CULTURA DA BETERRABA

A beterraba é uma planta bisanual, com folhas irregulares, raiz carnuda, de diversas formas e cores. A sua cultura não requer terreno excessivamente argiloso, que estorve pela sua compacidade o desenvolvimento desta raiz. As terras frescas, bem adubadas e trabalhadas profundamente, são as melhores. Logo que a terra esteja liberta, dá-se uma lavoura o mais profunda possível, depois de algumas semanas grada-se o campo para desfazer os torrões. São necessários 20 quilos de sementes por hectare, se a sementeira é a lanço; bastam 10 a 15 quilos se é em linhas. Planta-se em Fevereiro ou Março e colhe-se quatro meses depois. Deve proceder-se à primeira sacha logo que as pequenas plantas se distingam bem; este amanho destrói os insectos que costumam atacar a beterraba quando tenra.

Duas ou três semanas depois, repete-se o amanho, arrancando ao mesmo tempo as plantas que são demais, e dispondo-as nos lugares em que não nasceram.

Quando se criam bem, podem render 10 a 40 mil quilos de raízes por hectare, variando. este rendimento com as terras e climas.

As raízes cortadas e salpicadas de sal constituem, quando não há outras forragens verdes, a base da alimentação dos animais bovinos, durante o Inverno.

As sementes, antes de semeá-las, devem permanecer dentro de água durante doze horas.

As sementes de beterrabas que a casa Soares & Rebelo, Ld.ª, Rua dos Correeiros, 295 a 299, Lisboa, tem à venda, dão a maior garantia a quem as semeia.
 

 

Página anterior

Índice Página seguinte