoria da foto não indicada.

   

28.O barco mais pequeno, só com 2 remos e tripulação reduzida. Foto do autor.

 

29.Desaparecidos os bois, os pescadores da Torreira (sobretudo as mulheres) carregavam o penedo de Sísifo. Fotos do Autor.

 

30.Desaparecidos os bois, os pescadores da Torreira (sobretudo as mulheres) carregavam o penedo de Sísifo. Fotos do Autor.

   

31.A chegada da rede ao areal. Imagens obtidas pelo fotógrafo da equipa cinematográfica de Claude Rives, que, em 1985, produziu um filme acerca da Ria de Aveiro. In "Aveiro e Cultura".

 

32.A chegada da rede ao areal. Imagens obtidas pelo fotógrafo da equipa cinematográfica de Claude Rives, que, em 1985, produziu um filme acerca da Ria de Aveiro. In "Aveiro e Cultura".

 

33. Fotografia sem legenda. e autoria.

       
 

34.O saudoso artesão Domingos da Russa exibe a sua obra. Foto gentilmente cedida pela família

 

35. Uma peixeira com um migalho no redanho. Foto Eng.º Rocha Soares.

 

36. Carregando as redes. Foto Eng.º Rocha Soares.

 
   

37.Um Postal da Torreira. Lá no alto da duna há hoje uma rotunda e um passeio onde os domingos se arrastam.

 

38. Quando os bois demoravam a aparecer. Autoria da foto não indicada.

  39. Pormenor de bordo. Autoria da foto não indicada.
   

40.Pormenor de bordo. Autoria da foto não indicada.

 

41. Esperando o tormento. Foto AH Cravo.

 

42. Peixeiras no cimo da rua Hintze Ribeiro, esperando como as gaivotas a sua vez. Foto Guedes.