Acesso à hierarquia superior

6 - Imagens da cidade nos séculos XIX e XX

Fig. 58 – Largo da Fonte Nova, vendo-se as quatro casas baixas onde, até inícios da década de 1950, se praticava a prostituição. Posteriormente, na década de 1950, entre este local e o novo Liceu de Aveiro, inaugurado em 1952, surgiu o bairro Álvaro Sampaio, mais conhecido por Bairro do Liceu. Ver também fotografia 45.
 

Fig. 59 – Ponte dos Arcos, quiosque existente na época, rua da Costeira (actual rua de Coimbra) e, ao cimo, o edifício da Câmara Municipal. Imagem dos finais do séc. XIX.
 

Fig. 60 – Fotografia de 1935, mostrando o mesmo local da fig. 59, tirada a partir de um primeiro andar. No lugar do quiosque o estacionamento dos táxis da época.
 

Fig. 61 – Aspecto do edifício da Câmara Municipal de Aveiro, anteriormente às obras de remodelação, que lhe suprimiram o passadiço com a escadaria central e uniram as janelas, com arcos abatidos. À esquerda, a escadaria de acesso à Igreja da Misericórdia, actualmente inexistente. Reprodução de um postal da época colorido à mão.
 

Fig. 62 – Aspecto do largo dos Paços do Concelho, actual Praça da República, na primeira metade do século XX. Ao centro, a estátua de José Estêvão, inaugurada em 12 de Agosto de 1889. Fotografia da primeira metade do século XX. Comparar com a figura 61, prestando atenção às alterações no edifício camarário.
 

Fig. 63 – Outro aspecto do largo dos Paços do Concelho, actual Praça da República, vendo-se o Liceu Nacional de Aveiro, a estátua de José Estêvão, protegida por uma gradeamento a toda a volta e as casas demolidas para construção do actual edifício Fernando Távora. Reprodução de um postal ilustrado dos finais do séc. XIX com o n.º de série 1735.
 

Fig. 64 – Largo do Governo Civil, actualmente Praça Marquês de Pombal, tal como podia ser visto na primeira metade do século XX. Por esta altura, era uma zona aprazível, com árvores e bancos de jardim na zona central. A circulação do trânsito fazia-se em redor desta praça. À direita, duas casas com amplos quintais. Ao fundo, à direita do antigo edifício do Governo Civil, o Colégio do Sagrado Coração de Maria, para meninas, onde hoje está o Palácio da Justiça. À esquerda, o convento das Carmelitas, onde durante vários anos esteve o comando da PSP.
 

Fig. 65 – Largo do Governo Civil, actual Praça Marquês de Pombal, tal como podia ser visto em 1960. À esquerda, a construção do Palácio da Justiça, inaugurado oficialmente em 8 de Julho de 1962, no espaço onde ficava o colégio. A seguir, vivenda particular com quintal onde actualmente existem diversos edifícios. Ao fundo, a Casa de Santa Zita.
 

Fig. 66 – Panorâmica da cidade obtida a partir do Governo Civil, na primeira metade do século XX, que nos mostra a antiga Rua da Sé e a igreja onde funcionou a cadeia (ver fig. 46). À direita, a área onde ficava o colégio Sagrado Coração de Jesus, substituído pelo Palácio da Justiça.
 

Fig. 67 – Museu de Aveiro aquando da visita de El-Rei D. Manuel II à cidade de Aveiro, em 27 de Novembro de 1908. Foi recebido com grande entusiasmo, tendo-se realizado festas de extraordinária imponência.
 

Fig. 68 – Aspecto da Sé de Aveiro nos começos do século XX, com o adro cercado por um muro com gradeamento.
 

Fig. 69 – Rua Castro Matoso, vendo-se o edifício onde inicialmente funcionou o Asilo de Aveiro e, posteriormente, o Quartel de Infantaria 10, demolido nos princípios do século XXI.
 

Fig. 70 – Igrejas de Santo António e São Francisco, na primeira metade do século XX, vendo-se, à direita, as instalações então pertencentes ao Quartel de Infantaria 10. Actualmente, é a sede da Polícia Judiciária.
 

Fig. 71 – Quartel de Cavalaria 5 num postal ilustrado dos finais do século XIX, edição da casa Souto Ratolla, vendo-se o chafariz de abastecimento de água, actualmente inexistente.
 

Figs. 72 e 73 – Capela octogonal de Nossa Senhora das Barrocas, em dois postais ilustrados dos finais do séc. XIX, respectivamente edição Malva & Roque e Souto Ratolla, circulados na primeira década do séc. XX.
 

Fig. 74 – Canal de São Roque e Ponte de Carcavelos, numa fotografia de 1950.
 

 

Página anterior

Índice

Página seguinte

págs. 205-212