Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro 1950, pág. 103.


BRAÇADAS

A piscina de Oliveira de Azeméis

Certo dia, em pequena prega de encosta, aninhou-se uma piscina atraente, bela como são as grandes esmeraldas. O «milagre» operou-se em Azeméis, vila florida e airosa, que faz gala de um raro ecletismo desportivo.

O terreno era áspero e a linfa manava em delgado fio. Mas o trabalho, a determinação, a persistência todos os escolhos pulverizaram...

Águeda e Estarreja, a Murtosa e a Vista Alegre, para não falar nesse «caso» espantoso e único que é Aveiro, necessitam de piscinas. Eternas vizinhas da água, com latas possibilidades de abundantes louros colherem — na natação desportiva, bem lhes iria se meditar a sério quisessem no exemplo de Oliveira de Azeméis — onde o terreno é mar encapelado mas onde as marés não chegam, onde os rios não cantam.

Em 1936, 1946 e 1947, os campeonatos nacionais de natação efectuaram-se no distrito de Aveiro, respectivamente nas piscinas da Curia, do Luso e de Espinho.

A «Piscina Paraíso» foi inaugurada em 11 de Agosto de 1934, com a presença de nadadores de Aveiro, Lisboa e Porto...

A construção desta piscina serviu de incentivo para o estabelecimento de outras, colando-se o Curia P. S. Clube como pioneiro, na província, de modernização que se impunha.

A selecção alemã, que veio ao nosso país a convite do Algés, exibiu-se na Curia em 6 de Setembro de 1938.

Fischer, «recordman» europeu de 100 m. livres, e o melhor saltador do Velho Continente, Weiss, exibiram-se com geral agrado.

Em 13 de Agosto de 1939, a selecção húngara, polvilhada de campeões mundiais e olímpicos, exibiu-se também na «Piscina Paraíso».

Csik, vencedor olímpico dos 100 m. livres, Hidveji, campeão do Mundo de saltos, e Kálman, jogador de pólo aquático, concitaram as atenções gerais.

Os aveirenses Eduardo Guimarães e António Agostinho da Costa, com outros portugueses, competiram em certas provas com os magiares.

A aprazível piscina do Clube Escola Livre de Azeméis serviu de palco, em 1946, aos Campeonatos Regionais, ganhos pelo Beira Mar e Recreio D. de Águeda, 61 pontos, tendo o Marítimo Murtuense somado 30, o Esgueirense 13 e os locais 5.

Em Agosto de 1922, após muitos, anos de interregno, por iniciativa de Mário Duarte (filho) efectuaram-se, no Canal das Pirâmides(1), provas de natação — que marcaram em Aveiro o ressurgimento da modalidade. Concorreram, entre outros, Joaquim Gonçalves, Firmino da Naia, Manuel Florim, Mário Duarte (Filho) e Francelino Costa.

__________________

(1) - Tal como se pode verificar consultando fotografias da época, estas competições foram sendo regularmente realizadas não no Canal das Pirâmides, mas no Canal Central. Não apenas as competições de natação, mas também outras, tais como os campeonatos de «water-pólo». Veja-se a fotografia da página 109 ou as obtidas por aveirenses da época, como, por exemplo, as de Lívio Salgueiro, inseridas nas páginas do espaço «Aveiro e Cultura» sob a designação «Álbum Carneiro da Silva». (HJCO)


 

Página anterior Página de opções Página seguinte