A. G. da Rocha Madahil, Exposição alusiva à Ria de Aveiro, Vol. XIII, pp.251-266

EXPOSIÇÃO ALUSIVA À RIA DE AVEIRO

I

EM carta de 22 de Maio último expus ao Ex.mo Sr. Barão de Cadoro as vantagens que adviriam para a ria de Aveiro e regiões a ela adjacentes se se pusesse em prática a ideia, aventada por Sua Ex.ª, referente a uma exposição, por meio da qual se desse a conhecer a ria de Aveiro em todas as suas manifestações.

Não permite o espaço de que disponho fundamentar o que dizia na referida carta, mas convém observar que a secção fluvial do Ginásio Aveirense, adoptando as minhas propostas para execução da ideia do Ex.mo Sr. Barão de Cadoro, vai tentar aquele certame, para o que já nomeou uma comissão composta dos Ex.mos Srs. Barão de Cadoro, Mário Duarte, Virgílio Braga, Paulo de Melo de Magalhães, Manuel Moreira, Augusto Reis e do autor desta nota.

Para que a exposição se torne tão proveitosa quanto possível, dando noções exactas referentes à ria, aos seus habitantes e aos costumes deles, aos produtos industriais e artísticos da região, trata-se de adquirir o maior número de desenhos, mapas, estampas, fotografias e modelos, cada um dos quais será acompanhado de uma breve indicação escrita, contendo o nome do objecto, os seus usos e modo de fabricação, a sua importância industrial e uma indicação bibliográfica a ele referente. Cada visitante, por consequência, só pela leitura dos cartões alusivos a cada objecto tem como que um resumo da história natural dele, completando-a pelo catálogo descritivo e ilustrado profusamente que se projecta publicar, de maneira que esteja completamente impresso quando se abrir a exposição.

O programa que propus para esta exposição e a que darei oportunamente o desenvolvimento que ele comporta, é o seguinte:

 

I − PESCARIAS

(a) Pesca marítima:

Modelo de barco de pesca de sardinha e da respectiva rede. / 252 /

Modelo de barco de pesca do caranguejo.

Plantas e fotografias das instalações das companhas de pescaria no Furadouro, na Torreira, em S. Jacinto e Costa Nova.

Fotografias das diversas fases da pesca desde que se deita o barco ao mar até que a sardinha é vendida ao mercantel.

Modelo de barco mercantel transportador de sardinha.

Modelo ou fotografia do carro que leva a sardinha para a serra, tanto puxado a cavalos como a bois.

Fotografia ou quadro representando uma arrematação de peixe na praia ou em Aveiro.

Fotografia ou quadro de uma espera de barcos em Aveiro para tomar vez para a contagem e empilhamento da sardinha. Contagem. Empilhamento.

Fotografia de um ajuste de transporte de sardinha da praia para o barco mercante!.

Lavagem da sardinha. Empilhamento de canastras na Estação do caminho de ferro.

Fotografias das romarias de S. Paio da Torreira, Senhora das Areias em S. Jacinto, Senhora da Saúde na Costa Nova, Senhora dos Navegantes na Barra, Senhora da Nazaré na Gafanha. Ex-votos.

Trajes dos pescadores e dos arrais em dias de festa e de trabalho. Bastões distintivos dos arrais. Trajes de mulheres.

Fotografia ou quadro de um acordo ou apanhia.

Indústria dos escassos resultantes das escuchas e do azeite de peixe.

Exemplares de fauna marítima litoral.

b) Pesca fluvial:

Modelo de barco da Murtosa ou de Aveiro contendo todos os aparelhos de pesca, a esteira, a caldeira, o fogareiro e a cama na proa do barco com a nomenclatura respectiva.

Modelo de redes flutuantes, varredouras e fixas. Esteira para pesca. Anzóis, fisgas, sertelas, bolsas, dragas ou engenhos, ancinhos de ferro, candeia e sua trempe.

Piscinas, cestos para remessa do peixe. Enxalavares.

Exemplares da fauna da ria.


II − COLHEITA DE MOLIÇO


Modelo de barco moliceiro aparelhado com todas as peças que o compõem.

Exemplares das pinturas ornamentais dos barcos moliceiros.

Plantas e fotografias de portos ou praças de moliço. Barcos transportados em carros para a ria.

Exemplares de moliços colhidos na ria. / 253 /


III − INDÚSTRIA DO SAL

Modelo de uma marinha de sal com a nomenclatura e proporções das diversas partes que a compõem. Planta da mesma.

Instrumentos usados no amanho de uma marinha. Exemplares de sal. Sal de espuma. Exemplares de ândua e de areia para espalhar nos meios de fazer sal.


IV − CULTURA DO JUNCO

Exemplares de junco devidamente classificados. Indústrias locais em que o junco é matéria prima. Exemplares e, sendo possível, artistas executando trabalhos em que o junco é matéria prima.


V − INDÚSTRIAS DIVERSAS

Exemplares e fabrico de mantas de farrapos.

Trajes, alfaias e jóias usadas pelos habitantes de Ovar, Murtosa, Cacia, Canelas; Ílhavo e Gafanha.

Fabrico de algodões de Ílhavo.

Descasque de arroz (indústria de Ovar). Modelo de moinho e maquinismo.

Produtos cerâmicos de Arada, Angeja, Aveiro, Ovar, S. Bernardo, Póvoa do Vaiado, Costa do Vaiado, Eixo, etc.

Produtos cerâmicos das fábricas da Vista Alegre, Fonte Nova e outras.

Construção naval, modelos de embarcações para navegação na ria e água acima. Barcos de tolda. Enviadas. Saleiras. Bateiras. Caçadeiras. Barcos de recreio, etc.

Modelos de velas usadas nas embarcações da ria.

Indústrias locais diversas, tais como cestos, canastras, ceirões, chinelas, tamancos, faixas, barretes, chapéus, lenços, chailes, mantéus, doces, conservas de peixe, etc.


VI − MODELOS DE CASAS E MOBILIÁRIOS

Na Murtosa, em Pardilhó, em Ovar, na Torreira, em Aveiro, em Ílhavo, na Gafanha, no Areão, na Costa de Mira, nas marinhas. Última aplicação das proas das saleiras.


VII - PLANTAÇÕES PARA FIXAÇÃO DE DUNAS

Modelos e plantas dos trabalhos executados pelo Estado e por particulares.


VIII - DOCUMENTOS GRÁFICOS

Plantas da ria, fotografias, desenhos, livros, etc.  / 254 /

II

O Sr. RODRIGUES DE FREITAS, num estudo acerca das crises, conclui que elas são como que reguladores do crédito e, após elas, se tornam mais seguras as operações comerciais. As crises representariam portanto, para com o comércio, o mesmo papel que as trovoadas em relação à atmosfera.

Ora uma das vantagens da crise económica em que o país se debate desde 1891, foi o atrair as atenções do público para o que possuímos.

Com efeito a lei económica que se exprime pelo axioma a moeda má expulsa a moeda boa, fazendo encarecer o preço do ouro, reservando-o apenas para as transacções com o estrangeiro, obrigou a suprir produtos de outras nações ou passando por isso, por manufacturas nacionais.

De resto, o país estava preparado para aceitar, senão de bom grado, pelo menos sem repugnância, o que era nosso. As escolas industriais, cujo grande desenvolvimento data de 1887, trouxeram para Portugal muitos artistas de mérito que começaram a pôr em relevo os nossos produtos e as nossas obras de arte, de maneira que já muita gente admitia, antes de se manifestar a crise económica, a possibilidade de mobilar, ornamentar e até construir uma casa sem ir buscar modelos suíços, russos, suecos, turcos, egípcios ou franceses. Um artista nosso, Rafael Bordalo Pinheiro, com rara intuição, ornamenta a nossa exposição em Paris, em 1890, com artefactos nacionais e em Madrid faz outro tanto sem se repetir. A maioria dos portugueses, vendo o apreço que o estrangeiro dá a estas manifestações, começa também a achá-las de bom gosto, admitindo os arreios alentejanos e não destinando os tapetes de Arraiolos, que ainda há espalhados pelo país, para rodilhas de esfrega de casas, conforme teve ocasião de observar o autor destas linhas. É para notar todavia que mais uma vez se repita um fenómeno que sugeriu uma observação curiosa a um romancista nosso, JÚLIO DINIZ, que escreveu algures que só depois que a Inglaterra apreciou o nosso vinho do Porto e a Alemanha o nosso Camões, é que nós começámos a falar em ambos, contentando-nos até aí com beber um e com ler o outro sossegadamente.

O ensejo, portanto, para expor coisas portuguesas, com probabilidades de que o público lhes ligue atenção, é oportuno, mormente porque o espírito nacional, inclinado a procurar inspiração em assuntos populares, verá com agrado manifestações originais de trabalho, de arte e de poesia em uma região que se distingue de todas as demais de Portugal.

Nesta ordem de ideias, a exposição alusiva à ria de Aveiro terá por efeito chamar as atenções do país para localidades / 255 / quase ignoradas, para costumes que têm resistido até agora à tendência uniformizadora da civilização, para industrias caseiras dignas de apreço e em vésperas de se extinguirem, porque já quase que se podem classificar como modos de viver que não dão para viver, para formas de construção naval que talvez que, em breve, se percam de todo, para manifestações artísticas populares reveladas nos vestuários. nas jóias, nas festas e nos barcos, enfim, darão ensejo a comparar estas povoações com as do resto do país, − mostrando que elas consideram as águas como os serranos olham para os baldios, tanto que chamam mato às plantas que só medram em terreno húmido e as aplicam precisamente, como nas terras altas aos matos, para camas de gados.

Diz o Sr. RAMALHO ORTIGÃO, no seu Culto da arte em Portugal, que ninguém mais artisticamente do que o português sabe vestir a mulher, arrear o cavalo, engatar a mula e moldar a vasilha, do que se pode concluir que, no carácter nacional, está o desejo, comum de resto às raças latinas, de ornamentar tudo quanto aprecia, de tornar agradável tudo quanto precisa e lhe é de utilidade. O barco moliceiro, que se pode considerar como a casa de alguns dos habitantes desta região, não foge à lei estabelecida e, como prova, lá estão os documentos iconográficos que ornamentam as proas deles. As suas formas elegantes, tão bem adequadas ao fim a que se destinam estas embarcações, são outra prova de que é o português que sabe dar uma forma artística aos barcos sem que eles, por isso, deixem de ter condições de navegabilidade muito notáveis, correndo à vela quase tanto como os batéis que importamos do estrangeiro. De resto, é lamentável sob o ponto de vista artístico, que a guerra naval tenha obrigado a pôr de parte as naus de três pontes, as corvetas, as fragatas, que, de velas pandas, pareciam querer dominar os mares, para as substituir por barcos que mal se vêem ao de cima de água, de formas dissimuladas e sonsas, cujo ideal parece ser o torpedeiro, espécie de faquista, que só se move com auxílio do vapor, traindo-se ainda pelo fumo do combustível; mas, talvez em breve, quando a electricidade resolver o problema dos acumuladores, conseguindo chegar-se ao pé do inimigo, agachadamente, ferindo-o à surrelfa, anavalhando-o e fugindo como qualquer fadista.

lII

Voltando porém ao assunto deste estudo e cingindo-me mais de perto ao problema que se trata de resolver, é preciso que a exposição que se projecta, conforme disse na carta a que já me referi, seja tão sugestiva, tão intuitiva quanto possível, / 256 / de modo a patentear bem o que é a ria de Aveiro, não só àqueles que a conhecem de nome apenas ou por a avistarem quando passam na linha férrea ou por se demorarem algumas horas em Aveiro; mas ainda aos que vivem de há muito nesta região. Para isso, é preciso que o visitante, que percorrer, ainda distraidamente, a exposição tenha, em resumo, uma ideia geral da ria, dos seus habitantes, dos costumes deles e dos produtos industriais e artísticos da região, nos termos indicados sucintamente no primeiro artigo deste estudo.

Além disso, um catálogo descritivo e ilustrado profusamente, completará a instrução que o visitante colher do que viu, para o que se torna indispensável que tal escrito fique completamente impresso quando se abrir a exposição, a fim de não suceder o mesmo que se dá na maior parte dos nossos certames artísticos ou industriais, em que os catálogos se publicam, e isso nem sempre, muitos meses depois de encerradas as exposições. Tem inconvenientes este processo que propus, não só porque demora a abertura da exposição, mas porque não permite que facilmente se adicionem objectos, integrando a descrição deles nas suas respectivas classes.

Esta última imperfeição atenuar-se-ia porém imprimindo tantos suplementos ao catálogo quantos se reconhecessem necessários e, para que o visitante soubesse onde estavam descritos esses objectos, seria cada suplemento impresso em papel de cor diversa da do catálogo e, na indicação escrita acompanhando cada objecto exposto a que alude o primeiro
artigo, empregar-se-iam cartões de cor igual à das folhas do suplemento referentes àqueles objectos. Os que quisessem aproveitar o catálogo para estudos ulteriores, nele escreveriam as indicações que julgassem úteis em ordem a seguir uma classificação que, de resto, poderia ser publicada pouco antes de encerrada a exposição e quando ela estivesse completa.

Demais convém observar que as classificações, em casos como aquele de que se trata, não são fáceis e podem variar de muitas maneiras, conforme o ponto de vista que se adopte. Assim, o sr. ADOLFO COELHO, para a exposição etnográfica portuguesa que projecta realizar em 1897 em Lisboa, estabeleceu uma classificação que se compõe de quatro ramos principais, a terra, o homem, a história e a vida hodierna. Cada um destes ramos se divide em várias classes, seis para o primeiro, duas para o segundo, três para a história e quatro para o último ramo. Por ser o mais complexo de todos o que se ocupa da vida actual, as classes indicadas, que designa pelos nomes de formas da vida prática, artística, religiosa e especulativa, dividem-se em várias subclasses; cada uma das quais, por seu turno, se subdivide noutras ramificações, / 257 / observando o autor que o mesmo objecto pode figurar em mais de uma divisão, segundo o modo como se encarar, assim como sucede noutras classificações.

Isto posto, justificada está a classificação que adoptei e que vai mencionada no primeiro capítulo deste estudo. Com efeito, a ria de Aveiro pode ser considerada como centro de pesca tanto marítima como fluvial e, neste último caso, de espécies de água doce e de água salgada. A produção de moliço é uma das mais importantes, senão a mais importante dela, já pelo número de barcos que emprega, já pela sua influência no desenvolvimento agrícola de toda esta região, estendendo-se ainda a bastantes quilómetros para além da zona alagada. O sal é também uma das indústrias que consente uma vida relativamente desafogada a uma pequena parte da população operária de Ílhavo e de Aveiro. A cultura do junco estende-se a toda a ria e é importantíssima na economia rural. As indústrias diversas e os modelos de casas constituem documentos etnográficos interessantíssimos e que ajudam a conhecer de tal maneira os habitantes desta região que não podiam ser desprezados, quando se pretende dar notícia completa do que é a ria de Aveiro. A plantação das dunas e os documentos gráficos, que formam o sétimo e oitavo capítulos do programa que propus, estão por si sós justificados; quase que se referem a trabalhos oficiais, alguns pouco conhecidos e outros que nunca passaram das repartições, mas que é preciso que se mostrem para se avaliar a soma de trabalho dispendido por aqueles que têm aqui exercido cargos públicos e que, conforme escrevi em carta já citada, mandados para aqui em comissão de serviço e não tendo interesse algum que aqui os prenda, procuram dedicadamente e quanto lho permitem os moldes burocráticos em que se pode exercer a sua actividade, promover o bem estar e o progresso desta terra, cônscios tão somente da verdade daquelas palavras que um dos nossos mais distintos homens de letras insere em um seu recente livro: «É pela arte que o génio de cada raça se patenteia, que a autonomia nacional de cada povo se revela na sua autonomia mental e se afirma não só pela sua especial compreensão da natureza da vida e do universo mas pelo trabalho colectivo da comunidade na literatura, na arquitectura, na música, na pintura, na indústria e no comércio.»

IV

Há quem afirme que em Portugal as artes decorativas não têm desenvolvimento, porque o país não oferece assuntos que fixar em painéis ou estátuas. / 258 /

Pondo de parte os trajes de Viana do Castelo e da Maia que, pela sua garridice, podem parecer um pouco de ópera cómica, as povoações do litoral dão margem a quadros interessantes quer com largos horizontes, com céus de tonalidades variadíssimas, quer perspectivas planas extensíssimas na ria de Aveiro, quer quadros de género de uma grande originalidade. Fases há da vida marítima que dariam margem a pinturas e esculturas de primeira ordem. O arrasto de uma rede de pesca, por exemplo, o trabalho de deitar o barco ao mar, o lançar uma funda a uma rede em riscos de se perder, as arrematações do pescado e do transporte, a lavagem da sardinha, a espera dos barcos mercanteis sobre a Ponte de S. Gonçalo e às Pirâmides e muitas outras fases da faina da pesca, constituem assuntos para muitos quadros bem caracteristicamente portugueses e com grande sobriedade nas cores dos trajes.

Do mesmo modo, as romarias e as procissões da Senhora da Saúde, do S. Paio e da Senhora das Areias, com o destaque das opas sobre o areal batido pelo sol, rodeando as imagens pequeninas em andores que parecem destinados a crianças, forneceriam ensejo para o estudo das tonalidades do claro, não menos interessante do que os tons negros dos quadros de Rembrandt e que, nas mãos de um pintor de talento, produziriam intensamente a sensação cálida das Glaneuses de MILLET.

Longe iria se tentasse desenvolver este assunto, mas a enumeração, que acaba de ler-se, na sua própria aridez, demonstra o grande contingente de assuntos que a ria de Aveiro e o litoral são capazes de fornecer aos artistas que visitem esta região.

Não são contudo apenas os pintores ou os escultores que acharão aqui fontes de inspiração. Também os literatos encontrariam no viver destes povos muito que dizer, sem buscarem as suas inspirações nos volumes que, a três francos e cinquenta, se recebem de Paris. Como prova do que poderiam fazer os novos, vivendo pacatamente em Aveiro ou estudando, com não menos recato em Coimbra, mas preferindo apresentarem-se literariamente a falar de prazeres que não gozaram, de champanhe que não beberam, de comoçôes que não sentiram, de quartier Breda que não frequentaram, vem de molde um trecho de um livro recente do sr. BARÃO DE CADORO. Trata-se de descrever as últimas fases do arrasto de uma rede de pesca:

.  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .  .

− Um esforço supremo e estava salvo o lanço!

− Valia dois contos de reis! assegurava um negociante de sardinha, um avisado mercantel.

− Ó ... ó... ó... Vá, riba, riba, riba. Vá! Vá! Vá! gritavam os arrais já enrouquecidos de tanto berrar para incitar a companha.  / 259 /

− ó... ó... ó... Vá, riba, riba, riba. Vá! Vá! Vá!

Mas bois e pescadores retesavam os músculos, davam uma passada e paravam sem poder mais, enterrando-se na areia que lhes falseava o ponto de apoio.

− Eh! raios do diabo! Puxa, puxa, puxa!

− Vá riba, riba, riba. Eche! Eche!

A estes gritos incitadores, homens e bois avançavam uma migalha e paravam outra vez sustidos pelo despropositado peso do saco que parecia um ventre enorme de baleia agitada por convulsivo tremor(1).

Outro exemplo, no campo da poesia, não deixa de vir a propósito. É uma descrição, de uma fidelidade notável e de uma singeleza encantadora, devida ao sr. dr. SANCHES DA GAMA:

Nos milhos verdes há maré cheia,
Nos milhos verdes há praia mar,
Densa folhagem, que se encadeia,
Em leves ondas, a ondular.


Depois das ondas esmeraldinas
Surgem, mais longe, brancas, de cal,
Tendas de neve, entre as salinas,
Para as campanhas do Ideal.


E além, na Ria, da outra banda,
Vogam de manso, por entre as motas
Pequenos barcos de vela panda,
Serenamente, como gaivotas.


De um modo estranho, vago, indistinto,
Aonde a vista pode alcançar,
Diviso as casas de São Jacinto,
Sobre as areias, junto do mar
(2).

/ 260 /

Um conto de ALEXANDRE DA CONCEIÇÃO(3), referente à viagem de urna enviada desde Aveiro até Lisboa, tripulada apenas por um arrais, é também um exemplo digno de ser apontado para demonstração do que fica dito, em que se pretende evidenciar apenas o muito que pode esperar-se de uma tentativa como a da exposição projectada para tornar conhecida a ria de Aveiro, tanto sob o ponto de vista dos interesses materiais, como ainda encarando-a pelo prisma da arte.

V

Passarei agora a dar conta dos trabalhos da comissão designada no primeiro capítulo desta notícia.

Convinha, em primeiro lugar, procurar obter subsídios que fizessem face às despesas a efectuar e, ao mesmo tempo, angariar as boas vontades e o auxílio de todos quantos poderiam auxiliar este empreendimento. Nestes termos, dirigiram-se já ofícios às Câmaras municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Cantanhede (a quem foi anexado o concelho de Mira), Estarreja, Oliveira de Azeméis, Ovar e Vagos, a todos os deputados eleitos pelo distrito de Aveiro. / 261 / [Vol. XlII - N.º 52 - 1947] aos ministros do reino, fazenda, marinha e obras públicas, ao presidente da comissão executiva do centenário da descoberta da Índia e a muitos outros cavalheiros, que têm prestado serviços a esta região ou que, pela sua posição oficial, podem auxiliar os intuitos da comissão, que resolveu, para poder preparar-se convenientemente, que a exposição, que se projecta, se realize por ocasião da feira de Março, em que aflui muita gente a Aveiro e onde, decerto, concorrerão tantos visitantes como se ela tivesse lugar em Setembro, conforme propus, para aproveitar a afluência das pessoas que se encontram nas praias de Espinho, Granja e Figueira da Foz. Grande é o trabalho que está a cargo da comissão promotora da exposição; mas, além da esperança que a anima de mostrar a vasta região que se denomina a ria de Aveiro de um modo condigno, tem a incitá-la a magnitude do empreendimento a que se abalançou e a persuasão, em que está, de que ele será o início de progressos e melhoramentos de toda a ordem para esta região, demonstrando ainda o quanto bem merece e o muito que faz para ser útil essa simpática agremiação, onde predominam os novos, que se denomina Ginásio Aveirense.

MELO DE MATOS
Engenheiro

Dissemos acima que no mesmo ano de 1896 em que MELO DE MATOS corporizava, no programa agora reimpresso, o pensamento do Barão de Cadoro, a quem se deve a ideia da exposição em Aveiro, publicava também o professor ADOLFO COELHO a sua sistematização de Etnografia Portuguesa, com destino, igualmente, a uma exposição, a realizar no ano imediato em Lisboa, integrada nas solenizações do centenário do descobrimento do caminho marítimo para a Índia.

De facto assim foi, e MELO DE MATOS, na justificação que faz do seu programa, neste opúsculo Exposição alusiva à Ria de Aveiro, mostra ter conhecimento do trabalho de ADOLFO COELHO (Pág. 256 da presente reimpressão); antes, porém, MELO DE MATOS publicara, no "Campeão das Províncias", uma carta dirigida ao Barão de Cadoro, como também referimos já, que tem a data de 22 de Maio, e não alude, como seria natural e depois fez, ao plano de ADOLFO COELHO; para se ajuizar da originalidade do esquema proposto para a Ria em relação à sistematização de ADOLFO COELHO, muito interessava determinar-se com exactidão se aquela carta é anterior à publicação de Lisboa; já hoje não será multo fácil averiguá-lo, em virtude da carência / 262 / de data no opúsculo de ADOLFO COELHO, que apenas diz ter sido impresso em 1896; a forma, porém, como MELO DE MATOS se lhe refere na sua segunda publicação, onde o relatório é muito mais extenso do que na carta inicial, e onde houve, manifestamente, a preocupação de se justificar, leva-nos a inclinar-nos para a prioridade do projecto aveirense, o que não é, evidentemente, destituído de interesse local.

Para melhor e com mais independência se poder apreciar o merecimento e a originalidade do trabalho de MELO DE MATOS, aqui se junta a reprodução da carta de 22 de Maio, na parte que pode interessar.

 

CARTA DIRIGIDA AO IL.MO E EX.MO SR. BARÃO DE CADORO ACERCA DE UMA EXPOSIÇÃO ALUSIVA À RIA DE AVEIRO

Ill.mo e Ex.mo Sr. Barão de Cadoro.

Meu respeitável amigo.

Encarregado por V. Ex.ª da honrosa missão de organizar um programa para uma exposição dos produtos da ria de Aveiro, venho hoje dar conta dos trabalhos de que V. Ex.ª se dignou incumbir-me.

Devia escusar-me desta empresa, não para fugir a trabalho, mas porque, medindo as minhas forças, as encontro inferiores ao cometimento. Lembrando-me, porém, que dizendo alguma coisa do que me ocorre acerca das indústrias da ria, do modo de viver dos seus habitantes, tentando coordenar as suas indústrias caseiras, os documentos iconográficos estampados nas proas dos barcos moliceiros, que sulcam estas extensas águas, fixando as formas, talvez em breve perdidas, das embarcações desta região, as velas que as movem, as redes com que exploram a fauna das suas águas, as casas em que se abrigam aqueles que vivem aqui, traria o meu contingente revelador das actividades das povoações com quem, por dever de cargo, estou em contacto. Por isso, permita-me V. Ex.ª que lhe signifique o meu pensar acerca de uma exposição alusiva à ria de Aveiro e regiões circun-vizinhas e do que disser facilmente se deduz o programa dos trabalhos a empreender.

Antes, porém, de tratar desse assunto, parece-me conveniente fixar a data da abertura da exposição e indicar os fins que ela tem em vista. / 263 /

Um dos principais intuitos desta empresa deve ser tornar conhecida a ria de Aveiro àqueles que só a avistam ao passar na linha férrea ou àqueles que apenas a conhecem de nome. Para isso a exposição deve ser tão sugestiva, tão intuitiva quanto possível. Torna-se indispensável que qualquer visitante que a percorra, ainda distraidamente, tenha em resumo uma ideia geral da ria, dos seus habitantes, dos costumes deles, dos produtos industriais e artísticos da região.

Por isso os modelos em relevo, os desenhos, os mapas, as estampas e as fotografias devem ser prodigamente expostos a par dos objectos. Uma breve indicação escrita do nome do objecto, dos seus usos, do seu modo de fabricação, da sua proveniência, da importância dele e uma indicação bibliográfica acompanharão cada objecto, modelo ou estampa, de modo que possa, com a simples leitura dos cartazes, qualquer pessoa ficar com uma ideia clara do que viu.

Um catálogo descritivo e ilustrado profusamente completará a instrução que o visitante colherá da exposição; mas é preciso que o catálogo esteja completamente Impresso quando se abrir a exposição, para que não suceda o mesmo que na maior parte dos nossos certames artísticos ou industriais em que os catálogos só aparecem muitos meses depois de encerrada a exposição. É certo que este método demora a abertura das exposições e mal consente que se adicionem objectos aos expostos. Pouco provável é que haja lacunas naquela que vai tentar-se; mas, a darem-se, imprimir-se-iam tantos suplementos ao catálogo quantos fossem precisos e esses suplementos seriam vendidos ao mesmo tempo que se expusessem os objectos a eles referentes. Para que o visitante soubesse que os objectos se não achavam descritos no catálogo, mas em suplemento, os cartazes, de que acima se fala, seriam escritos em papel de cor igual àquela em que fosse impresso o suplemento.

A compra do catálogo juntamente com o bilhete de admissão, seria obrigatória, pois que só uma grande tiragem do catálogo e a venda dele intensamente conseguiriam cobrir-lhe as despesas de impressão, que devem ser avultadas.

Resta por isso, antes de terminar esta revista das quesiões prévias que sugere a exposição, determinar a época mais alada para a realização dela.

A V. Ex.ª que nos seus livros tem procurado tornar conhecida esta região e que abre o mais recente de todos com a descrição da saída de uma rede de sardinha na Costa Nova, mostrando assim que fonte de poesia desprezada se encontra no nosso viver nacional e indicando por esta forma aos jovens literatos daqui o sacrilégio que cometem «dando-nos uma poética exótica de climas nevoentos, anti-meridional», conforme diz o sr. RAMALHO ORTIGÃO, quando lhes seria fácil, se / 264 / descessem ao viver dos pobres e dos humildes, continuar uma escola portuguesa de poesia, cuja manifestação moderna teve realização em JOÃO DE DEUS, a V. Ex.ª escusado se torna ponderar o quanto é útil que à exposição, que se projecta, concorra o maior número de visitantes e por isso é da máxima conveniência que ela se efectue quando a estação balnear bat son plein em Espinho, na Granja e na Figueira, para que os forasteiros, que concorrem àquelas praias, venham, que mais não seja por desfastio, observar, embora dentro de umas salas, este recanto de Portugal aprendendo a amá-lo como aqueles que, em comissão de serviço, são para aqui mandados e que, não tendo interesse algum que aqui os prenda, procuram dedicadamente e quanto lho permitem os moldes burocráticos em que se pode exercer a sua actividade, promover o bem estar e o progresso desta terra, cônscios tão somente da verdade daquelas palavras que um dos nossos mais distintos homens de letras insere em um seu recente livro: «É pela arte que o génio de cada raça se patenteia, que a autonomia nacional de cada povo se revela na sua autonomia mental e se afirma não só pela sua especial compreensão da natureza, da vida e do universo, mas pelo trabalho colectivo da comunidade, na literatura, na arquitectura, na música. na pintura, na indústria e no comércio».

Ora a ria de Aveiro e especialmente as populações de Ílhavo e da Murtosa conservam ainda «com uma energia prodigiosa que sobrevive a todos os desdens e a todas as opressões que a esmagam» as tradições de muitas indústrias caseiras, muitos costumes locais, muitos trajes característicos, que não devem perder-se e que é preciso que honremos, porque constituem o nosso património nacional, a expressão da nossa vida artística popular.

Do que, acabo de escrever é fácil concluir qual o programa da exposição, que se pretende realizar, e por isso, sem entrar em justificações do que vai seguir-se, apenas farei a relação do que se me afigura dever-se fazer.


Segue-se, a rematar a carta que fica transcrita, o plano que MELO DE MATOS propunha para a exposição. Omitimo-lo aqui em virtude de não fazer diferença sensível do que, posteriormente, por ele foi incluído no opúsculo Exposição alusiva à Ria de Aveiro e que já acima vai reimpresso; só a memória justificativa sofreu alterações, como se vê, em superfície e em profundidade; explicamos o facto pela circunstância, que presumimos ter-se dado, de, após a publicação da Carta dirigida ao Barão de Cadoro, aparecer a importante sistematização etnográfica de ADOLFO COELHO, que suplantava quanto até à data se havia escrito,
/ 265 / apesar de na literatura etnográfica portuguesa de então figurar já a importante tentativa de TEÓFILO BRAGA (O Povo português nos seus costumes, crenças e tradições), de 1886, obra preciosa pela quantidade de materiais que recolheu, mas, na verdade, de arquitectura discutível.

Nela se encontram registadas umas quantas observações da vida popular aveirense, como era de esperar.

MELO DE MATOS terá então justificado o esquema por ele proposto como sendo o mais racional para o fim em vista, diligenciando até certo ponto mostrar a sua concordância com a metódica apresentada por ADOLFO COELHO.

Portugal dispõe presentemente, como é sabido, duma classificação etnográfica bastante completa e metodicamente organizada, que ao paciente labor e à notável competência de LEITE DE VASCONCELOS se ficou devendo; deixa, evidentemente, a perder de vista todas as anteriores tentativas de sistematização etnográfica, pois, além do seu valor intrínseco, beneficia, como bem se compreende, da própria época em que apareceu e dos trabalhos que a precederam. Prestando-lhe, muito embora, a homenagem da nossa grande admiração pela monumentalidade da obra, nem por isso logramos esquecer o substancioso e claro ensaio de ADOLFO COELHO, nem, a dentro do seu restrito .âmbito, o esquema simples e prático de MELO DE MATOS para a documentação etnográfica da Ria de Aveiro.

É curioso notar que o engenheiro MELO DE MATOS não se apoia em autor algum da nossa literatura etnográfica, citando apenas ADOLFO COELHO à segunda vez na ampliação do seu projecto de exposição primeiramente apresentado na Carta, parecendo ele próprio querer significar que produziu obra inteiramente pessoal, o que se nos afigura muito de aceitar.

LEITE DE VASCONCELOS conheceu a carta, que, a pág. 22 do 2.º volume da sua Etnografia portuguesa, classifica, parcimoniosamente, como sempre usava em referências a trabalhos alheios, de mui curiosa; não fala, porém, na subsequente Exposição alusiva à Ria de Aveiro, objecto principal desta reimpressão, o que nos leva a crer que não terá conhecido o opúsculo.

É, na verdade, como acima dizemos, espécie de extrema raridade, e na Revista Florestal, de que é separata, facilmente terá passado despercebido ao comum dos leitores.

A exposição não se realizou, como, aliás, se não realizou também a que ADOLFO COELHO projectava para Lisboa em 1897.

Aveiro firmara, com a grande exposição distrital de 1882, promovida pelo Grémio Moderno, e com a de Arte Religiosa, de 1895, no colégio de Santa Joana (de cuja / 266 / comissão participou justamente MELO DE MATOS), posição tão eminente nessa modalidade cultural, que neste lapso de mais de cinco décadas se não obliterou ainda; a exposição etnográfica teria sido o mais digno coroamento que a grande geração aveirense poderia arquitectar para o seu notabilíssimo esforço realizador, e a melhor homenagem a esta região sem par. O programa de MELO DE MATOS aí fica a documentá-lo eloquentemente.

Executá-lo hoje, tal como há 50 anos foi projectado, exaltaria o seu elevado pensamento original, memorando os homens e a mentalidade da época, e dignificaria os aveirenses de nossos dias que tornassem realidade o formosíssimo e instrutivo espectáculo.

Seriam duas gerações que se completavam: no serviço duma ideia, na dedicação a uma causa, na merecida homenagem a uma região distinta de todas as mais.

A. G. DA ROCHA MADAHIL

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(1)V. Portugueses Cosmopolitas, pág. 8

(2)A composição completa, inserta, mais tarde, no volume de poesias intitulado Pela Vida fora (Coimbra, Imprensa da Universidade, 1932), inclui mais a seguinte quadra:

Impressiona-me esta paisagem
No horizonte leve, esbatido,
Como a simbólica, etérea Imagem
Dum sonho artístico, indefinido.

O Poeta SANCHES DA GAMA, cuja memória honrada de Mestre e grande amigo evocamos sempre com a maior saudade, desempenhou em Aveiro o cargo de Comissário de Policia, após a sua formatura em Direito, e antes de concorrer ao lugar de Professor de Geografia e História do Ensino Secundário que serviu até os últimos tempos da sua vida.

Grande admirador da paisagem aveirense, dele são igualmente as quadras que a seguir transcrevemos, pelo merecimento folclórico que inegavelmente encerram, algumas das quais caíram, mesmo, na tradição popular, sendo frequente ouvirem-se cantar na Beira-Ria:

CANTIGAS DE AVEIRO

                  I
Que feliz não era eu
Sendo qual ave do mar,
Subir às nuvens do céu,
Sobre as ondas descansar...
                V
Fui pescar ao botirão
No meu bateI encantado;
Encontrei meu coração
Lá no mar, abandonado.
     
                  II
Ó Senhora das Areias
Da costa de São Jacinto,
Lá forjei estas cadeias
Deste amor que por ti sinto.
                VI
Senhora dos Navegantes
No altar, cheia de flores!
Quem protege os pescadores,
Melhor protege os amantes...
     
                  III
Deu-vos por certo, uma Fada
A graça das Sevilhanas;
Tricanas, lindas tricanas,
Quem vos não viu, não viu nada.
                VII
Adeus, marinhas do sal
Que em Junho sois tão garridas!
Lembrais mesmo um arraial
De capelinhas tingidas...
     
                  IV
São Roque dos pescadores,
São Roque da Beira-mar,
Onde vejo os meus amores
Pela tardinha, a lavar...
                VIII
Adeus, ó som da guitarra,
Da viola e do pandeiro...
 Adeus, ó Farol da Barra,
Adeus, ó Ria de Aveirol...

(Nota de ROCHA MADAHIL). 

(3) No descritivo intitulado Tipos da minha Terra − O Tomé Ronca, a pág. 211 das Notas Ensaios de crítica e de Literatura; Coimbra, 1881. (Nota de ROCHA MADAHIL)

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