José Tavares, Cultura musical do distrito, Vol. XVI, pp. 154-159.

CULTURA MUSICAL

DO DISTRITO

I

APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA

DA DELEGAÇÃO AVEIRENSE

DO «CÍRCULO DE CULTURA MUSICAL»

A INICIATIVA da criação da Delegação do «Círculo de Cultura Musical» em Aveiro deve-se, exclusivamente, aos Senhores Carlos Aleluia e Henrique Lemos.

A convite desses Aveirenses, acompanhados do Sr. Dr. Constantino Varela Cid, secretário geral do «Círculo», reuniram-se no gabinete do Presidente da Câmara, no dia 21 de Fevereiro de 1946, os seguintes cidadãos, a fim de averiguarem da possibilidade ou impossibilidade do empreendimento, tão importante para o desenvolvimento da cultura musical da região: Carlos Aleluia, co-proprietário da Fábrica Aleluia; Henrique Lemos, empregado de escritório da mesma fábrica; Álvaro Sampaio, presidente da Câmara e professor do liceu; Eduardo Cerqueira, pagador das Obras Públicas; Luís Regala, advogado; Pedro Grangeon, gerente do Banco Regional; José Vieira Gamelas, médico; e José Pereira Tavares, professor e reitor do Liceu.

A Delegação nasceu, pode dizer-se, naquele dia. Foram estes indivíduos que se constituíram em comissão; que assumiram a responsabilidade da compra de um piano para os concertos(1); que orientaram, por intermédio da Direcção, todas as operações necessárias para o bom êxito das diferentes épocas musicais. Numa das reuniões, viu-se o redactor destas notas arvorado em presidente da Direcção; mas a alma / 155 / da Delegação têm sido sempre os iniciadores, cujo bom gosto, cujo método, tenacidade e entusiasmo nunca serão suficientemente encarecidos. A eles é justo se dirijam os louvores que logo na primeira reunião foram propostos pelo autor destas linhas.

Registam-se aqui as datas das reuniões iniciais da Comissão organizadora; referir-nos-emos às principais circulares enviadas ao público e aos associados, e fixaremos as datas de todos os concertos, alguns notabilíssimos.

Reuniões − 1.ª − 21 de Fevereiro de 1946 (na Câmara); 2.ª − 22 de Março de 1946 (idem); 3ª − 30 de Abril (no Liceu); 4.ª − 3 de Outubro (no Liceu); 5.ª − 18 de Outubro (na Fábrica Aleluia); 6.ª − 20 de Outubro (na Fábrica Aleluia, com a presença do Dr. Varela Cid); 7.ª − 12 de Novembro (na Fábrica Aleluia).

Circulares − Com data de 21 de Fevereiro de 1946, foi dirigida ao público a primeira circular, que era assinada por todos os membros da Comissão e na qual se declarava que haveria, em regra, seis concertos em cada temporada, com as cotas anuais de 120$00 (chefes de família), 60$00 (esposas) e 50$00 (filhas solteiras e filhos menores), mas que na temporada inicial se realizariam somente três concertos.

É sempre por meio de circulares que a Direcção dá aos sócios conta dos projectos de concertos para cada temporada, os informa acerca das datas da sua realização e de quaisquer modificações que o plano de concertos sofra, etc.

Em circular datada de 25 de Junho de 1947 (relativa ao último concerto de 1946-1947 e ao plano de concertos para a temporada seguinte), estabeleceu a Direcção, levada pela força das circunstâncias, as seguintes cotizações, que nesta data ainda vigoram: 140$00 (chefes de família), 70$00 (esposas) e 50$00 (filhas solteiras e filhos menores).

      Concertos:

Temporada de 1945-1946 (Teatro Aveirense):

10-IV-46 − Concerto inaugural − Violoncelista Guilhermina Suggia, que foi apresentada ao público pelo Dr. Luís Regala. Ao piano, Berta Alves de Sousa.

Programa: Tocata, de Bach; Allegro Spiritoso, de Senaillié; Sonata X, de Valentini; Sonata em ré, op. 58, de Mendelssohn; Après un rêve, de Fauré; Allegro appassionato, de Saint-Sains; Peça em forma de habanera, de Ravel; Dança ritual do fogo, de M. de Falla.

10-VI-46 − Concerto do pianista russo Nikita Magaloff.
Composições de Bach, Beethoven, Chopin, Debussy, Manuel de Falla, Liszt. 
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17-VI-46 − Concerto da violinista Ginette Neveu (2), acompanhada ao piano por Jean Neveu (2), seu Irmão.
Composições de Mozart, Chausson, Gabriel Fauré, Scarlatescu, Scriábine, Ravel.


Temporada de 1946-1947 (Teatro Aveirense):

27-XI-46 − Concerto do pianista russo Benno Moiseiwitsch, com a colaboração da Orquestra Sinfónica Nacional, dirigida pelo maestro Alec Sherman.
Concerto em lá menor, de Grieg (piano e orquestra).
5.ª sinfonia de Beethoven (orquestra).
Concerto n.º 1, op. 23. de Tschaikowsky (piano e orquestra).

17-XII-46 − Concerto do violoncelista russo Dimitri Markévitch, acompanhado pelo pianista húngaro Fernando Ember.
Composições de Valentini, Schumann, Brahms, Moscheles, Weber, Scriábine, Scbostakovitem, Paganini, Moussorgsky.

17-1-47 − Concerto do pianista Varela Cid.
Composições de Scarlatti, Padre Soller, J. S. Bach, Beethoven (Sonata op. 57. appassionata), Chopin, Debussy, Ravel, Frederico de Freitas, H. Villa-Lobo.

3-V-47 − Concerto da Polyphonia, dirigida pelo Prof. Mário Sampaio Ribeiro.
Além de «cantares do povo de Portugal», produções de D. Pedro de Cristo, D. Francisco de Santa Maria, Duarte Lobo, Estêvão Lopes Morago, Francisco Martins e Diogo Dias Melgaz.

21-V-47 − Concerto da violinista Leonor Alves de Sousa, acompanhada pela pianista Berta Alves de Sousa.
Composições de Veracini, Mozart, Chopin, Paganini, Fauré, Lalo.

1-VIl-47 − Concerto da Orquestra Sinfónica Nacional, dirigida pelo maestro natural de Estrasburgo, Charles Münch, e com a colaboração da pianista francesa, Nicole Henriot.
Composições de Haendel, Beethoven (8.ª sinfonia), Liszt (Concerto n.º 1). Schumann (Sinfonia n.º 4).


Temporada de 1947-1948 (Teatro Aveirense):

15-Xl-47 − Concerto da Orquestra Sinfónica Nacional, dirigida pelo maestro russo Igor Markévitch.
Composições de Cherubini, Mozart, Brahms (1.ª sinfonia, op. 68), Moussorgsky (A noite sobre o Monte Calvo).

14-1-48 − Concerto da Orquestra Colonne, sob a direcção do maestro francês Paul Paray.
Composições de César Franck (Sinfonia em ré menor), Wagner e Dukas (Aprendiz de Feiticeiro).
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23-1-48 − Concerto do violoncelista francês Pierre Fournier, acompanhado pelo pianista Ernest Lush.
Composições de Bach, Brahms, Tschaikowsky, Debussy e Paganini.

2-V-48 − Concerto da Polyphonia.
Além de «Cantares do povo de Portugal», composições de D. Pedro de Cristo, Fr. Manuel Cardoso, Duarte Lobo e Francisco A. de Almeida.

5-V-48 − Concerto pelo Quarteto Húngaro (artistas: Zoltan Szekely (1.º violino), Alexandre Moskowsky (2.º violino), Dénes Koromzay (viola) e Vilmos Palotau (violoncelo).
Composições de Beethoven (Quarteto n.º 18), Schubert (Quarteto em fá menor, op. 29), Dvorak (Quarteto em fá maior).

14-V-48 − Concerto da violinista Ginette Neveu, acompanhada pelo pianista Jean Neveu.
Composições de Tartini-Kreisler, J. S. Bach, Beethoven, Ravel, Paganini e Szymanowski.


Temporada de 1948-1949 (Cine Teatro):

4-11-49 − Concerto do violinista polaco Henryk Szeryng, acompanhado pelo pianista espanhol Enrique Aroca.
Composição de Tartini, Schumann, Paganini, D. Milhaud, Cartier, Villa-Lobos, Szymanowsky.

6-V-49 − Concerto do pianista alemão Walter Gieseking.
Composições de Beethoven, Schubert, Mendelssohn, Brahms, Scriátine, Chopin, Debussy, Ravel.

24-VI-49 − Concerto do violinista italiano Renato Giagrandi, acompanhado pela pianista Maria Adelaide Diogo Freitas Gonçalves.
Composições de Vivaldi, Mozart, Franck, Couperin, Mozart, Brahms, CaselIa, Ravel, FalIa.

15-VII-49 − Concerto da Orquestra Sinfónica do Conservatório do Porto, dirigida pelo maestro Frederico de Freitas.
Composições de Glinka, Tschaikowsky, Schubert, Borodine.


Temporada de 1949-1950 (Teatro Aveirense):

11-XI-49 − Concerto da orquestra do «Maio Musical Florentino», regida pelo maestro Igor Markévitch.
Composições de Beethoven (Sinfonia Heróica), Prokofieff, Pizzetti, Ravel, M. de FalIa.


Concertos patrocinados pela Delegação

No Teatro Aveirense:

3-Vl-946 − Grande concerto da Orquestra SInfónica de Madrid, sob a direcção de Ernesto Halffter.
Programa: I − Sexta Sinfonia (Patética), de Tschaikowsky; EI Amor Brujo, de M. de Falla; O Aprendiz de Feiticeiro, de Dukas; III − Tristão e Isolda (Prelúdio e Morte), de Wagner; O Navio Fantasma (Abertura), de Wagner.
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No Cine-Teatro Avenida:

26-III-1949 − Concerto da Orquestra Sinfónica do Conservatório do Porto, sob a regência do maestro-prodígio Pierino Gamba.
Programa: I − Flauta Mágica (Abertura), de Mozart; Sinfonia Incompleta, de Schubert; II − Quinta Sinfonia, de Beethoven.

6-IV-1949 − Concerto pelas Pequenas Cantoras do Postigo do Sol, coral de Câmara, dirigido pelo maestro Virgílio Pereira.
Composições de: Virgílio Pereira, Gonçalo Sampaio, Manuel Joaquim, Lopes Graça, Palestrina, Manuel Mendes, Orlandus Lassus, Duarte Lobo, Jacobus Gallus, Estêvão Morago, Vitória, Bach, Mozart, P.e Luis Rodngues, Berta Alves de Sousa, Gounod, Schubert.

Il

«SOCIEDADE DE CULTURA MUSICAL»,

DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

A ideia da fundação desta «Sociedade» partiu dos oliveirenses Dr. Dulcídio Alegria e Guilherme Lemos da Rocha, que ao público se dirigiram em circulares datadas de 8 de Maio e 12 de Setembro de 1947.

Na primeira das circulares, julgavam os seus signatários indispensável para a constituição da Sociedade a Inscrição mínima de 200 sócios com a cota anual de 100800 por pessoa; mas na segunda já se assentava em que os sócios pagariam 20$00 por concerto, e 10$00 as pessoas de suas famílias.

Pela circular de 10 de Novembro de 1948, na qual se faz o balanço artístico da primeira época de concertos, vê-se a constituição da Sociedade, que tem estatutos próprios: Presidente de honra, Dr. Albino dos Reis; Direcção, Dr. Dulcídio Alegria, Dr. Eugénio Alegria e Alberto Couto; Conselho Fiscal, Dr. Ilídio Freitas, Antero Gandra e Carlos Osório.


Concertos realizados até 31 de Dezembro de 1949

No Avenida-Cine:

8-XI-947 − Concerto de violoncelo pela prof. Madalena Moreira de Sá e Costa Gomes de Araújo, e pela pianista Helena Moreira de Sá e Costa.
Composições de Sousa Carvalho, Haendel (piano), Bach, Sammartini (violoncelo); Chopin, Mendelssohn (piano); Fauré. Bloch, Glazounow (violoncelo); e Luís Costa, Ivo Cruz, Ernesto Halffter (piano).

20-XII-147 − Música popular do Alentejo por um grupo coral de Évora, sob a direcção do P.e José Augusto Alegria:
I − Cantares do Baixo Alentejo (10); II − Danças Populares do Alto Alentejo, com acompanhamento de acordeão; lII − Cantares do Alto Alentejo (12). 
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20-lII-1948 − Concerto pela pianista Maria Cristina Lino Pimentel, pela cantora Ana de Brito Aranha e pelo pianista Jaime Silva (Filho).

1-V-1948 − Concerto pela Polyphonia, realizado com o patrocínio do Instituto para a Alta Cultura.
Composições de D. Pedro de Cristo, P.e Mestre Francisco Martins, D. Francisco de Santa Maria, Cónego Estêvão Lopes Morago, P.e Duarte Lobo, Joaquim Casimiro Júnior e P.e Mestre Diogo Dias Melgaz, além de oito cantares do povo de Portugal.


Na Sala Nobre dos Paços do Concelho:

27-II-1948 − Concerto pela pianista Berta Alves de Sousa e pela violinista Leonor Alves de Sousa Prado:
I − Sonata op. 24, em fá maior, de Beethoven (violino e piano); II − Três composições de Chopin e polaca em mi de Liszt (piano); lII − Rondo de Mozart-Kreisler; Mektub, de Berta Alves de Sousa; dança espanhola, de FalIa; e Introdução e Rondo Caprichoso, de Saint-Saens (violino e piano).

Aveiro, 2 de Dezembro de 1949.

JOSÉ TAVARES

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(1) O piano, adquirido pela Comissão por 50 contos, chegou a Aveiro e foi arrecadado no palco do Teatro Aveirense no dia 8 de Abril de 1946.

(2) Estes dois admiráveis artistas foram vítimas da horrorosa catástrofe ocorrida na ilha de S. Miguel, quando, em princípios de Novembro de 1949, se dirigiam em avião para a América.

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