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O Importante é a Beleza
Das temáticas do Canto Alentejano

Diz uma famosa cantiga, interpretada por um não menos famoso cantor francês, que o importante é a rosa. Quanto a mim, de entre as flores, não é ela a única importante, apesar de todas as suas variedades, cores e simbolismos. Na minha frente tenho um campo enorme, a perder de vista, repleto de flores, em variedades tantas que não consigo identificar, tão pequenino eu me sinto e tão grande é a minha ignorância; mas não tenho qualquer tipo de dúvida de que tão importantes são umas quanto as outras, tanto na beleza das cores e do formato como na diversidade dos odores e no resultado da sua singularmente rica e estranha mistura.

É evidente, que em situações especificas e para um qualquer fim definido, o ser humano, em variadas ocasiões, escolhe uma flor ou um conjunto delas, atribuindo-lhe este ou aquele significado, boa parte das vezes simplesmente porque ouviu dizer que era assim, e, sem dúvida, sempre ao jeito dos comerciantes da especialidade, que alimentam a situação conforme as suas vantagens e conveniências (mais uma vez, também aqui, a figura invisível/ impalpável/intocável do mercado...).

Por isso, apesar da fantástica beleza que se expõe perante mim, e do inebriante da sua mistura de cheiros, bem como do cravo vermelho que trago na botoeira (cá está outra vez o simbolismo em acção...), inconscientemente, eu hoje seleccionei o lírio roxo. Acontece que, da berma do caminho, de entre as ervas, ele, no topo do seu caule vertical (tomara que todos os homens tivessem assim a coluna...) me chamou a atenção na sua natural e elaborada simplicidade.

Muito embora em justiça, todas e cada uma das flores, de per si, sejam de uma beleza única, todavia o lírio roxo, no desenho e na cor das suas pétalas, na forma como estão distribuídas, a já falada verticalidade do seu caule e o incomum do seu quase inexistente odor, bem como a sua, hoje, raridade, emocionaram-me e, por isso, retirei a mão que se preparava para o colher.

Depois, levantando a vista, reparei que também nas árvores, ali relativamente perto, as flores (o candeio) despontavam aumentando-lhe o rude encanto. E, em fundo, existiam também os sons: o canto dos pássaros, o som de um qualquer chocalho muito ao longe, o discreto murmúrio do movimento das plantas provocado pelo cúmplice e suave vento, bem como outros sons não identificáveis, pelo menos por mim, mas que compunham/enchiam os vãos entre uns e outros. 

E, de repente, talvez por no momento o meu pensamento estar concentrado nos sons, veio-me à memória o espantoso da variedade de sentimentos há pouco sentidos na, por enquanto, característica praça central de Mourão: as vozes fortes dos homens entoavam cantigas de grupo. Foram uma, outra e outra e mais tantas outras (até cantaram o meu lírio roxo do campo), carregadas de beleza, de dura história, de sentimento, de saber e cultura popular, e, também, de muito simbolismo, pois este desfile de corais alentejanos, modesto, mas com o povo na rua, deveras interessado, boa parte dele de cravo vermelho em punho ou na lapela, comemorava o aniversário da revolução do 25 de Abril de 1974, o dia em que tudo mudou, o dia em que todas as esperanças e sonhos eram admissíveis.  

Depois de um dia destes, tão cheio, a abarrotar, não é difícil concluir que, nos seus vários estádios, de facto, o importante é a beleza.

Já agora, em jeito de nota de rodapé, e porque falamos de beleza, atrevo-me a apelar a todos os Alentejanos e amigos da cultura da região dos largos horizontes que ajudem, na medida das suas possibilidades, nem que seja somente pressionando os autarcas que elegeram, na luta pela classificação do Canto Alentejano como património imaterial da humanidade, tendo em conta que ele, sem a menor sombra de dúvida, é um dos belos e importantes pilares dessa mesma cultura.

 
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